O público feminino vai contar com uma linha de crédito exclusiva do Banco do Nordeste, segundo revelou o presidente da instituição, Romildo Rolim. Trata-se do Crediamigo Delas, nome dado ao programa deve ser lançado em março - mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é resultado de um convênio com o Banco Europeu de Investimentos e terá uma cifra de 200 milhões de euros disponíveis.
"A gente vai começar a fazer todo um trabalho diferenciado pra esse público que é muito importante, pois é expressivo dentro dos nossos programas urbanos", destacou Romildo durante a coletiva sobre os resultados do BNB em 2020.
Ele revelou ainda que a intenção de desenvolver um produto bancário especialmente para mulheres atende demanda enxergada nos dados já analisados pelo Banco do Nordeste, uma vez que 67% do público do microcrédito urbano é formado por mulheres.
Sobre as condições e operação da nova linha de crédito o presidente falou pouco. Afirmou que deve ser focado em produtos e não só crédito, algo que agregue valor e faça parte do universo feminino, segundo disse. Perguntado, assegurou que as demais linhas do Crediamigo estão mantidas e que está visa dar mais visibilidade a questão de gênero pelo BNB.
O microcrédito urbano é uma das principais linhas de crédito do Banco do Nordeste e vem, como as demais linhas, batendo os indicadores dos anos anteriores. Somente no Ceará, o Crediamigo contratou R$ 3,59 bilhões no último ano. O montante representa a execução de 1,52 milhão de operações. Desempenho que significou uma expansão de 3,6% justamente no ano em que a pandemia de Covid-19 acometeu todos os empreendedores, do pequeno ao grande.
A linha direcionada ao público rural também experimentou avanço entre 2019 e 2020. O Agroamigo somou R$ 353,2 milhões em operações, com crescimento de 13,5%, a partir de 69,95 mil operações.