Logo O POVO+
Companhias aéreas adiam retomada de voos internacionais para o fim do ano
Economia

Companhias aéreas adiam retomada de voos internacionais para o fim do ano

EFEITO PANDEMIA | TAP, Air Europa, KLM e Air France não estão operando voos já que os governos de países europeus fecharam as fronteiras para voos comerciais vindos do Brasil. Maioria das aéreas internacionais tinha cronograma previsto para retomada em março, mas recrudescimento da pandemia adiou os planos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Área de check-in internacional no Aeroporto de Fortaleza sem movimento (Foto: Fernanda Barros / Especial para O POVO)
Foto: Fernanda Barros / Especial para O POVO Área de check-in internacional no Aeroporto de Fortaleza sem movimento

A França anunciou na última terça-feira, 13, que suas fronteiras estão fechadas para voos vindos do Brasil. O país se junta a outros europeus, como Portugal, Holanda e Espanha, que restringiram as rotas com o Brasil pelo risco de contágio pela cepa P1 oriunda de Manaus. O impacto para a aviação cearense é notória. Ao todo, quatro companhias estrangeiras (que são oriundas dos países citados) e três nacionais que operam rotas internacionais a partir do Aeroporto de Fortaleza, atualmente todas estão sem voos. O POVO realizou levantamento com as companhias e a previsão de retorno para as que dão alguma previsão é para o fim do segundo semestre deste ano a depender da condição da pandemia no País.

LEIA MAIS | França suspende todos os voos com o Brasil

+ Argentina também já suspendeu todas as rotas aéreas com o Brasil

De acordo com a Fraport Brasil - Fortaleza, administradora do Pinto Martins, a estimativa de voos para o mês de abril é de 1.203 voos, uma média de 40 voos por dia, todos nacionais. A expectativa é de ter movimentação de aproximadamente 6 mil passageiros por dia neste mês. A empresa ainda destaca que, "neste momento, não temos previsão de voos internacionais regulares de passageiros em Fortaleza."

Em comunicado em que se posiciona após a decisão do governo francês, a Air France ressalta que a decisão governamental é por tempo indeterminado e informará todos os clientes impactados. Sobre a retomada a Fortaleza, a aérea lembra que o retorno em junho não será mais possível. "Air France seguirá acompanhando as determinações do governo francês para definir e adaptar sua malha."

Esse cenário negativo se arrasta desde o início da pandemia. A queda dos voos e movimentação de passageiros, já faz até com que a administradora do aeroporto, busque um novo acordo de reequilíbrio financeiro pelo segundo ano consecutivo, nos moldes do que foi acertado em 2020, que corrigiu em mais de R$ 94 milhões o contrato pela depreciação causada pela pandemia e consequente redução de voos e passageiros.

Em entrevista ao O POVO no fim de fevereiro, a diretora comercial e de operações (COO) da Fraport Brasil, Sabine Trenk, destacou que a queda do fluxo foi superior a 56% no ano passado e, na sua avaliação, o cenário deve continuar parecido neste primeiro semestre.

+ Fraport negocia com ANAC novo reequilíbrio financeiro do contrato de concessão parecido com os R$ 90 mi de 2020

De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA na sigla em inglês - International Air Transport Association), o ano de 2021 continua com demanda diminuta de passageiros e caiu em fevereiro passado tanto na comparação com os níveis pré-pandemia quanto com o mês de janeiro.

As viagens aéreas internacionais apresentaram queda de 74,7% na comparação entre fevereiro de 2021 com o mesmo mês de 2020. O desempenho de todo o mercado mundial foi negativo. A Iata ainda registrou que o mercado doméstico brasileiro também apresentou queda de demanda na casa dos 35% no mesmo período.

"Dois componentes importantes precisam ser desenvolvidos com urgência para retomada eficientes das viagens aéreas. O primeiro é a definição de padrões globais para certificados digitais de teste e/ou vacinação da Covid-19. O segundo é um acordo do governo para aceitar certificados digitais. Nossas experiências até o momento mostram que os sistemas baseados em papel não são uma opção sustentável. São vulneráveis a fraudes", destaca o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

VEJA AINDA | Ceará foi uma das principais portas de entrada do coronavírus no País, diz estudo

+ Operações no Aeroporto de Fortaleza estão mantidas mesmo com lockdown

O temor dos europeus e, mais especificamente dos franceses, é a variante em circulação no Brasil. Por sinal, no pronunciamento em que fecha as fronteiras da França por tempo indeterminado, o primeiro-ministro Jean Castex, citou a ameaça das variantes brasileiras, como a P1, descoberta em Manaus, associada a maior transmissibilidade e letalidade. No Ceará, a decisão francesa fecha todas as possibilidades de brasileiros entrarem na Europa, agora só devem voar entre os destinos voos de repatriação de cidadãos europeus. "Sem saúde não tem turismo", lamentou o titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que ressalta que o turismo mundial só deve reaquecer quando a crise sanitária for superada e o turista retome a segurança em viajar.

A TAP opera voos diretos entre Fortaleza e Lisboa e desde o fim de janeiro suspendeu a rota. A fronteira entre os países está fechada após determinação do governo português, que vem renovando a determinação desde então. A Air Europa, por exemplo, que opera a rota Fortaleza-Madri (Espanha), informou ao O POVO que só deve retomar as operações no Pinto Martins em dezembro caso a situação da pandemia tenha melhorado e as fronteiras entre os países estejam abertas. Desde o ano passado, a companhia mantinha a postura de retomar a rota em março passado, mas os planos mudaram por conta da doença.

O POVO + | ECONOMIA - Janeiro: Quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza cai 36%

Para atender às demandas do Ceará, a Air Europa destaca que conta com parcerias estratégicas com a Gol e com a Azul para conectar os passageiros com as atuais frequências em operação saindo de Guarulhos-SP, com destino a Madri, duas vezes por semana, às terças e quintas.

"A pandemia representa um grande desafio para o setor aéreo e a Air Europa tem observado o mercado cotidianamente para que possa retomar suas operações com segurança e qualidade o quanto antes. No momento, nossa previsão de retorno para Fortaleza é em dezembro de 2021, com duas frequências semanais. Com o avanço das campanhas de imunização, importante aliada no combate ao vírus, é possível revisitar as expectativas para a retomada", diz em nota.

Links úteis para o passageiros que quer suspender ou cancelar viagem

Azul

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem (Opção “Minhas Reservas”)

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos (Opção: “Malha aérea e regras de compra”)

Gol

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Latam

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos

Para orientações sobre voos cancelados e para o uso de créditos

Aéreas brasileiras não dão data para retorno de voos internacionais

Das aéreas nacionais, a Azul respondeu ao O POVO que sua rota com destino a Caiena (Guiana Francesa) segue sem previsão de retorno. Já a Gol espera que os voos para Buenos Aires (Argentina) e Orlando e Miami (ambas nos Estados Unidos) sejam retomados no segundo semestre, mas ainda não há data confirmada.

 

JERICOACOARA

Os voos da Gol para Jericoacoara foram suspensos temporariamente pela companhia aérea. A empresa promoveu uma série de suspensões temporárias de rotas que opera no Brasil e informou que deve ainda retomar a rota assim que julgar procedente.

DECLARAÇÃO

"Nossa economia não depende do turismo", foi o que declarou o embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra, em entrevista à mídia francesa. Ele ainda negou categoricamente a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro na crise sanitária que o País enfrenta e ainda disse que a culpa era "da esquerda" que não construiu hospitais.

O que você achou desse conteúdo?