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Guia para empresas superarem a crise econômica durante a pandemia
Economia

Guia para empresas superarem a crise econômica durante a pandemia

Atitudes como buscar capacitação e consultoria podem ajudar empreendedores a suportar dificuldades econômicas durante a pandemia da Covid-19
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Uso de aplicativos de delivery virou mania e negócio (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Uso de aplicativos de delivery virou mania e negócio (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

Em meio à crise no mercado, com muitas empresas de portas fechadas como medida para conter o avanço da Covid-19 pelo País, janelas se abrem como oportunidades de ressurgimento. É tempo de se reinventar. É o que pregam líderes empresariais e especialistas ouvidos pelo O POVO, indicando caminhos para empreendedores trilharem em busca de soluções para salvarem seus o negócio neste período de pandemia e distanciamento social.

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Um dos canais onde é possível obter ajuda é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que intensificou a oferta de serviços e ampliou o seu atendimento virtual e por telefone, com equipe trabalhando de 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 9h às 15h aos sábados para oferecer orientações. De forma gratuita e remota, a entidade oferece consultorias à distância com profissionais especializados em áreas como gestão, finanças, marketing, vendas, com objetivo de ajudar os donos de pequenos negócios na execução de ações para superar esse período de dificuldade.

Além disso, o Sebrae tem promovido diariamente transmissões ao vivo (lives) em seu perfil no Instagram (@sebraece), com especialistas que ajudam os empreendedores a ficarem por dentro das medidas adotadas pelo Governo Federal, dão informações sobre as linhas de crédito disponíveis, além de dicas e orientações sobre estratégias para aumentar as vendas.

Outro serviço oferecido são os cursos online gratuitos, em temáticas como comércio eletrônico, como aumentar as vendas, como utilizar as redes sociais a favor da empresa, gestão financeira dos negócios, análise e planejamento financeiro.

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Cursos online pelo WhatApp

Outra novidade do período é a oferta de cursos online pelo aplicativo WhatsApp, onde consultores especialistas nas áreas de marketing digital e vendas dão dicas criativas e conteúdos exclusivos para ajudar os empreendedores com novos conhecimentos para melhoria do negócio.

"Nós registramos um aumento considerável de procura em nosso portal e também através da nossa Central de Relacionamento pelo telefone e pelo WhatsApp. Então, reforçamos o nosso time de atendentes, consultores e analistas, que tem dado suporte aos empreendedores para pensar novas estratégias diante dos desafios que são apresentados. Assim, a gente espera contribuir para reanimar a economia e cumprir a nossa missão, que é a de melhorar a vida das pessoas a partir do empreendedorismo", afirma Rafael Albuquerque, articulador da unidade de gestão e relacionamento com o cliente do Sebrae.

Criatividade, informação e diálogo

Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) acredita que o momento requer três palavras para a superação de tempos difíceis: criatividade, informação e diálogo, entre empregadores e empregados.

"Vivemos uma época propícia para se reinventar e até praticar algo que esteja ali adormecido. Já que as empresas não podem estar em contato com seus clientes de forma presencial, estamos estimulando que elas os busquem de outra forma, utilizando o seu banco de dados, o histórico de compras desse cliente. Através de ferramentas digitais e aplicativos, como o WhatsApp, manter essa conexão com o cliente. Mesmo com esse isolamento social, esse contato mais direto com o cliente não pode diminuir", diz o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola.

Ele cita ainda que outra medida para ajudar o empresariado durante a pandemia foi a elaboração de uma cartilha digital, disponibilizada a todos os integrantes do setor, com informações trabalhistas, tributárias, além de boas ideias e práticas para a retomada empresarial.

Resiliência e busca por soluções

Para o economista e consultor empresarial de negócios José Maria Porto, o momento exige resiliência por parte dos empresários, que precisam ficar também antenados com as soluções que os governos e o mercado financeiro têm oferecido.

"As empresas precisam ficar muito atentas com as renegociações que estão sendo disponibilizadas pelos bancos, em relação a novos prazos de carência para financiamento, pagamento de empréstimo, possibilidades de facilitar a aquisição de capital de giro, principalmente, os bancos públicos que trabalham com linhas especiais nesse sentido. O que está acontecendo com muitas empresas é que elas vão ter uma redução de faturamento e a manutenção do seu custo fixo. Então, é momento de pensar bem no seu fluxo financeiro. Por isso, fazer renegociações com os fornecedores é fundamental", orienta o economista.

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De portas fechadas, Paraíba Bar tem
De portas fechadas, Paraíba Bar tem "sobrevivido" com entregas em delivery durante a noite.

Restaurantes se destacam em soluções para driblar a crise

Ao mesmo tempo em que figura na lista entre os setores mais afetados pelo fechamento parcial do comércio não essencial no Estado, o segmento de bares e restaurantes também aparece entre os que mais buscam se reinventar em tempos de pandemia.

"Entrar de cabeça" no serviço de delivery e pronta-entrega de comida foi a solução adotada pelas empresas do ramo. É o caso, por exemplo, do Paraíba Bar, um dos pontos mais movimentados da noite boêmia do bairro Benfica. Enquanto não pode receber o público, o estabelecimento tem reforçado o marketing nas redes sociais para anunciar que tem feito encomendas de todo o seu cardápio, com destaque para espetinho, feijão verde, pão de olho e batata frita.

A empresa também tem investido em promoções de cerveja (do tipo beba quatro e pague três) para o cliente curtir durante as lives que os artistas têm feito em suas redes sociais, como nas apresentações recentes de Xand Avião, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.

"Estamos com uma procura muito boa de pedidos em todo nosso cardápio, principalmente os espetinhos. Começamos às 18 horas e seguimos até 23 horas. Temos entrado em contato com os clientes após a venda, para verificar se está tudo certo. E os clientes tem nos dado um retorno muito positivo, inclusive postando as fotos das entregas nas redes sociais. Além disso, estamos recebendo o apoio dos músicos que se apresentam aqui. Estamos felizes com esse retorno. É um incentivo a mais para superarmos esse momento difícil", diz Katarine Aragão, que gerencia o bar ao lado do marido, Tarcio Lira.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, Taiene Righetto, também destaca o trabalho de cooperação entre as empresas para reduzir os impactos da crise econômica em tempos de pandemia pelo novo coronavírus.

"Temos visto uma camaradagem muito grande entre os empresários do nosso meio. Muitas empresas estão se ajudando, entrando em contato umas com as outras para comprar mercadorias do seu colega, principalmente, alimentos perecíveis de bares e restaurantes que não têm como trabalhar em delivery nesse momento", destaca.

 

5 dicas em tempos de crise

1. Procurar o Sebrae para aproveitar o serviço gratuito de consultorias à distância com profissionais especializados em áreas como gestão, finanças, marketing e vendas.

2. Aproveitar os cursos gratuitos oferecidos nesse período. Na área do empreendedorismo, o Sebrae oferece opções que ensinam sobre o comércio eletrônico, como aumentar as vendas, como utilizar as redes sociais para sua empresa, gestão financeira dos negócios, análise e planejamento financeiro.

3. O momento exige que empresários dialogam ao máximo com os seus fornecedores no sentido de renegociar preços de mercadorias e prazos de pagamentos.

4. Estude as opções de financiamento, empréstimo e linhas de crédito oferecidas pelos bancos, avaliando as possibilidades de solicitar capital de giro para temos de aperto nas contas.

5. Apostar em novas soluções de venda: e-commerce (comércio eletrônico), delivery (pronta-entrega em domicílio) e marketing digital nas redes sociais.

Serviço

Canais de atendimento do Sebrae Ceará

Site: www.ce.sebrae.com.br

Whatsapp: (85) 98139-0634

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Instagram: @sebraeceYouTube: Portal Sebrae no Ceará

Cartilha Fecomércio (medidas, decretos e ações para o comércio)

Disponível em: https://fecomercio-ce.com.br/fecomercio-pdf-2020/

 

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