Logo O POVO+
Feirões de renegociação vão até esta sexta com abatimento até 90%
Economia

Feirões de renegociação vão até esta sexta com abatimento até 90%

Em Fortaleza, nove agências bancárias funcionarão com horário estendido até às 20 horas. Há também mutirão de renegociação na CDL Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MUTIRÃO de Renegociação da Caixa Econômica Federal (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo MUTIRÃO de Renegociação da Caixa Econômica Federal

Quem tem dívidas e pretende renegociar os débitos em atraso, em condições diferenciadas que podem levar a um abatimento de até 90% dos juros e multas, é bom se apressar. Termina nesta sexta-feira, 6, o mutirão organizado pelo Banco Central (BC) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O prazo é o mesmo para o atendimento presencial do feirão organizado pela SPC Brasil, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), mas pela internet as negociações seguem até o dia 15.

E há um grande contingente a ser atingido. A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza deste mês, realizada pela Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), mostra que em Fortaleza 63,8% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Destes, 20% estão em atraso. O índice foi 1,6 ponto percentual acima do constatado no mês anterior.

No caso da Semana de Negociação e Orientação Financeira dos bancos, em Fortaleza, nove agências funcionarão em horário diferenciado até às 20 horas para garantir o atendimento. Em todo Brasil, 320 agências de seis instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander), estão funcionando neste regime desde a última segunda-feira, 2. Nos locais, também é possível ter acesso a conteúdo variado de orientação financeira, desenvolvido especificamente para o mutirão.

Na sede da CDL de Fortaleza, no Centro, há empresas de diversos setores, como operadoras de telefonia, supermercados, comércio e serviços, o atendimento vai até às 17 horas. Além de consultar débitos em aberto, é possível realizar a negociação e já sair com o boleto impresso para quitar a pendência. A baixa do registro no sistema do SPC Brasil, no entanto, é feita dentro de um prazo de até cinco dias úteis após a confirmação do pagamento.

De acordo com a CDL, após o encerramento do mutirão, ainda será possível fazer renegociações diferenciadas e, de forma presencial, em algumas lojas, como Bethset, Casa Pio calçados/C. Rolim confecções e Corpvs Eletrônica. Ou pela internet (https://www.negociardivida.com.br/negociar/).

Na avaliação do doutor em finanças, Ademir Pereira, o cenário de juros mais baixos, o ritmo de recuperação da economia ainda em ritmo muito lento e o pagamento do 13º salário abrem uma excelente oportunidade para o devedor tirar o nome do vermelho. "Até porque é de interesse das empresas que este consumidor esteja apto a voltar a consumir. Mas é preciso se organizar".

Ele explica, por exemplo, que é importante antes de partir para uma negociação ter um diagnóstico real das finanças pessoais para não assumir renegociações que não possam ser arcadas depois. "A parcela tem que caber dentro do orçamento. Senão, volta a atrasar, vêm os juros e vai ficando aquela bola de neve".

A economista Regina Lemos também avalia que é preciso elencar prioridades. "Têm dívidas que não podem ser roladas por muito tempo, como, por exemplo, luz, água, porque senão o funcionamento é suspenso. Mas também é importante ver aquelas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial, que têm juros maiores".

Agências com horário diferenciado para negociar

Bradesco

- Agência: 0452-9

Onde: rua Senador Alencar, 144 - Centro

Banco do Brasil

- Agência: 2917

Onde: Endereço: Av. Pontes Vieira, 2.112 - Aldeota

- Agência: 2793

Onde: avenida Santos Dumont, 2.889 - Aldeota

Caixa Econômica Federal

- Agência: 0619

Onde: Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3.131 - Aldeota)

Itaú

- Agência: 7767

Onde: Shopping Iguatemi (avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)

- Agência: 6223

Onde: avenida Frei Cirilo, 3840 - Messejana

Santander

- Agência: 3132

Onde: rua Floriano Peixoto, 915 - Centro

- Agência: 4279

Onde: avenida Santos Dumont, 2.500 - lj 8 a 14 - Aldeota

- Agência: 1584

Onde: avenida Santos Dumont, 5.782 - Cocó

 

Dicas na hora de renegociar

1. Faça um diagnóstico das suas finanças, com o levantamento de todas as receitas, despesas, as dívidas que estão em atraso e há quanto tempo, bem como quanto é possível separar para uma renegociação.

2. Elenque prioridades. Veja as que têm maior urgência, as que possuem taxas de juros mais caras e as que possuem maior peso no orçamento,

3. Ao partir para renegociação de um débito é importante entender a dívida, as taxas cobradas, o tempo que levará para tirar o nome da lista de devedores, etc. Pagamentos à vista também costumam ter abatimentos maiores.

4. Se não for possível quitar o débito integralmente, verifique se o valor da parcela pendente caberá no seu orçamento para evitar novos endividamentos e a taxa de juros cobrada na renegociação. E mantenha a disciplina.

5. Uma vez organizadas as contas, evite contrair outras dívidas estabelecendo limites de até quanto pode gastar por mês sem comprometer o orçamento. Leve em consideração também uma margem para eventuais imprevistos que podem surgir pelo caminho

 

Outros mutirões de Renegociação de débitos:

Feirão Pague Suas Dívidas e Recupere Seu Crédito do SPC Brasil

Até o dia 6 de dezembro na CDL de Fortaleza (rua Vinte e Cinco de Março, 882, Centro). Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Contato: (85) 3464.5506. Depois do prazo, o atendimento presencial continua para algumas empresas e pelo site negociardivida.com.br/negociar/ até 15 de dezembro.

Feirão Limpa Nome Online da Serasa

Prazo: até o dia 15 de dezembro

Endereço: serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/

 

O que você achou desse conteúdo?