Logo O POVO+
Empresas cearenses se reinventam para seguir atividades em meio à pandemia
Economia

Empresas cearenses se reinventam para seguir atividades em meio à pandemia

Foco no comércio eletrônico, contato com o cliente e soluções criativas têm sido a saída para empreendedores enfrentarem a crise
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Mar Menino aposta em cardápio enxuto e delivery próprio (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O Mar Menino aposta em cardápio enxuto e delivery próprio

Superar uma crise nunca é tarefa fácil para um empreendedor, independentemente do porte de seu negócio. Quando tal situação é desencadeada por uma pandemia e pela paralisação quase total da atividade econômica, a provação se torna ainda maior, mas há quem encare o desafio de frente e se reinvente para tentar sobreviver. No Ceará, o coronavírus (covid-19) impactou no fechamento de comércio, indústria e divisas, em uma situação sem precedentes, mas não impediu que empresas continuassem trabalhando a espera de dias melhores.

Diante deste cenário, o comércio eletrônico se tornou um importante aliado para superar a crise, conforme explica o articulador da unidade de gestão do relacionamento com o cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), Rafael Albuquerque. "Muitas empresas estão precisando se reinventar, no sentido de rever o modelo de negócio e realmente utilizar os canais digitais para ter acesso ao mercado. Quem não tinha loja virtual, passou a ter; quem não fazia delivery, teve que fazer. Muitas práticas deixaram de ser opção e viraram solução", comenta.

Para sobreviver à crise desencadeada pelo coronavírus, o empreendedor também precisa estreitar relações com os clientes, mesmo que através de canais virtuais como as redes sociais. Segundo Albuquerque, abrir um diálogo franco e transparente com os consumidores é uma forma de fazê-los entender melhor a realidade da empresa. "É evidente que haverá queda nas vendas, mas quem tem uma relação próxima com seus clientes pode, por exemplo, comercializar uma promessa de serviço com compra antecipada. Assim, a empresa consegue se manter, neste momento difícil, e posteriormente honra seus compromissos".

Quem também vê com naturalidade este suporte dos clientes a suas empresas preferidas é o economista Alex Araújo. "Quando o consumidor cria um laço afetivo com uma marca, acredito que ele estará disposto, num momento crítico, a ajudá-la na medida do possível", opina. Segundo ele, micros e pequenos negócios são naturalmente mais suscetíveis aos efeitos negativos de uma crise, mas, especificamente no caso do coronavírus, até mesmo as grandes empresas podem precisar adotar novas ações para manter operações.

De acordo com Rafael Albuquerque, essas novas ações dependem da criatividade de empreendedores e colaboradores, que precisam entender a necessidade de inovar para superar o momento adverso. "Jogar limpo com os funcionários também é uma forma de estimulá-los a criar soluções para o negócio", pondera. Ele destaca, ainda, que é possível agregar valor à marca através de serviços relacionados a seus produtos. "Uma loja de roupas pode, por exemplo, criar um canal na internet para falar sobre moda. A inovação sempre será o diferencial de uma empresa e o cenário atual não é diferente neste sentido", acrescenta. 

O Sebrae-CE alerta, porém, que todas as medidas adotadas devem respeitar o atual momento. Informar quais os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança de clientes e funcionários, por exemplo, mostra-se tão importante quanto inovar, assim como oferecer condições de pagamento digital, reforçar os cuidados com a higiene e, sobretudo, ter sensibilidade e bom senso em qualquer tipo de ação.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

7 dicas para superar os desafios de mercado durante a pandemia

1. Como encontro equilíbrio entre gastar para manter tudo funcionando e saber quando recuar?

Um entendimento dos números e ciclos do seu negócio ajudará. Optar por investir em produtos ou serviços que tenham um ciclo de vendas mais longo pode comprometer as reservas de caixa. 

2. Devo procurar diversificar meu mercado agora?

Provavelmente não. É bom estar aberto a novos mercados, mas se estiver enfrentando uma desaceleração acentuada, essa opção pode ser cara e levar muito tempo para causar impacto. 

3. Quando devo enviar um funcionário para casa?

Os empresários que são capazes de administrar uma empresa com trabalhadores virtuais são incentivados a fazê-lo, principalmente se o funcionário for membro de um grupo de risco.

4. Devo economizar dinheiro neste momento?

Sim, você deve procurar maneiras de economizar. Isso começa com um bom entendimento de suas margens e de seus produtos ou serviços geradores de receita em curto e longo prazo.

5. Qual é a importância das práticas de gerenciamento de inventário?

Se pretende fazer descontos para aumentar as vendas, esse é o lugar certo. Coloque o inventário antigo para funcionar e transforme-o em dinheiro.

6. É importante ter um orçamento e entender meu ponto de equilíbrio?

Sim! Se você tem um orçamento ativo, é muito mais fácil rastrear alterações nas estimativas de gastos e receitas. À medida que fizer essas alterações, seu ponto de equilíbrio será alterado.

7. Em meio à crise do coronavírus, é possível encontrar oportunidades de negócios?

Uma dica é acompanhar o Diário Oficial da União, que traz oportunidades em seus chamamentos públicos. Não deixe de acompanhar a Seção 3 do DOU, disponível em www.in.gov.br.

Fonte: Sebrae

O que você achou desse conteúdo?