Logo O POVO+
Empresários do comércio defendem ampliação do horário de funcionamento
Economia

Empresários do comércio defendem ampliação do horário de funcionamento

No entendimento do setor, restringir as horas pressiona a frota com demanda conjunta de trabalhadores e consumidores nos mesmos horários
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Movimentação mais fraca que o habitual no North Shopping no último fim de semana (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Movimentação mais fraca que o habitual no North Shopping no último fim de semana

Um dia após o anúncio do governador Camilo Santana (PT) sobre os pontos do novo decreto para conter o avanço da pandemia no Ceará, os representantes dos segmentos do comércio estiveram reunidos com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Maurício Filizola. Ao O POVO, ele esclarece que o desejo dos empresários é de que os horários fossem estendidos para que, com mais tempo disponível no dia, os funcionários e clientes não precisassem se aglomerar no transporte para chegar aos centros de compra.

Filizola defende que uma alternativa para diminuir as aglomerações nas ruas e a pressão sobre o transporte público é vaporizar a demanda ao longo do dia. É deixar os inícios de abertura dos negócios diferentes, desde o comércio de ruas e shoppings, até os bares e restaurantes. O presidente da Fecomércio deixa claro que o diálogo com o Governo é bom, mas que pode ser melhorado. Ele lembra que as medidas do decreto têm pouca participação dos setores. A última reunião do Estado com os entes representativos dos setores aconteceu na semana passada, bem antes do atual decreto ser definido.

"Claro que as repercussões para o comércio diante do que foi instituído pelo decreto traz preocupações sobre a continuidade dos negócios e empregos, mas entendemos que a pandemia tem sobrecarregado o sistema de saúde", pondera. Ele porém esclarece a defesa de que as autoridades precisam estar atentas à situação da economia e discutir com os setores as medidas a serem tomadas.

O primeiro dia de atuação dos setores econômicos após a publicação do Decreto Estadual nº 33.936 foi de informar aos clientes o que muda na prática nesses próximos dez dias. Em resumo, as principais mudanças ficam por conta da redução de horário de funcionamento do comércio nos fins de semana, das 20 horas para as 17 horas.

Mas, como grandes centros comerciais e de serviços que são, os shoppings estão com diversidade de horários a depender do impacto que o setor tiver do decreto. Por exemplo: nos próximos dois fins de semana, as praças de alimentação funcionarão até as 15 horas, enquanto as lojas até as 17 horas, já os outros serviços considerados essenciais, como farmácias, clínicas médicas e supermercados, têm permissão de continuarem abertas além desse horário.

As regras visam conter o avanço da pandemia no Ceará que busca restringir a circulação de pessoas nas ruas. O POVO consultou os shoppings de Fortaleza, que, em sua maioria, destacaram que vão permanecer com suas plataformas online de vendas com entregas até as 22 horas, todos os dias da semana.

Por meio de nota, a administração do Shopping Parangaba destaca que segue todos os protocolos de segurança para garantir o melhor conforto e organização para os lojistas e clientes, sempre alinhado com as diretrizes dos órgãos competentes. Já o Shopping Del Paseo continua trabalhando para cumprir os protocolos e recomendações emitidos pelo poder público e receber os clientes, lojistas e colaboradores com toda tranquilidade, praticidade e segurança. Shopping Iguatemi, Benfica e Centro Fashion também anunciaram mudanças em horários de funcionamento.

Gian Franco, superintendente do RioMar Fortaleza, avalia as medidas como necessárias para contribuir com a saúde da população. "Trabalhamos com o compromisso de contribuir para a contenção da Covid-19 e preservar a saúde de todos que frequentam nossos empreendimentos. Nesse sentido, seguir as determinações do Governo é fundamental."

Para o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Raul Santos, alguns setores são mais prejudicados do que outros. O varejo, por exemplo, se adaptou melhor ao delivery do que parte dos restaurantes, que ainda esbarram nas altas taxas cobradas pelos marketplaces. Raul acrescenta que o mercado não pode reclamar que foi pego de surpresa, vista a situação na rede de saúde. "O decreto não deixa de ser ruim, mas os empresários estão mais preparados e resilientes. (E pode piorar, pois) Na próxima semana é quando veremos os efeitos do Carnaval."

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS SEGMENTOS

COMÉRCIO LOJISTA

Segunda a sexta-feira - das 9h às 20h

Sábados e domingos - das 9h às 17h

Shoppings seguem o mesmo horário
de fechamento do comércio lojista

BARES E RESTAURANTES

Segunda a sexta-feira - até as 20 horas

Sábados e domingos - até as 15 horas

O funcionamento do setor de alimentação em formato de delivery não tem restrição de horário.

Os hotéis e pousadas têm permissão para funcionar seus respectivos restaurantes até as 22 horas para atendimento exclusivo de seus hóspedes.

A atuação de motoristas de aplicativo também não tem restrição de horário.

SUSPENSOS

Ficam suspensas as atividades de parques aquáticos existentes em barracas de praia.

Fonte: Decreto Estadual nº 33.936 de 17/2/2021

 

O que você achou desse conteúdo?