Logo O POVO+
Fortaleza aposta em parceria com Natal e outras capitais para reativar turismo
Economia

Fortaleza aposta em parceria com Natal e outras capitais para reativar turismo

|NOVAS ROTAS| A primeira iniciativa inclui roteiro em quatro municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte, tendo entre os destaques as praias de Canoa Quebrada e Pipa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, era um dos principais destinos turísticos cearenses antes da pandemia e vive expectativa de integrar nova rota (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima A praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, era um dos principais destinos turísticos cearenses antes da pandemia e vive expectativa de integrar nova rota

Os secretários de Turismo de Fortaleza, Natal e Tibau do Sul (RN), bem como o prefeito de Aracati anunciaram ontem a criação de um novo roteiro turístico ligando o Ceará ao Rio Grande do Norte e vice-versa, batizada de ‘Sol Nordeste’.


A iniciativa pretende oferecer pacotes em que o visitante possa iniciar uma viagem de sete dias por uma das capitais e encerrar pela outra, passando por dois dos principais destinos turísticos desses estados: as praias de Canoa Quebrada e Pipa.

O modelo é inspirado no que já é utilizado na Europa em que o turista pode conhecer mais de um país, tendo locais diferentes de chegada e de partida no continente. No caso de Fortaleza, a aposta é em estabelecer gradualmente parcerias turísticas com outras capitais, além de Natal, tais como São Luís, João Pessoa, Recife e Salvador.

O lançamento oficial da 'Rota do Sol Nordeste' está previsto para acontecer nos próximos dias 15 e 17, respectivamente, em Natal e Fortaleza. E esse não deve ser o único roteiro em que a capital cearense fará parceria com outras no processo de reaquecimento da atividade turística, na medida em que os indicadores da pandemia vão caindo e os de vacinação aumentando.

De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, “o início da recuperação passa por atrair turistas do próprio Nordeste. Depois de Natal, a próxima integração será com São Luís, no Maranhão. Nós já estamos programando lançar o roteiro no início de julho e a nossa ideia é ao longo do desse ano fazermos novas integrações entre as capitais do Nordeste”.

No caso específico da Rota Sol Nordeste, ele afirma que os entes públicos parceiros trabalham também para envolver as operadoras de turismo dos dois estados. “Nós entendemos que não adianta fazer todo esse projeto as agências de viagens, não aderissem à ideia, e para nossa boa satisfação tivemos já empresas que aderiram”, adianta Alexandre Pereira.

No Ceará, a primeira agência a aderir à nova rota foi a Wee Receptivo. Segundo a diretora de marketing e sócia da empresa, Barbara Redes, “o roteiro pode ser customizado. É um turismo em que se pode viver as experiências locais de cada destino”. Por sua vez, a agência Foco é a primeira habilitada para trabalhar o roteiro no Rio Grande do Norte.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Ceará (Abav-CE), Murilo Santa Cruz, o segmento vê com euforia o iminente lançamento da 'Rota do Sol Nordeste'. Ele calcula que o pacote médio, com hospedagem em apartamento duplo, ficará entre R$ 1800 e R$ 2000 por pessoa.

“Sabemos que o ticket médio em um pacote de sete dias atinge seu maior valor nos três primeiros dias e depois começa a cair. Interiorizando o roteiro e enriquecendo o cardápio de opções para ele, isso tende a não acontecer, o que beneficia os quatro destinos”, acrescenta.

Por sua vez, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, destaca outras rotas criadas no período pré-pandemia que devem ser reativadas na medida em que a retomada econômica e vacinação forem avançando.

Entre elas estão, a Rota das Emoções, com destaque para Jijoca de Jericoacoara, seguindo até os Lençóis Maranhenses; a Rota das Falésias, tendo o município de Beberibe como destaque; além da Rota do Café, na região do Maciço de Baturité.

“Essas rotas fazem parte de uma visão maior e devem ter integração aérea no futuro breve. Acreditamos que até dezembro, a gente volte a ter, inclusive, os voos regionais”, projeta.

O que você achou desse conteúdo?