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Com menos carro zero na praça, preço dos usados dispara em Fortaleza
Economia

Com menos carro zero na praça, preço dos usados dispara em Fortaleza

Em 2021| No acumulado do ano, o preço dos veículos subiu 9,65% em Fortaleza. Mas, para alguns modelos, o percentual é ainda maior. Especialistas avaliam que essa é a maior valorização desde o Plano Cruzado
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 Em Fortaleza,  a inflação dos veículos usados acumula alta de 9,65% (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA  Em Fortaleza, a inflação dos veículos usados acumula alta de 9,65%

Com poucos carros 0 km sendo colocados no mercado devido à redução de capacidade das fábricas, o consumidor que compra um veículo novo na concessionária pode esperar até três meses para receber o veículo. A solução tem sido recorrer aos veículos usados. Essa alternativa, porém, não tem sido das mais agradáveis ao bolso. Especialistas pontuam que os seminovos e usados tiveram em 2021 valorização que não se via desde o Plano Cruzado (nos anos 1980). Em Fortaleza, a alta consolidada chega a 9,65% entre janeiro e setembro, mas alguns modelos superam esse percentual.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) - que é a entidade que tem a maior expertise em relação aos valores de carros seminovos e usados, de fevereiro de 2020, antes da pandemia, até julho deste ano, os preços dos usados subiram mais de 24%. No mesmo período, a valorização dos modelos zero quilômetro foi de 20%. Quando analisamos o recorte entre setembro de 2020 e setembro passado, últimos 12 meses, a variação de preços já chega a 30,25%.

Segundo dados do IBGE, as altas continuam. Em outubro, as famílias pagaram mais pelos automóveis novos (1,64%), automóveis usados (1,56%) e motocicletas (1,27%). O caso dos automóveis usados merece maior atenção já que eles seguem em trajetória de alta há 13 meses seguidos.

Numa condição de mercado normal, um automóvel perde entre 15% e 20% de seu valor de mercado após um ano de uso. Mas tem sido comum ver modelos que valorizam e os donos podem negociar o veículo por mais dinheiro do que pagaram na compra. Esse foi o sinal para muitos motoristas voltarem à concessionária e buscarem a troca.

De acordo com Everton Fernandes, presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindvel-CE), o desequilíbrio entre oferta e demanda advém desde a quebra da cadeia de produção em 2020, o que impactou tanto o mercado de seminovos, quanto de usados. Quando não há produção suficiente de novos, o estoque dos seminovos diminui por consequência.

Everton lembra que antes da pandemia houve a migração de muitos consumidores para o transporte público ou por aplicativos, diminuindo a quantidade de veículos na garagem como forma de diminuir custos. Mas, com o início da pandemia e a necessidade de isolamento social, precisaram recomprar os veículos. Foi aí que o equilíbrio da cadeia ruiu.

"A nossa expectativa é que o reequilíbrio só volte em 2023. A retomada da produção de automóveis deve melhorar só em 2022, pois há problemas com a falta de componentes para a fabricação", explica.

Dentre os itens que estão em falta na indústria automobilística, estão componentes eletrônicos, como chips, essenciais para sistemas de segurança, aceleração, freios e iluminação.

Quais os veículos mais valorizados?

No Ceará, os veículos com maior valorização foram os populares completos - com vidros e travas elétricos, ar-condicionado, tiveram um aumento muito maior com esses carros, mas, de forma geral, todos subiram de preço. Everton conta que até linhas de marcas de alto padrão, como a Jeep enfrentam problemas. Os clientes que não querem esperar na fila de espera do carro novo, buscam os modelos seminovos, inflacionando o preço.

Entre os modelos que apresentam as maiores valorizações, está o Fiat Marea 2002, com alta de 8,5%, segundo a plataforma de compra e venda de veículos InstaCarro. Mas há casos, como o do Hyundai Tucson 2018, que a valorização foi 33,5%.

Sávio Torres é proprietário da Savel Veículos e conta que a grande dificuldade tem sido repor o estoque, já que as vendas nunca estiveram tão aquecidas em pelo menos um ano e meio. "Enquanto não regularizar as entregas dos veículos novos, as vendas não devem esfriar."

Confira os modelos mais inflacionados:

1° - Hyundai Tucson 2018

Valorização: 33,50%

2° - Chevrolet Tracker 2021

Valorização: 12,88%

3° - Mitsubishi L200 Triton 2018

Valorização:10,30%

4° - Mercedes-Benz GLA 250 2015

Valorização: 9,50%

5° - Volkswagen Fox 2022

Valorização: 8,70%

6° - Fiat Marea 2002


Valorização: 8,50%

7° - Volkswagen Saveiro 2015

Valorização: 8%

8°- Volkswagen Polo 2020

Valorização: 7,90%

9° - Volkswagen Cross Up 2019

Valorização: 7,50%

10° - Fiat Strada 2021

Valorização: 7,40%

Fonte: InstaCarro


VALORIZAÇÕES NA TABELA FIPE - Usados (%)

Setembro - 3,06
Acumulado 20212 - 4,49
Acumulado em 12 meses - 30,25

Fonte: Fipe

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