Logo O POVO+
Movimentação de volta às aulas em livrarias cai até 80%
Economia

Movimentação de volta às aulas em livrarias cai até 80%

No período mais movimentado do ano por causa da reinício das aulas, compras de materiais escolares têm sido menores em 2021. Consumidores reclamam de preços mais caros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, 13-01-2021: Movimentacao mais fraca que o usual na Praca dos Leoes, um dos pontos mais conhecidos de venda de material escolar e paradidatico. Embora as aulas ja tenham se iniciado, a pandemia ocaisonou uma queda nas vendas desses materiais. Centro, Fortaleza. (foto: Barbara Moira/ O POVO) (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira FORTALEZA, 13-01-2021: Movimentacao mais fraca que o usual na Praca dos Leoes, um dos pontos mais conhecidos de venda de material escolar e paradidatico. Embora as aulas ja tenham se iniciado, a pandemia ocaisonou uma queda nas vendas desses materiais. Centro, Fortaleza. (foto: Barbara Moira/ O POVO)

A já esperada grande movimentação de pais e responsáveis em busca de materiais escolares neste ano está menor. Segundo as livrarias e papelarias, a queda na movimentação tem chegado a 80%. Nas livrarias populares, onde há troca e venda de livros usados, a demanda diminuiu em torno de 50%, mesmo com retorno da maioria das escolas particulares marcado para a próxima segunda-feira, 18.

O POVO percorreu os principais pontos de comercialização de materiais escolares no Centro. Nas livrarias que vendem livros novos, a queda em todas as lojas é superior a 50%. O cenário de loja vazia é o mais comum, bem diferente de anos anteriores, diz Raimunda Olindina, funcionária da Livraria Interativa. "Está muito abaixo do esperado. Não tem muito o que dizer, basta olhar para a livraria vazia."

Já no comércio mais popular, onde existe a opção de troca e venda de livros usados, o movimento era maior, no entanto, segundo os responsáveis por livrarias, papelarias e sebos na Praça dos Leões, o movimento caiu pelo menos 50% na comparação com o ano passado.

Deisiane Lopes de Andrade, proprietária da D'Livros, conta que o movimento de pais em busca de produtos só aumentou nesta semana. Em anos anteriores, ainda nos meses de novembro e dezembro já havia movimentação de compras, vendas e trocas. Além da diminuição do movimento, ela avalia que a pandemia mudou os hábitos dos consumidores. "Quanto aos livros didáticos, a maior demanda é por entregas em domicílio. A procura na loja tem sido mais para material escolar", explica.

Para Irapuã Nunes, proprietário do box Mega Sebo, a baixa demanda de pessoas desanima. Ele diz, no entanto, que aos interessados em algum material procura negociar para encontrar o melhor preço e não perder vendas. "A procura da clientela está muito discreta. Eles estão com medo de que, por causa da pandemia, as aulas possam parar novamente e estão levando somente o mínimo em material."

Jothe Frota, da livraria Fortlivros e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros-CE), revela que a queda nas vendas e faturamento já vem de antes da pandemia. A introdução de sistemas próprios de ensino sendo vendidos nas próprias escolas vem diminuindo a demanda no setor. O início da pandemia no ano passado e a falta de certeza sobre a retomada presencial, tira dos pais o interesse em comprar todos os materiais.

"Geralmente, o mês de janeiro é o melhor para os negócios, mas não há a confiança de que as aulas presenciais retornem. E essa desconfiança vem desde as editoras", observa. A liderança do Sindilivros deve se reunir com a Fecomércio para traçar alternativas para recuperação do setor.

Preço. Este é o grande problema encontrado pelo professor Carlos Alves de Almeida Neto, 40. Com dois filhos em idade escolar, ele afirma que deve procurar opções mais em conta. A grande estratégia para adquirir os livros é vender os utilizados no ano passado para comprar os novos.

"Acho que devemos gastar mais neste ano", diz. Sobre a volta às aulas, está ainda com receio: "Ficamos receosos de deixar os filhos voltarem às aulas presenciais agora. Decidimos deixá-los em casa por enquanto, eles têm 9 anos e 12 anos, até que diminuam os casos", explica.

O economista Alex Araújo destaca que o patamar mais alto dos preços é ponto que desanima o consumidor, já bastante impactado pela inflação sobre produtos básicos, como alimentação. A diminuição do tempo de procura é outro agravante de cenário: com a liberação da volta às aulas feita muito próximo da data, os pais estão com menor flexibilidade de tempo e orçamento.

"Houve uma demanda forte por papel e derivados, com custo mais alto dos impressos, pois são preços cotados em dólar. Houve um aumento de patamar de preços repassado aos consumidores", analisa.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

INFLAÇÃO SOBRE O MATERIAL

Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação sobre os produtos, destaca que, em dezembro, dos itens pesquisados, o que mais pesou no bolso do consumidor foram os relacionados à educação.

A alta de preços no mês foi de 3,75%. A alta mensal em Fortaleza foi bem superior à média nacional, que ficou em 0,48%. Vale destacar que a variação da inflação em dezembro no Brasil foi a maior desde 2016.

FORTALEZA, 13-01-2021: Movimentacao mais fraca que o usual na Praca dos Leoes, um dos pontos mais conhecidos de venda de material escolar e paradidatico. Embora as aulas ja tenham se iniciado, a pandemia ocaisonou uma queda nas vendas desses materiais. Na foto, Suely Juliao, 46, feirante e que tem dois filhos em idade escolar. Centro, Fortaleza. (foto: Barbara Moira/ O POVO)
FORTALEZA, 13-01-2021: Movimentacao mais fraca que o usual na Praca dos Leoes, um dos pontos mais conhecidos de venda de material escolar e paradidatico. Embora as aulas ja tenham se iniciado, a pandemia ocaisonou uma queda nas vendas desses materiais. Na foto, Suely Juliao, 46, feirante e que tem dois filhos em idade escolar. Centro, Fortaleza. (foto: Barbara Moira/ O POVO)

CIDADÃ

Suely Julião, 46, vendedora autônoma, reclama que os valores de produtos básicos, como lápis, estão bem mais caros neste ano. Isso sem contar o valor dos próprios livros didáticos. Ela conta ainda que a lista de materiais escolares cobrados pelas instituições de ensino crescem a cada ano, o que a prejudica com dois filhos em idade escolar.

"Os preços estão altos demais. Fiz pesquisas nas lojas, pedi para separarem os produtos e vim ao Centro só para buscar", diz ela, que foi a uma das livrarias na Praça dos Leões. "Grandes livrarias, nem pensar!" Ela acrescenta que está gastando pelo menos R$ 100 a mais do que no ano passado. "Pesa muito (no orçamento)".

Retomada das aulas

Ainda com limitações para evitar a proliferação da Covid-19, as escolas particulares do Ceará estão programadas para iniciar o ano letivo de 2021 entre os dias 12 e 20 de janeiro, conforme o Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE). O processo será gradual e as instituições devem retomar as aulas em modelo híbrido, ou seja, combinando classes presenciais e remotas.

O que você achou desse conteúdo?