A dúvida que pairou sobre o mercado nos últimos 20 meses era se a pandemia e a imposição do isolamento social ao redor do mundo poderia frear a alavancagem de inovação acontecida desde o início da década passada. Mas, segundo o gerente de Parcerias Globais do Google, Rodrigo Bravo, a crise que abalou o mundo, apesar dos notáveis impactos econômicos, proporcionou avanço acelerado da inovação.
"Toda crise econômica ao mesmo tempo é danosa, é uma oportunidade. O mundo evoluiu em dois anos o que deveria demorar 20 anos", afirma ele, que participou do painel "Alavancas para a transformação do futuro", destaque do segundo dia do 4Town, evento de inovação e empreendedorismo no Ceará, promovido pela aceleradora de startups do Grupo de Comunicação O POVO, a Casa Azul Ventures.
LEIA MAIS | OP+ Investimento de empresas em startups cresce no Brasil
Ele ainda lembra que um dos principais desafios é continuar desenvolvendo soluções que possam contribuir com esse "novo normal". Rodrigo ainda enfatiza que, além da análise do cenário macroeconômico e soluções da indústria, o Google tem olhado com atenção o que tem sido a preferência dos consumidores.
O home office é um exemplo. O mercado de tecnologia teve de se adaptar rápido e apresentar ao mercado soluções que aproximam pessoas virtualmente, como o Google Meet e o Zoom. Objetivo agora é antecipar a demanda. O gerente do Google destaca que dos brasileiros que acessam à internet, 90% o fazem a partir do mobile. "É uma oportunidade" de popularizar rapidamente novas tecnologias, conectar mais e melhor.
E a forma de levar mais e mais informação para os usuários também é pensada. Rodrigo enfatiza que a qualidade é importante neste processo, fake news é uma das principais preocupações, além do fortalecimento dos canais de notícias profissionais e independentes, em que Rodrigo exemplifica com O POVO.
Mas como o empreendedor pode transformar esse maior alcance das plataformas digitais em vendas? Na palestra "Como explorar sua presença digital e ter mais resultados", a líder de Marketing da KingHost, Janaína Ferreira, destaca que mesmo com as diversas tecnologias que estão sendo lançadas, o mundo digital não tem por objetivo se tornar mais complexo. No evento ela ainda anunciou o lançamento de um e-book que ser divulgado com exclusividade, que libera um checklist de como alavancar plataformas e proporcionar vendas.
Janaína enfatiza que o ambiente digital tem suas complexidades, sim, mas com algumas ações-chave é possível empreender com sucesso no início. Por exemplo, a pulverização da marca em diversos canais. "Seja através de parceiros ou uma troca de links, começando a fazer essa construção de rende, começar a fazer uma presença forte nas redes sociais também é importante. Ela pode não ser boa para ser seu único canal, na dependência, pois lá é muito limitado. Mas ter esse tipo de exposição, também a questão do patrocínio e parcerias com marcas semelhantes, influenciadores com sinergia. Aí vai depender do mercado em que está inserido, mas é preciso pulverizar para construir cases que complementem a marca".
A importância de redes sociais na alavancagem também foi destacada, como a a ferramenta Facebook Ads, como forma de aumentar a visualização da marca, com chances de fidelização e de conexão com seus públicos. "É relevante, pois sabemos que as pessoas estão no Instagram. (As redes sociais) Não são o foco para conversão final, mas as ferramentas ajudam como meio de funil para que você leve eles à decisão da compra."
Para Filipe Dummar, CEO da Casa Azul Ventures, o encontro se destaca pela excelência das discussões. “O evento vem se consolidando como o melhor do Ceará em inovação, empreendedorismo e venture capital, trazendo nomes nacionais, para discutir o futuro do ecossistema brasileiro das startups. Além disso, a relevância de você conversar com quem idealizou e mostrou resultado muda completamente a visão de inovação que tem muita inspiração, mas tem também, e sobretudo, transpiração”, avalia Filipe, que também teve participação na programação deste segundo dia.
Veja como a expansão das fintechs, chegado do PIX e descentralização bancária podem mudar o quadro no mercado bancário no Economia na Real
DESTAQUES
No segundo dia do evento, algumas atividades foram destaques no público, como foi o caso da palestra Line Up Amazon Web Services (AWS): “Tecnologias e tendências para startups tracionarem”, com Clara Bidorini, gerente de Corporate Venture para Startups da AWS. Também houve a palestra "Prontos para inovar quando o mundo precisa", com Rodrigo Rodrigues, gerente de Inovação da Janssen - Pharmaceutical companies of J&J, em que ele falou sobre como a fabricante de vacina atuou durante a pandemia e biotechs foram solução no momento de crise e agora trabalham no desenvolvimento de outras soluções para saúde.
PROGRAMAÇÃO 27/11/2021 - 4TOWN DIGITAL
10:00 - Encontro Presencial + networking
Local: Orla Praia Club.
- Welcome drinks
- DJ ao vivo
- Gift by Talismã Joias