Logo O POVO+
Ceará será a Arábia Saudita da produção de hidrogênio, projeta secretário
Economia

Ceará será a Arábia Saudita da produção de hidrogênio, projeta secretário

Maia Jr. afirma que novo protocolo de entendimento está próximo de ser assinado pela australiana Fortescue
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
COMPLEXO DO PECÉM é um dos grandes fatores que têm atraído o interesse dos grandes grupos globais por conta da facilidade logística para exportação. (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE COMPLEXO DO PECÉM é um dos grandes fatores que têm atraído o interesse dos grandes grupos globais por conta da facilidade logística para exportação.

O hub de hidrogênio verde no Ceará lançado no início deste ano vai colocar o Estado num patamar privilegiado de produção de hidrogênio no mundo. Com as maiores potências mundiais em busca de novas matrizes energéticas, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior, afirma que o Estado será uma referência mundial na exportação de energia, pois vai mudar o combustível que move as indústrias e o transporte. Além da Energix Energy, empresa que anunciou o primeiro investimento no Complexo do Pecém para construir a maior planta de produção de hidrogênio verde do mundo, o Governo deve anunciar novo investimento, agora da Fortescue Metals Group.

Veja entrevista completa na live Economia na Real:

 

"O Ceará pode sonhar em ser um dos maiores produtores de combustíveis (oriundo de matrizes sustentáveis) não só do Brasil, mas do mundo", diz. Maia ainda ressalta que esse é um projeto que vem sendo desenvolvido há anos, num processo em que o Ceará buscava encontrar cadeias econômicas que fossem condizentes com suas potencialidades. "Dizia há alguns anos que daqui a 20 anos seríamos a Arábia Saudita do hidrogênio verde. E hoje eu digo, com base no potencial que temos, o Ceará será um player mundial".

O titular da Sedet ainda fez uma analogia com a Opep, o clube dos maiores produtores de petróleo, para afirmar que o Estado estará inserido no clube dos maiores produtores de hidrogênio.

Ele ainda confidenciou que as conversas com a australiana Energix foram iniciadas em meados de 2020, quando a empresa avaliava onde aportar recursos e estava mais pedida a fazer isso no Maranhão. Após duas conversas, o entendimento dos australianos mudou, o Governo do Estado agilizou um programa que formasse um modelo de desenvolvimento pioneiro na cadeia de energia até a assinatura do protocolo de entedimento e assinatura de um decreto que lançou um grupo de trabalho que estrutura polos de produção, pesquisa e utilização da matriz.

Depois da assinatura do protocolo, outras gigantes do setor de energia passaram a bater na porta do Ceará. A Linde (White Martins) estreitou conversas e está analisando a possibilidade de se juntar ao hub, assim como mais recentemente a Qair. Executivos da multinacional australiana Fortescue Metals Group, estiveram no Complexo do Pecém conhecendo as instalações.

Maia destaca que a conversa com a Fortescue está adiantada e a intenção do grupo, que um dos quatro maiores produtores de minério do mundo, é de lançar o maior investimento e projeto mais robusto dos que já chegaram até o conhecimento da Sedet.

"Hoje, na nossa mesa de negociação e discussões, que não posso revelar, nós temos quase uma dezena de grandes empresas mundiais discutindo com a gente não só plantas de hidrogênio, mas também grandes investimentos em energias renováveis", completa.

As afirmações foram feitas na estreia da live semanal Economia na Real, ontem, no canal do O POVO no YouTube, que tratou sobre os impactos da implantação do hub de Hidrogênio Verde na economia cearense. O projeto, que tem apresentação de Adailma Mendes, editora-chefe de Economia do O POVO, teve como convidados também o presidente da Qair Brasil e presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu; e o diretor-presidente do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Nunes.

Conheça o programa

Entender de economia nem sempre é fácil. Ainda mais em tempos como esses, de tantos desafios e com grande volume de informações, que exigem das pessoas uma adaptação muito rápida de cenário. Com o objetivo de manter sua audiência bem informada, em diferentes canais e linguagens, o Grupo de Comunicação O POVO lança nesta quinta-feira, 17, o Economia na Real, que trará semanalmente um time especial de convidados para debater temas importantes que estão dominando o noticiário econômico.

LEIA TAMBÉM | Está no ar o primeiro episódio do programa Dei Valor; assista 

+Programa Jogo Político estreia nesta terça-feira nas plataformas digitais do O POVO

Será um bate-papo mais aprofundado com especialistas sobre o tema quente da semana no noticiário econômico. O programa é para quem acompanha o segmento e quer ouvir mais análises, repercussões e explicações sobre temas que estão na pauta nacional ou regional.

Com uma hora de duração, a live será transmitido sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no YouTube e no Facebook do O POVO. A apresentação é de Adailma Mendes, editora-chefe de Economia do O POVO, e terá como convidados especialistas, empresários, representantes do setor público, privado ou da sociedade civil organizada.

No episódio de estreia, nesta quinta-feira, dia 17, o tema é o futuro da economia do Ceará a partir do hub de hidrogênio verde. Participam da live o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Ceará (Sedet), Maia Junior; o presidente da Qair Brasil e presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu; o diretor-presidente do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Nunes; e o repórter especial de Economia do O POVO Armando Lima.

“A expectativa é de uma ótima receptividade do público. São duas vertentes bem diversas, mas que interessa a todos os públicos. São produtos que estão sendo feitos com muito carinho”, reforça o editor chefe do Núcleo de Imagem do O POVO, Chico Marinho.

Serviço

Economia na Real 

1º Episódio - O futuro da economia do Ceará a partir do Hub de Hidrogênio Verde

Onde assistir: Youtube e Facebook do O POVO

Já viu também o programa Dei Valor sobre educação financeira? Veja o vídeo abaixo

O que você achou desse conteúdo?