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Com tarifa mínima de R$ 3,50, app de ônibus sob demanda é lançado
Economia

Com tarifa mínima de R$ 3,50, app de ônibus sob demanda é lançado

"Uber para ônibus" trafegará em faixas exclusivas e motoristas serão contratados e treinados pelo Sindiônibus. Plano piloto inicia operação hoje com 18 vans
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SINDIÔNIBUS realizou o lançamento do TopBus  no BS Design (Foto: Joao Dijorge/Divulgação)
Foto: Joao Dijorge/Divulgação SINDIÔNIBUS realizou o lançamento do TopBus no BS Design

A partir de hoje, os usuários de transporte urbano terão outra opção de locomoção em Fortaleza com o lançamento do TopBus , uma plataforma de transporte coletivo sob demanda. Parecido com o serviço ofertado por aplicativos como Uber e 99, o projeto piloto opera inicialmente com 18 vans Sprinters da Mercedes-Benz, com taxa inicial de R$ 3,50 e tarifa de R$ 1,50 por quilômetro percorrido.

O projeto, coordenado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e tecnologia desenvolvida pela empresa norte-americana Via Mobility, diferentemente dos agora concorrentes, propõe-se a oferecer um serviço "de esquina a esquina" integrado com outros modais de transporte da Cidade, já que as vans não trafegam em todos os pontos da Cidade.

O início da operação será num espaço de 30 quilômetros quadrados em 11 bairros, privilegiando regiões de grande movimento, além de shoppings e universidades. Diferença que demarca a posição do TopBus é que não existe tarifa dinâmica.

Com a possibilidade de trafegar nos corredores exclusivos de ônibus, o TopBus fará com que o usuário ande até 200 metros até seu destino ou ponto de início. Isso porque, diferentemente do Uber, que pega na porta, o app marca um lugar para buscar o passageiro. Além disso, permite abatimento da tarifa quando o pedido é feito em grupo, além da adesão de outras pessoas com destinos semelhantes durante o trajeto.

De acordo com o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, o novo serviço será diferente do ônibus por não ter rota fixa, mas manterá o padrão de qualidade com motoristas profissionais com vínculo empregatício e treinados por uma consultoria que atendeu ao sindicato.

"Serão ônibus superleves, Sprinters diferenciadas, com teto alto, equipadas com WiFi, ar-condicionado, câmeras de segurança, tomadas USB e notebook. Temos um algoritmo que vai manter a distribuição desses veículos. A tentativa é unir o melhor dos dois mundos: transporte coletivo e serviço sob demanda", explica.

O diretor executivo da Via no Brasil, Leandro Aliseda, comenta que a empresa tem experiência em quatro continentes e está no Brasil em Goiânia, há nove meses. Acrescenta que grande parte dos usuários de lá é formada por pessoas que nem utilizavam transporte coletivo. "O crescimento de viagens foi de três a quatro vezes em oito meses. As pessoas avaliam o serviço após a viagem e a nota média é 4,9 de 5".

O esforço dos empresários do transporte coletivo de Fortaleza no desenvolvimento do app se deve à mudança no hábito dos consumidores, aponta Dimas. Ao O POVO, em outubro, ele explicou que o usuário de curtas distâncias, principal grupo atraído pelos aplicativos, são os mais superavitários no sistema de transporte urbano e que, com as perdas, as empresas enfrentam dificuldades.

Os testes de linhas com trajeto menor e tarifa proporcional já realizados não são vistos como solução, pois tornariam a operação insustentável para veículos com trajetos maiores. E o TopBus passa a aderir essa concorrência.

PAGAMENTO

Neste primeiro momento, o plano piloto permite o pagamento do serviço apenas com cartão de crédito ou débito. Mas já há o plano de expandir a aceitação para os cartões do transporte coletivo habitual, o Bilhete Único.

PEDIDO

Quando solicita o serviço, o passageiro precisa ver onde está e para onde vai, além de informar com quantas pessoas dividirá o serviço. O app disponibilizará o número do veículo, nome do motorista e ponto de encontro não mais distante do que 200 metros. O TopBus não utilizará as paradas de ônibus.

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