O fluxo internacional de turistas para o Ceará e para o Brasil deve retornar de forma plena em junho de 2022, de acordo com projeção do secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
A declaração foi dada ontem em entrevista a O POVO no segundo dia da Abav Expo & Collab, que acontece no Centro de Eventos em Fortaleza desde a última quarta-feira, 6, e segue até hoje. O evento é o primeiro de grande porte realizado no Estado e o também o primeiro no segmento turístico nacional a receber público superior a 3 mil pessoas simultaneamente (11 mil no total).
“As pessoas estão bastante otimistas de que nós vamos voltar até dezembro deste ano a ter a cadeia turística funcionando plenamente, dentro do País. Internacionalmente, eu acredito que será em junho do ano que vem, com a vacinação acontecendo de forma avançada. Se você tiver 70% a 80% da população vacinada com as duas doses o turismo internacional aqui virá forte porque na Ásia, diferentemente de nós, esse processo está acontecendo de forma lenta. Então, na hora que chegar o verão europeu e norte-americano nós estaremos muito fortes”, argumentou.
O secretário do Turismo também citou alguns movimentos recentes, como a retomada dos voos da Air France-KLM para Fortaleza, entre os indicativos dessa recuperação. “Nós já conseguimos ser a capital do Nordeste com mais voos. A Air France já está voltando com a mesma quantidade que tinha anteriormente e a KLM até março. Devemos voltar voos para a América do Norte em janeiro ou fevereiro. Estamos trabalhando com a Azul para fazer um voo internacional. Estamos bem articulados com as companhias aéreas”, listou. Sobre o retorno dos cruzeiros marítimos, Arialdo Pinho pontuou, contudo, que a retomada será mais lenta.
A propósito, entre os 184 expositores da Abav Expo & Collab também estão representantes de algumas das maiores operadoras desse tipo de modal turístico, que foi um dos mais impactados pela crise sanitária. O gerente comercial da Norwegian Cruise Line, João Gonçalves, destacou que “a companhia chegou a ter 18 navios parados no mundo inteiro. A gente teve de manter uma tripulação mínima apenas para a manutenção das embarcações. Antes da pandemia, a gente chegava a ter 1.200 brasileiros embarcados em nossa frota. Reiniciamos no dia 25 de junho um roteiro na Grécia e agora retomamos um para Barcelona”.
O grande destaque da exposição, no entanto, são os estandes que destacam os destinos domésticos, fortalecidos com a retração do turismo internacional. No de Campina Grande, por exemplo, um casal caracterizado com roupas alusivas ao São João, principal data turística da cidade paraibana, dava as boas-vindas aos visitantes. A própria secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo daquele município, Rosália Lucas, estava vestida a caráter. “Estamos fortalecendo nosso destino, nesse momento em que Juliette (vencedora do BBB 21), filha da nossa cidade, nos promoveu tanto na mídia nacional e vamos aproveitar esse gatilho”, disse.
Por sua vez, a diretora de promoções da secretaria do Turismo da Bahia, Regina Ahmed, fez questão de ressaltar que o estado tem atrativos para o turista que vão para além de Salvador. “São treze regiões turísticas marcando presença aqui e a cada dia aparece uma coisa nova para mostrar ao turista. A gente tem muito força também no turismo religioso, principalmente, após a canonização de Santa Dulce dos Pobres, a Chapada Diamantina, o litoral muito diverso”, listou. Ela acrescentou que a maior data turística baiana, o Carnaval, deve ser realizado em maior ou menor grau, mesmo admitindo a incerteza atual.
O estande da Bahia também foi marcado por anfitriãs devidamente caracterizadas com vestimentas típicas e entregas das fitas do Senhor do Bonfim. Outros destinos como o Estado do Tocantins e a cidade de Joinville, em Santa Catarina, também apostaram na aproximação do público com personagens representativos das culturas locais. Hoje, no encerramento da Abav Expo & Collab será escolhida a próxima cidade-sede da exposição, a ser realizada em 2022.