Logo O POVO+
O segredo das melhores empresas para trabalhar no Ceará
Economia

O segredo das melhores empresas para trabalhar no Ceará

O prêmio Great Place to Work (GPTW) consagrou a Ceneged, a Meireles & Freitas e a Unimed Sobral nas categorias grandes, médias e pequenas empresas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Evento de premiação das melhores empresas para trabalhar no Ceará em 2019.  (Alex Gomes/O Povo) (Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO)
Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO Evento de premiação das melhores empresas para trabalhar no Ceará em 2019. (Alex Gomes/O Povo)

Em 2019, as melhores empresas para trabalhar no Ceará foram reconhecidas na 10ª edição do Prêmio Great Place to Work (GPTW). Em cerimônia realizada ontem, a Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados (Ceneged), a Meireles & Freitas Serviços de Cobrança e a Unimed Sobral foram escolhidas nas categorias grandes, médias e pequenas empresas, respectivamente.

O critério foi a excelência nas práticas de gestão do ambiente corporativo. Para estar entre as finalistas, elas tinham que ter confiança de pelo menos 70% na avaliação dos colaboradores. O prêmio é uma realização O POVO e Instituto Great Place to Work.

Foram reconhecidas, ao todo, as 50 melhores empresas para trabalhar no Estado. Entre os vencedores, para além do clima de celebração, a comemoração pela manutenção de patamar: nas três categorias repetiu-se, no pódio, a escolha do Prêmio GPTW 2018.

"O GPTW tem um papel fundamental para o gestor, primeiro por colher o clima laboral, vendo como está o trabalho no dia a dia. E para que possamos desenvolver, junto com outras empresas importantes, ambientes melhores para se trabalhar", diz Renato Felipe, diretor presidente da Ceneged, vencedora da categoria grandes empresas (mais de mil funcionários).

A atenção ao ambiente proporcionado aos trabalhadores é considerada primordial entre as empresas vencedoras do GPTW. O sócio presidente da Meireles & Freitas, Venâncio Freitas, vencedor na categoria médias empresas (de 100 a 999 colaboradores), comenta que mesmo com a situação econômica do País, a empresa conseguiu conferir boas práticas, colocando as pessoas em primeiro lugar.

"Participamos do GPTW há oito anos e nos últimos três somos a melhor colocada. No ano passado, fomos a sexta melhor do Brasil. Isso mostra uma cultura de valorização do ser humano como principal patrimônio da empresa", complementa Venâncio.

De acordo com a diretora regional do GPTW Ceará, Mariza Quinderé, essas observações dos gestores são consideradas evoluções geradas pelo prêmio. Ela lembra que, na primeira edição, 15 empresas foram premiadas e a importância do GPTW fez com que o número aumentasse para as 50 atuais.

"Vejo o quanto as empresas cresceram, aumentaram o número de colaboradores e lojas. Fico feliz em ver o progresso nas empresas que atuam para proporcionar um bom lugar para o colaborador trabalhar", afirma.

Essa construção de ambiente por meio dos dados divulgados pelo GPTW é destacada pela coordenadora de Gestão de Qualidade da Unimed Sobral, Manuela Arruda. Ela explica que o processo de gestão de pessoas é ampliado, pois na pesquisa é possível descobrir os pontos fortes e fracos.

"Vejo como grande relevância toda empresa fazer uma pesquisa de satisfação e tirar lições e assim implantar melhorias de processos e convívios", ressalta a gestora da Unimed Sobral, melhor entre as pequenas empresas do GPTW 2019.

O executivo de projetos do Grupo O POVO, Cliff Vilar, acrescenta que o prêmio é como um objeto pedagógico para as empresas, promovendo a cultura do bom ambiente de trabalho.

"Notamos que essa é uma celebração que confraterniza colaboradores e gestores. É uma síntese do que defendemos como uma gestão de pessoas para um bom ambiente de trabalho".

10 ANOS

Na 10ª edição, a organização do Prêmio GPTW entregou certificado para as empresas que participaram de finais das dez edições do evento. Receberam homenagens: Ibyte, Ivia, Embracon e Ceneged.

Vencedores

(A partir da 4º posição o ranking segue por ordem alfabética.)

Pequenas empresas (De 30 a 99 colaboradores)

Unimed Sobral

Grupo SM

Roneely Feitosa & Sociedade de Advogados

Construtora Colmeia

HNR Nordeste

Maquiadoro

Plannea Gestão e Contabilidade

PWR Gestão

R. Amaral Advogados

Seja Alta Performance

Stand Show

Médias empresas (de 100 a 999 colaboradores)

Meireles & Freitas Serviços de Cobrança

Amêndoas do Brasil

Embracon CE

Acal Home Center

AllDesk

Ancar Empreendimentos: North Shopping Maracanú / North Shopping Jóquei / North Shopping Fortaleza / Via Sul Shopping

Avine Alimentos

Casa Magalhães

Casablanca Turismo

Cerbras

Daniel Transportes

Delrio Refrigerantes

Eneva Ceará

Faculdade Paraíso do Ceará

Febracis

Fortbrasil

Fortes Tecnologia

GBarbosa

Greenlife Academias

Grupo Newland

Hotel Gran Marquise

Ivia

Laboratório Vicente Lemos

Lanlink

Locmed Hospitalar

Nutrilite

Opção Distribuidora

Sicredi Ceará Centro Norte

TT Distribuidor

Unimed Ceará

Grandes empresas (mais de mil empregados)

Ceneged

3Corações

Aeris

Ibyte

Instituto Nordeste Cidadania

Super Lagoa

Unimed Fortaleza

Via Urbana

Zenir Móveis e Eletros

 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Myrna Lopes, coordenadora de marketing da Fortes Tecnologia. Evento das melhores empresas para trabalhar, evento no Great Place To Work. (Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Myrna Lopes, coordenadora de marketing da Fortes Tecnologia. Evento das melhores empresas para trabalhar, evento no Great Place To Work. (Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)

A COLABORADORA

A seleção das empresas vencedoras é baseada em critério de que 67% da nota é a partir da pesquisa com os colaboradores e 33% da avaliação das práticas. Para Myrna Lopes, colaboradora da Fortes Tecnologia, uma das premiadas na categoria média empresa, participar do momento e subir ao palco junto dos dirigentes para receber um prêmio, causa um sentimento positivo aos funcionários.

O que você achou desse conteúdo?