Logo O POVO+
Ceará Conectado vai levar internet grátis para todos os municípios
Economia

Ceará Conectado vai levar internet grátis para todos os municípios

O anúncio do novo programa foi feito ontem pelo governador Camilo Sanatna. A ideia é dobrar o tamanho do Cinturão Digital, conectando todos os órgãos de administração pública existentes no Estado e com pontos de acesso gratuito nos municípios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA,CE, BRASIL, 10.08.2021: Pessoas utilizam rede gratuita de wi-fi na praça do Ferreira. Ceará terá internet de graça em espaços públicos de todos os municípios.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA FORTALEZA,CE, BRASIL, 10.08.2021: Pessoas utilizam rede gratuita de wi-fi na praça do Ferreira. Ceará terá internet de graça em espaços públicos de todos os municípios. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Todas as cidades cearenses terão pontos de acesso gratuito de internet em locais públicos. O anúncio foi feito ontem pelo governador Camilo Santana (PT) nas redes sociais. A medida é uma forma de consolidação do hub de infraestrutura de dados e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Batizado de programa Ceará Conectado, os detalhes serão enviados à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) por meio de um projeto de lei a ser analisado pelos deputados. No anúncio, Camilo destacou que o projeto de levar internet gratuita para os 184 municípios cearenses faz parte de uma estratégia de transformar o Estado em um hub tecnológico.

"O Ceará é o segundo ponto mais conectado do planeta. Os cabos de internet que entram no Brasil, entram pelo Ceará. Portanto, instalou-se aqui a Angola Cables, vários data centers. Nós estamos vivendo no mundo da conectividade", lembrou.

Camilo ainda falou sobre os trabalhos envolvendo o Cinturão Digital. O projeto anunciado tem o intento de dobrar o tamanho e capacidade desse programa governamental. "Então, o que o Ceará tem feito para entregar os tablets para os alunos, os notebooks para os professores, a conectividade nas escolas, o Cinturão Digital, é investimento em conectividade. Hoje, somos o Estado com maior rede de fibra óptica".

LEIA AINDA | Ceará assina acordo com Amazon para centro de transformação digital em projeto inédito no Brasil

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pelo Cinturão Digital, ficará encarregada de operacionalizar o novo programa.

"Temos hoje no Ceará a maior rede pública de fibra óptica do Brasil, e somos o segundo lugar mais conectado do mundo, por meio dos cabos submarinos. A ideia é levar essa conexão para todos os 184 municípios cearenses", argumenta o governador.

O POVO questionou o Governo sobre os prazos e o investimento realizado nesse aporte, mas o texto da PL ainda não foi finalizado. Os detalhes do funcionamento do programa, investimento necessário, bem como sobre o cronograma de implementação, serão divulgados a partir do envio do PL para avaliação dos deputados estaduais. Ainda não há também um prazo para que os pontos de conexão gratuita sejam implementados.

Entre os municípios que já estão sendo alvos de estudos da Etice para implementação dos pontos de acesso gratuito estão: Maranguape, Pacajus, Horizonte, Acaraú e Chaval. O foco é permitir que todos os órgãos de gestão e administração públicos das cidades cearenses possuam internet gratuita, com fornecimento do Estado.

"Essa rede poderá servir as prefeituras dos municípios, as escolas, aos órgãos municipais. A conectividade nas praças centrais do municípios", projeta Camilo ao mencionar que os locais exatos da instalação dos pontos de acessos serão decididos por meio de reuniões com cada prefeitura.

(Colaborou Alan Magno)

Como estão os demais hubs que estão sendo desenvolvidos no Ceará

Infraestrutura de Dados e T.I (conectividade): Maior centro de conexões de cabos submarinos de fibra óptica do mundo, o Ceará, nos últimos anos, tem recebido investimentos milionários nos cabos e na instalação de data centers, proporcionando internet de alta velocidade com menor latência. Em junho deste ano foi inaugurado o cabo EllaLink, que conecta Fortaleza à Sines (Portugal). Mas o projeto de maior destaque é o da Angola Cables, que além de dois cabos submarinos, inclui um data centerinaugurado em 2019.

Portuário: Com o anúncio da parceria com compra de 30% de ações entre o Governo do Ceará e a autoridade do Porto de Roterdã (o maior da Europa) para administrar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), em 2018, iniciou-se a formatação de um centro de conexões portuária de cargas no Estado. Hoje, o Porto do Pecém movimenta mais de 1,5 milhões de toneladas por mês.

Aéreo: O início das operações do hub aéreo aconteceu quando foi concluída a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins para a subsidiária alemã Fraport Brasil, em 2018. Isso proporcionou a negociação de grandes rotas internacionais, como o centro de conexões da Air France-KLM, ligando de forma direta o Ceará à Holanda e França. Depois veio parceria com a Air Europa ligando o Estado com a Espanha. Com empresas nacionais, há ainda acordos com a Gol e Latam, que operam mais de uma dezena de destinos nacionais de forma direta.

Energia Renovável/Hidrogênio Verde: Projeto de produção energética a partir de fontes renováveis é uma bandeira do Estado desde a década de 1990, sendo pioneiro. Mas, em fevereiro deste ano, o Governo deu o pontapé inicial para a instalação de um hub de Hidrogênio Verde no Estado. O combustível, produzido a partir de fontes de energias renováveis, é apontado como peça-chave no processo de descarbonização do planeta nos próximos anos. Além de assinar acordos com diversas entidades do estado para fomentar a estruturação de uma cadeia produtiva em torno do produto, o Governo tem assinado protocolos com empresas interessadas em investir na área. Somente nos dois principais acordos, com a Fortescue e a Qair Brasil, teremos investimentos de 6 bilhões e 6,95 bilhões de dólares.

Comércio Exterior: Mais novo projeto desenvolvido no Ceará, formalizado em julho deste ano, esse hub prevê a utilização do espaço do Complexo do Pecém como estratégia para a atração de negócios, por meio de um centro de importação. Isso deve beneficiar empresas cearenses que ainda não possuem estrutura e capacidade para realizar operações internacionais.

Logística (Centros de Distribuição): Outro projeto do Estado é se tornar o grande centro de conexões de logística no Nordeste. Observando a demanda crescente do e-commerce, o Ceará tem fechado parcerias com grandes players para instalação de centros de distribuição. Gigantes do varejo como a B2W (opera Submarino, Shoptime, Americanas.com) e Amazon já detém suas estruturas na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

O que você achou desse conteúdo?