Logo O POVO+
Charles de Capdeville é novo presidente da Enel Ceará
Economia

Charles de Capdeville é novo presidente da Enel Ceará

No currículo, o novo presidente da distribuidora de energia tem passagens por diversas empresas do setor no mercado nacional. Desafio da gestão é melhorar atendimento ao cliente
Edição Impressa
Tipo Notícia
Charles Capdeville vem de São Paulo, onde a Enel assumiu o controle da antiga Eletropaulo em junho de 2018 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Charles Capdeville vem de São Paulo, onde a Enel assumiu o controle da antiga Eletropaulo em junho de 2018

A Enel Distribuição Ceará anunciou mudança na presidência. Sai Roberto Zanchi e assume o ex-diretor de Engenharia da Enel Distribuição São Paulo, Charles de Capdeville. Ele será empossado ainda neste mês, mas já participou de reuniões como mandatário da fornecedora de energia elétrica do Estado.

De acordo com a companhia, Roberto Zanchi, que esteve à frente da companhia desde julho de 2017, passa atuar como responsável pela Região Norte na distribuidora de energia da Enel na Itália.

| LEIA TAMBÉM | Receita da Enel cresce 4% no Ceará e alcança 5,6 bilhões

"A mudança na gestão faz parte de um processo natural para aperfeiçoamento contínuo das atividades das companhias da Enel no Brasil. Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes do Ceará, com a introdução de novas tecnologias, e para atender à demanda de energia do Estado", afirma Nicola Cotugno, gerente nacional da Enel Brasil.

Para o mercado, a mudança é vista como positiva pela caráter técnico de Charles. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Possui especialização em Aplicação de Análise de Redes para a Operação do Sistema Elétrico Brasileiro pela Eletrobras/PUC-RJ e MBA em Gestão de Energia pela Universidade de São Paulo (USP). Também é mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Fluminense.

O secretário-executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Estado, Adão Linhares, revela que, junto ao titular da Seinfra, Lúcio Gomes, se reuniu com o novo presidente da Enel Ceará. Ressalta que a expectativa é que Charles trabalhe por melhor qualidade do atendimento.

"Agora é dar apoio à Enel como prestadora de serviço público ao Estado, que tem o nosso apoio para a realização de seus compromissos", afirma.

Já o coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Joaquim Rolim, vê com boas perspectivas o anúncio. "O que temos falado no Conselho de Consumidores é que a indústria busca pela Enel, que foi dez vezes a melhor distribuidora do Nordeste e seis vezes a melhor do Brasil".

Entre os desafios propostos para a gestão de Charles, está a efetivação do novo sistema operacional da Enel, o SAP. Erildo Pontes, presidente do Conselho de Consumidores da Enel, diz que a mudança para a nova plataforma foi o que gerou os problemas de duplicidade das cobranças. Em reunião com o novo presidente, as demandas foram expressas e a recepção foi positiva, observa. "Ele recebeu bem as cobranças. Deu espaço para ser pautado". (Samuel Pimentel)

 

CARGOS

Charles Capdeville foi diretor regional e diretor da gestão da receita da Eletropaulo e diretor de clientes da AES Eletropaulo. Nos últimos anos, atuou como diretor de engenharia da Enel Distribuição São Paulo.

O que você achou desse conteúdo?