Logo O POVO+
Programa Fortaleza Capacita pretende qualificar 30 mil empreendedores
Economia

Programa Fortaleza Capacita pretende qualificar 30 mil empreendedores

A campanha de convocação para integrar ao projeto será feita durante todo o mês de julho deste ano, assim como a impressão do material didático e capacitações, que começam ainda neste mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sarto é prefeito de Fortaleza (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter Sarto é prefeito de Fortaleza

Trinta mil empreendedores de Fortaleza terão uma nova ação de apoio ao crescimento de negócios. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), a Prefeitura da Capital lançou o programa "Fortaleza Capacita" ontem, 28, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao todo, 25 mil empreendedores serão contemplados com ações gratuitas de capacitação em gestão empresarial e 5.640 com consultorias individuais sobre seus respectivos negócios até junho de 2022.  

LEIA MAIS | Empreendedorismo na periferia: O potencial de consumo que não pode ficar na margem da economia

"Essa parceria vai impactar muito a vida do pequeno empreendedor, aquele que vende no seu bairro. Vamos ter treinamento, ensinar a fazer orçamento, coisas que parecem simples, mas vão melhorar a vida do empreendedor. Isso vai fortalecer a política de desenvolvimento econômico", destacou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

LEIA TAMBÉM | 107 mil alunos do ensino fundamental da rede pública do Ceará receberão aulas de empreendedorismo

A campanha de convocação para integrar ao projeto será feita durante todo o mês de julho deste ano, assim como a impressão do material didático e capacitações, que começam ainda neste mês. As consultorias, por outro lado, irão começar no mês de outubro.

Além do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE e da Federação das Indústrias do Estado, Ricardo Cavalcante, também participaram do lançamento do projeto. 

Em detalhamento do projeto, Alci Porto, diretor técnico do Sebrae, comenta que iniciativa parte da identificação do surgimento expressivo de empreendedores como consequência direta da pandemia de Covid-19 e do aumento da taxa de desemprego no Estado. "O nosso desafio é tornar essa pessoa que empreendeu por necessidade, em uma empresa por oportunidade, para que possa empreender com competitividade", complementa. 

Outro objetivo do projeto é reduzir o índice de mortalidade empresarial no Ceará, garantindo que os empreendimentos possam se fortalecer com o tempo. Entre as principais dificuldades identificadas pelo Sebrae estão a falta de planejamento adequado, ausência de informação qualificada, baixo conhecimento sobre gestão, desinformação sobre temas como marketing, finanças, inovação e afins, além da dificuldade de acesso a crédito.

As inscrições para o programa Fortaleza Capacita poderão ser feitas no Canal do Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Fortaleza. Os interessados em participar do programa podem tirar dúvidas com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo e-mail fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br

As formações ofertadas seguirão a seguinte disposição:


>> 4.320 vagas de consultorias para integrantes do programa meu bairro empreendedor.

>> 9 mil vagas para mulheres que queiram criar seus próprios negócios e outras 4,8 mil vagas para oficinas de aperfeiçoamento de gestão para empreendedorismo feminino.

>> Mil vagas para requalificação dos permissionários da Beira Mar de Fortaleza, com foco no atendimento, precificação e qualidade do atendimento.

>> Com foco em ações de impulsionamento de vendas, serão ofertadas 4,8 mil vagas para feirantes, comerciantes, artesão e ambulantes de Fortaleza.

>> Haverão ainda 1.080 vagas para ações de design criativo. 

O projeto irá focar em soluções para tais pontos, mediante formação, consultoria e treinamento dos empreendedores por meio de consultorias online e cursos de formação disponíveis nas plataformas de ensino do Sebrae, além de ações presenciais quando a crise sanitária da Covid-19 for sanada.

Uma das iniciativas a serem implementadas é passar de 94 para 150 salas de atendimento dentro das regionais e entidades públicas de gestão dos municípios no Ceará, com agente de desenvolvimento treinado pelo Sebrae para acelerar o processo de atendimento ao empreendedor, interligando ações estaduais com iniciativas de orientação nacional.

Ao todo serão quatro etapas, começando pela sensibilização e mobilização dos empreendedores em procurarem o Sebrae e a prefeitura de Fortaleza, seguida pela formação de multiplicadores, com capacitação de lideranças e articulação com redes de negócios locais, segmentadas por setor e bairro da Cidade. A terceira etapa será a realização de capacitação de consultoria e gerência dando sequência ao monitoramento e avaliação das ações implementadas e de seus resultados no fortalecimento do empreendedor e de seu negócio.

Estratégias de venda, divulgação do produto, contato com cliente, presença nas mídias sociais e organização das finanças são alguns dos pontos a serem trabalhadores pelo programa. Ao todo serão realizadas 14.680 horas de consultorias e formação


O que você achou desse conteúdo?