Logo O POVO+
TAP retoma voos entre Portugal e Fortaleza com operação de três frequências
Economia

TAP retoma voos entre Portugal e Fortaleza com operação de três frequências

Serão três trechos diretos que, desde o fim de janeiro deste ano, estavam suspensos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Restrição não alcança aeroportos
 (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Restrição não alcança aeroportos

O governo de Portugal encerrou a suspensão de voos com Reino Unido e Brasil. A companhia aérea TAP informou que "prevê operar um total de 25 voos semanais para destinos brasileiros, dos quais, dois para Brasília, dois para Belo Horizonte, três para Fortaleza, seis para o Rio de Janeiro (um com partida do Porto), seis para São Paulo, dois para Recife, dois para Recife/Maceió e dois para Salvador". O início da operação foi ontem, 16.

Já para o Reino Unido, a expectativa é operar 15 frequências semanais para Londres-Heathrow. Mas as restrições de outros países continuam.

Mas, mesmo com a autorização dada para receber pessoas cuja origem é o Brasil ou a Inglaterra, o governo português impôs regras de testagem para esses passageiros. Conforme o comunicado da TAP, "os passageiros que cheguem a território nacional por via aérea (com exceção de crianças com menos de 24 meses de idade) têm de apresentar um comprovativo de realização de teste laboratorial RT-PCR à Covid-19, com resultado negativo, realizado 72 horas anteriores ao momento do embarque".

Os brasileiros ainda terão de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, "no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde" de Portugal.

A companhia ainda recorda os clientes que os bilhetes adquiridos até 31 de maio deste ano, com data de viagem marcada até 31 de dezembro de 2021, têm direito a uma alteração gratuita.

"A TAP acompanha em permanência a evolução dinâmica da pandemia e os seus impactos operacionais e a lista de rotas e voos disponível em sistema de reservas será ajustada sempre que as circunstâncias o exijam", informa a companhia.

A França, por exemplo, anunciou na última terça-feira, 13, que suas fronteiras estão fechadas para voos vindos do Brasil. O país se junta a outros europeus, como Holanda e Espanha, que restringiram as rotas com o território brasileiro pelo risco de contágio pela cepa P1 oriunda de Manaus.

O impacto para a aviação cearense é notória. Ao todo, quatro companhias estrangeiras (que são oriundas dos países citados) e três nacionais, que operam rotas internacionais a partir do Aeroporto de Fortaleza, estão sem voos. O POVO realizou levantamento com as companhias e a previsão de retorno para as que dão alguma sinalização é para o fim do segundo semestre deste ano a depender da condição da pandemia no País.

LEIA MAIS | França suspende todos os voos com o Brasil

+ Argentina também já suspendeu todas as rotas aéreas com o Brasil

De acordo com a Fraport Brasil - Fortaleza, administradora do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a estimativa de voos para o mês de abril é de 1.203, uma média de 40 por dia, todos nacionais. A expectativa é de ter movimentação de aproximadamente 6 mil passageiros por dia neste mês. A empresa ainda destaca que, "neste momento, não temos previsão de voos internacionais regulares de passageiros em Fortaleza."

Em comunicado em que se posiciona após a decisão do governo francês, a Air France ressalta que a decisão governamental é por tempo indeterminado e informará todos os clientes impactados. Sobre a retomada a Fortaleza, a aérea lembra que o retorno em junho não será mais possível. "Air France seguirá acompanhando as determinações do governo francês para definir e adaptar sua malha."

Esse cenário negativo se arrasta desde o início da pandemia. A queda dos voos e movimentação de passageiros, já faz até com que a administradora do aeroporto, busque um novo acordo de reequilíbrio financeiro pelo segundo ano consecutivo, nos moldes do que foi acertado em 2020, que corrigiu em mais de R$ 94 milhões o contrato pela depreciação causada pela pandemia e consequente redução de voos e passageiros.

Em entrevista ao O POVO no fim de fevereiro, a diretora comercial e de operações (COO) da Fraport Brasil, Sabine Trenk, destacou que a queda do fluxo foi superior a 56% no ano passado e, na sua avaliação, o cenário deve continuar parecido neste primeiro semestre.

+ Fraport negocia com ANAC novo reequilíbrio financeiro do contrato de concessão parecido com os R$ 90 mi de 2020

De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA na sigla em inglês - International Air Transport Association), o ano de 2021 continua com demanda diminuta de passageiros e caiu em fevereiro passado tanto na comparação com os níveis pré-pandemia quanto com o mês de janeiro.

As viagens aéreas internacionais apresentaram queda de 74,7% na comparação entre fevereiro de 2021 com o mesmo mês de 2020. O desempenho de todo o mercado mundial foi negativo. A Iata ainda registrou que o mercado doméstico brasileiro também apresentou queda de demanda na casa dos 35% no mesmo período.

"Dois componentes importantes precisam ser desenvolvidos com urgência para retomada eficientes das viagens aéreas. O primeiro é a definição de padrões globais para certificados digitais de teste e/ou vacinação da Covid-19. O segundo é um acordo do governo para aceitar certificados digitais. Nossas experiências até o momento mostram que os sistemas baseados em papel não são uma opção sustentável. São vulneráveis a fraudes", destaca o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

VEJA AINDA | Ceará foi uma das principais portas de entrada do coronavírus no País, diz estudo

+ Operações no Aeroporto de Fortaleza estão mantidas mesmo com lockdown

O temor dos europeus e, mais especificamente dos franceses, é a variante em circulação no Brasil. Por sinal, no pronunciamento em que fecha as fronteiras da França por tempo indeterminado, o primeiro-ministro Jean Castex, citou a ameaça das variantes brasileiras, como a P1, descoberta em Manaus, associada a maior transmissibilidade e letalidade. No Ceará, a decisão francesa fecha todas as possibilidades de brasileiros entrarem na Europa, agora só devem voar entre os destinos voos de repatriação de cidadãos europeus. "Sem saúde não tem turismo", lamentou o titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que ressalta que o turismo mundial só deve reaquecer quando a crise sanitária for superada e o turista retome a segurança em viajar.

A TAP opera voos diretos entre Fortaleza e Lisboa e desde o fim de janeiro suspendeu a rota. A fronteira entre os países estava fechada até então. A Air Europa, por exemplo, que opera a rota Fortaleza-Madri (Espanha), informou ao O POVO que só deve retomar as operações no Pinto Martins em dezembro caso a situação da pandemia tenha melhorado e as fronteiras entre os países estejam abertas. Desde o ano passado, a companhia mantinha a postura de retomar a rota em março passado, mas os planos mudaram por conta da doença.

O POVO + | ECONOMIA - Janeiro: Quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza cai 36%

Para atender às demandas do Ceará, a Air Europa destaca que conta com parcerias estratégicas com a Gol e com a Azul para conectar os passageiros com as atuais frequências em operação saindo de Guarulhos-SP, com destino a Madri, duas vezes por semana, às terças e quintas.

"A pandemia representa um grande desafio para o setor aéreo e a Air Europa tem observado o mercado cotidianamente para que possa retomar suas operações com segurança e qualidade o quanto antes. No momento, nossa previsão de retorno para Fortaleza é em dezembro de 2021, com duas frequências semanais. Com o avanço das campanhas de imunização, importante aliada no combate ao vírus, é possível revisitar as expectativas para a retomada", diz em nota.

Links úteis para o passageiros que quer suspender ou cancelar viagem

Azul

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem (Opção “Minhas Reservas”)

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos (Opção: “Malha aérea e regras de compra”)

Gol

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Latam

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos

Para orientações sobre voos cancelados e para o uso de créditos

Destinos com voos de Portugal

FORTALEZA

3 voos

RECIFE

2 voos

RECIFE/MACEIÓ

2 voos

SALVADOR

2 voos

BRASÍLIA

2 voos

BELO HORIZONTE

2 voos

RIO DE JANEIRO

6 voos

SÃO PAULO

6 voos

REINO UNIDO(LONDRES)

15 voos

MAIS INFORMAÇÕES:

www.flytap.com/pt-pt/alertas-e-informacoes

 

O que você achou desse conteúdo?