Logo O POVO+
Com inflação, BC eleva juros ao nível de antes da pandemia
Economia

Com inflação, BC eleva juros ao nível de antes da pandemia

|Taxa básica| A 4,25% ao ano, a Selic já deve sofrer mais um aumento na próxima reunião do Copom, segundo sinalizou o Banco Central
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PARA o Carnaval, setor espera boa movimentação de turistas (Foto: Fernanda Barros)
Foto: Fernanda Barros PARA o Carnaval, setor espera boa movimentação de turistas

A escalada mais recente da inflação fez o Banco Central (BC) elevar, pela terceira vez consecutiva, a taxa básica de juros, a Selic. A decisão anunciada ontem à noite pelo Comitê de Política Monetária (Copom) foi de uma alta de 0,75 ponto porcentual, levando a Selic de 3,50% para 4,25% ao ano. Com isso, os juros no País retornaram ao patamar de fevereiro de 2020 - antes da pandemia de covid-19.

Além de elevar a Selic, o BC sinalizou que pretende fazer um novo aumento de 0,75 ponto porcentual no próximo encontro do Copom, marcado para 3 e 4 de agosto. Alguns economistas do mercado financeiro, porém, veem a possibilidade de uma alta de até 1 ponto porcentual em agosto, caso a inflação não dê trégua até lá. O BC também passou indicações de que o atual ciclo de alta tende a colocar a Selic em patamar mais elevado do que o previsto inicialmente.

"O comunicado (divulgado pelo Copom) foi um pouco além do que a gente esperava", disse o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, ao avaliar a decisão do BC. "Se a expectativa de inflação seguir aumentando, o próximo reajuste pode ser superior a 0,75 ponto porcentual", acrescentou. Já o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, classificou o comunicado como "hawkish" ("duro", no jargão do mercado financeiro). "Podemos classificar o comunicado como hawkish, uma vez que a autoridade abriu caminho para uma elevação de 1 ponto na próxima reunião."

O aumento do juro básico deve se refletir em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (geralmente, entre seis e nove meses). A elevação da taxa também pode afetar o consumo da população e os investimentos produtivos. Por trás do movimento, está a preocupação do BC com o avanço da inflação no País nos últimos meses.

Só em maio, a taxa bateu em 0,83% - o maior porcentual para o mês desde 1996. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação chega a 8,06%, puxada em grande medida pelos preços administrados pelo governo, como energia e combustíveis. Nas próprias projeções do BC, atualizadas ontem, a expectativa para a inflação este ano é de 5,8%.

Este porcentual já está acima da meta perseguida pela instituição em 2021, inclusive se for considerada a "margem de tolerância". O centro da meta é de 3,75%, com margem de 1,5 ponto (ou seja, uma inflação de até 5,25%). A decisão de ontem era largamente aguardada pelo mercado financeiro. De um total de 54 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 53 esperavam pelo aumento da Selic em 0,75 ponto, para 4,25% ao ano.

Ao justificar a decisão de ontem, o BC afirmou que a persistência da pressão inflacionária está "maior que o esperado". Desde o ano passado, a instituição vem citando os efeitos da alta de preços de alimentos e combustíveis como fatores para a escalada da inflação. Desta vez, o BC acrescentou um ingrediente ao cenário: a seca que atinge as hidrelétricas e tende a elevar os preços da energia, como forma de compensar os gastos extras que o País terá com a produção das termoelétricas.

Na terça-feira, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, disse que até o fim deste mês vai definir os novos valores das bandeiras tarifárias. O reajuste do patamar mais alto, a bandeira vermelha 2, deve ultrapassar os 20% previstos inicialmente pela agência.

Ao mesmo tempo, o BC teme que o avanço da vacinação faça os brasileiros consumirem mais serviços nos próximos meses - o que também pode impulsionar os preços neste setor da economia. Na outra ponta, a recente queda do dólar ante o real é um fator de alívio para a inflação.

O que você achou desse conteúdo?