Logo O POVO+
Abav Expo marca retomada de grandes eventos no Ceará
Economia

Abav Expo marca retomada de grandes eventos no Ceará

Evento-teste| A Abav Expo & Collab, que começa hoje e segue até o dia 8, é considerada uma das principais feiras de turismo no Brasil e será o primeiro evento-teste de grande porte no Estado. Expectativa é reunir até 10 mil pessoas no evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CENTRO DE EVENTOS Dez anos este ano do equipamento de cerca de 80 mil m2 e custo original de cerca de R$ 500 milhões (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação CENTRO DE EVENTOS Dez anos este ano do equipamento de cerca de 80 mil m2 e custo original de cerca de R$ 500 milhões

O que parecia impensável há cerca de seis meses no auge da segunda onda pandêmica em Fortaleza, reunir dez mil pessoas ao longo de três dias de exposição, começa a se tornar realidade a partir da manhã de hoje. A 48ª edição da Abav Expo & Collab, um dos principais encontros do calendário turístico nacional terá como palco o Centro de Eventos do Ceará, marcando a retomada dos grandes eventos no Estado.

Seguindo protocolos sanitários rígidos, que exigem de todos os participantes a comprovação da imunização completa contra a Covid-19 (ou parcial, desde que acompanhada de teste negativo para a doença), a convenção terá 184 expositores, 50 painéis e a apresentação de mais de 70 destinos turísticos entre nacionais e internacionais. O público será distribuído ao longo dos três dias de duração do evento com limitação de fluxo simultâneo de três mil pessoas.

Apesar do marco em termos de retomada de público presencial em grande escala, a Abav Expo & Collab terá formato híbrido, com salas virtuais que podem ser visitadas por meio de uma plataforma online.

LEIA TAMBÉM | Beach Park anunciará nova atração durante primeiro grande evento desde o início da pandemia

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Ceará (Abav-CE), Murilo Santa Cruz, destacou que o evento coincide com importantes ações no mercado turístico no País e no mundo. Ele cita a autorização da retomada dos cruzeiros marítimos na costa brasileira, o anúncio da abertura das fronteiras para brasileiros nos Estados Unidos e na imensa maioria dos países europeus, como exemplos dessas movimentações.

“Eu acho que vai ser uma retomada bem vigorosa do nosso segmento e, oxalá, seja sustentável. No Ceará, temos expositores ligados a entidades governamentais, prefeituras de cidades com vocação turística, agentes do turismo local, estandes destacando nossos principais roteiros, como a Rota das Emoções (de Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses)”, exemplificou Santa Cruz.

Em 2021, por meio de articulações entre prefeituras de diferentes cidades nordestinas, foram lançadas dois novos roteiros ligando à capital cearense às cidades de Natal e de São Luís, respectivamente.

Nesse sentido, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, ressaltou que a Capital está entre os destinos mais buscados do País, referindo-se à recente pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O gestor atribuiu o fato às “ações que valorizam nosso potencial atrativo, capacitando profissionais do setor, fazendo interlocução com outras capitais turísticas, estimulando empresas a adotarem práticas acolhedoras”.

Por sua vez, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, enfatizou que “esse é o primeiro grande evento de turismo corporativo na cidade após o início da pandemia, movimentando a economia com os cinquenta setores que fazem parte da cadeia do turismo”. Durante a exposição, a Pasta pretende anunciar a retomada do Observatório do Turismo, colhendo levantamentos de dados durante o evento.

A solenidade de abertura da Abav Expo & Collab deve contar, ainda, com o ministro do Turismo, Gilson Machado; do presidente da Embratur, Carlos Brito; do governador do Ceará, Camilo Santana; do secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho; do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos; além da presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, entre outras autoridades.

O que você achou desse conteúdo?