A Mercadapp, acelerada pela Casa Azul Ventures, foi adquirida pela Linx por R$ 10,5 milhões. A cearense deve ganhar escala no curto prazo e ampliar a oferta de serviços, incluindo pagamentos, para mirar nas grandes redes varejistas de supermercados do Brasil. A negociação foi comunicada ontem aos acionistas.
O vice-presidente da Linx Digital, Jean Klaumann, expõe que a companhia monitora todos os segmentos e observou potencial na startup. Sobretudo, diante das mudanças de comportamento do consumidor em razão da pandemia de Covid-19. "Estávamos buscando uma oportunidade de trazer uma especialista e tivemos uma ótima surpresa ao encontrá-la", diz.
"Tem um empreendedor que 'nasceu no supermercado', trabalhou dentro e conhece as nuances e complexidades do varejo alimentar. Além de ser uma empresa que cresceu absurdamente", complementa. Klaumann acrescenta que a Mercadapp tem um produto maduro para supermercados de pequeno e médio portes. O foco no começo será ampliar a distribuição para mais regiões.
Atualmente, a solução possui 170 supermercados no portfólio e está em 17 estados, além do Distrito Federal. Ainda há 10 regiões a serem exploradas para alcançar abrangência em todo o País. No segundo momento, projeta, haverá uma complementação da oferta com a integração do varejo físico, online e pagamento. Com mais tecnologias e funcionalidades, eles estarão preparados para atender necessidades das grandes marcas.
Questionado se a possibilidade da Linx ser adquirida pela Stone pode interferir nos planos para a cearense, o gestor enfatizou que nenhuma conjunção mudará as perspectivas do negócio. A empresa é disputada pela pela Stone e Totvs pelos valores de R$ 6,5 bilhões e R$ 6,6 bilhões, respectivamente.
O modelo da Mercadapp é baseado em receita recorrente (SaaS), combinado com uma cobrança por transação. O faturamento bruto previsto para 2021 é de R$ 4,1 milhões. Pela aquisição, a Linx pagará o total de R$ 7 milhões em parcelas fixas e, sujeito ao atingimento de metas financeiras e operacionais para os anos entre 2020 a 2022, pagará até R$ 2,5 milhões. Adicionalmente, a Linx reterá o valor de R$ 1 milhão condicionado à inexistência de contingências, totalizando então os R$ 10,5 milhões.
O diretor de Segmento da Mercadapp, Gabriel Gurgueira, destaca que todos os 38 funcionários permanecem na empresa. "Toda a equipe continuará à frente do negócios. A mudança será que teremos uma espécie de irmão mais velho apostando e reconhecendo o nosso trabalho e ajudando a crescer e melhorar os resultados", afirma. Gabriel aponta que há uma boa perspectiva de crescimento e uma atuação mais relevante, para além do Nordeste, a ser concretizada com a nova configuração.
O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Raul Santos, explica que as aquisições demandam alinhamento de ambas as culturas para o sucesso com o público interno e ampliar suas possibilidades. Para a Linx, os benefícios serão a ampliação da carteira de clientes do segmento e capilaridade e relacionamento com os clientes. Para a Mercadapp, a liquidez e a certeza do valor do negócio, além do ganho de escala.
"Já os clientes poderão usufruir de um guarda-chuva mais amplo, mais abundância de recursos e, possivelmente, preços mais baratos para continuar investindo em um produto que será de ponta e sempre atualizado", enumera. "É possível que o processo reflita em reduções já que não é um ambiente cartelizado e não possui grande competitividade", avalia.
Conheça as empresas
SOBRE A LINX
A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologias para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share (participação de mercado) do mercado varejista, conforme atesta o IDC.
Abertura de capital
Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019.
Funcionários
A empresa tem mais de 3,5 mil funcionários distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e cinco países da América.
Aquisições
A empresa já fez 35 aquisições
SOBRE A MERCADAPP
Fundada em 2015, em Fortaleza, a Mercadapp é especializada no setor supermercadista e oferece transformação digital para o supermercado.
Atuação
A Mercadapp ajuda a impulsionar canais de vendas online, permitindo a integração com as lojas físicas para uma experiência omnichannel com tecnologia adaptada para as necessidades dos supermercados na venda online.
Funcionários
A Mercadapp tem 38 funcionários em Fortaleza.
Mercadapp em números
R$ 50 milhões transacionados pela plataforma em 2020.
Mais de 230 mil pedidos.
Mais de 140 cidades atendidas em 18 unidades federativas.