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Movimentação de cargas aumenta 12% no Mucuripe em 2020
Economia

Movimentação de cargas aumenta 12% no Mucuripe em 2020

Entre importações e exportações, Porto de Fortaleza movimentou 4,9 milhões de toneladas no ano passado, enquanto em 2019 haviam sido 4,4 milhões. Melhor resultado desde 2015
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Entre as cargas de maior destaque no Porto estão 
os granéis sólidos (cereais 
e não cereais) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Entre as cargas de maior destaque no Porto estão os granéis sólidos (cereais e não cereais)

O Porto do Mucuripe fechou 2020 com a maior receita e taxa EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de sua história. O anúncio foi feito pela Companhia Docas do Ceará (CDC) ontem. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a receita chegou a R$ 64 milhões (alta de 13,49% sobre 2019) e o EBITDA a R$ 11,8 milhões (alta de 254,35%). Já entre as cargas, em importações e exportações, o Porto de Fortaleza movimentou 4,9 milhões de toneladas no ano passado, enquanto em 2019 haviam sido 4,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 12%, o melhor resultado desde 2015.

A grande meta da administração portuária é fazer com que o Porto de Fortaleza supere novamente a marca de 5 milhões de toneladas movimentadas. Ainda segundo o CDC, entre janeiro e dezembro de 2020, total de 1.157 navios atracaram no Mucuripe, alta de 9,5% ante 2019.

Entre as cargas de maior destaque, os granéis sólidos (cereais e não cereais) responderam por 46,6% de toda carga que passou pelo porto. Depois vieram os granéis líquidos (petróleo e combustíveis), com 45,3%, e carga geral, com 8,1%. Os produtos de grande movimentação no porto foram clínquer, escória, produtos siderúrgicos, produtos químicos, manganês, minério de ferro, sucata, carvão mineral e gesso. Os principais destinos destas cargas foram Estados Unidos, Espanha, China, além da cabotagem em direção a Manaus-AM.

"Fora o trigo, que é importado, as outras cargas de grande movimentação são commodities de exportação e até pelo aumento do dólar essa carga tem mais atratividade e tiveram um desempenho relevante", afirma a presidente da CDC.

Em ano de pandemia, a movimentação de combustíveis se manteve no mesmo patamar de 2019 e a carga geral apresentou pequena queda. Mas, no caminho contrário, a importação de trigo pelos moinhos M. Dias Branco, Grande Moinho Cearense e J. Macêdo apresentou alta de 9,9%. A expectativa é de que em 2021 esses números sejam novamente superados.

Mayhara Chaves, presidente da Companhia Docas do Ceará
Mayhara Chaves, presidente da Companhia Docas do Ceará (Foto: Aurelio Alves)

A presidente da CDC e recém eleita presidente do conselho feminino da Brasil Export, Mayhara Chaves, destaca que a movimentação de granéis sólidos teve crescimento de 28,7% em 2020. Para 2021, o plano é consolidar essa alta. Negócio importante e que vem ganhando força também é a de partes de pás eólicas para a Vestas, em Aquiraz. Neste início de ano, 2,6 mil toneladas em equipamentos foram desembarcados de navio vindo da Dinamarca.

Mayhara ainda afirma que a movimentação de cargas no Mucuripe deve ser confirmada nos próximos dias como uma das maiores em portos públicos brasileiros quando os dados forem consolidados pelo Ministério da Infraestrutura.

"A previsão é que os portos públicos nacionais tenham crescido em média 5% ou 6% e já passamos do dobro desse crescimento percentual. Isso demonstra uma perspectiva muito positiva para 2021 também", diz.

O resultado foi exaltado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dizendo que os esforços tomados para continuidade do trabalho no período da pandemia geraram efeito positivo. "É nessa linha que comemoramos os resultados da CDC, que tem sido uma referência em gestão e demonstra o acerto de colocarmos profissionais qualificados do setor em postos chave". (Colaborou Everton Lacerda/ Especial para O POVO)

PRINCIPAIS RESULTADOS

Em 2020

Movimentação de cargas: 4,9 milhões de toneladas (+12%)

Indicador EBITDA: R$ 11,8 milhões (+254,35%)

Receitas: R$ 64 milhões (+13,49%)

Características da operação

275,2 mil m² de área alfandegada

8 berços com profundidade entre 5 e 13 metros

7 armazéns com capacidade estática total de 237 mil toneladas e 35,1 mil m²

Concessões

MUC01 (Terminal de trigo) aguarda aprovação do TCU

MUC59 (Formuladora de combustível) área considerada operacional pela Antaq e o processo de arrendamento está sendo tratado

Terminal Marítimo de Passageiros foi avaliado como a melhor opção de investimento por estudo em conjunto com a FGV. Arrendamento previsto para esse início de ano foi suspenso até o fim da pandemia.

Terminal Pesqueiro de Camocim aguarda autorização do MAPA para ser licitado.

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