O Porto do Pecém teve a capacidade de movimentação de cargas ampliada para 40 milhões de toneladas por ano com a inauguração da segunda expansão de sua história. Até então, a capacidade total era de 28 milhões de toneladas/ano. Com investimento de R$ 772,8 milhões advindos de financiamento do BNDES, o espaço inaugurado ontem no terminal portuário conta com novo portão de acesso (Gate 2), uma ponte para os píeres (Ponte 2) e um berço de atracação (Berço 10).
O ritmo de crescimento da movimentação de cargas no porto continua forte neste início de 2022, segundo dados consolidados pelo Complexo do Pecém. Em janeiro, a movimentação de cargas passou de 1,95 milhão de toneladas, o que representa um avanço de 37% ante igual mês do ano passado.
Vale lembrar que, em 2021, o Pecém teve seu melhor resultado histórico, movimentando mais de 22,4 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 40,7% ante a movimentação de 2020.
A cerimônia realizada ontem no espaço do novo berço de atracação marcou ainda o encontro dos últimos governadores do Ceará, com exceção de Lúcio Alcântara (2003/2006): Tasso Jereissati (1987/1991/1995/2002) Ciro Gomes (1991/94) Cid Gomes (2007/2014) e o atual gestor Camilo Santana (PT). Todos eles participaram de alguma forma da consolidação do equipamento.
Ontem, Camilo enfatizou as perspectivas positivas com a ampliação da capacidade e o desenvolvimento do Complexo do Pecém. Principalmente, a partir dos novos projetos que estão surgindo no Estado, com destaque para a formação do hub de hidrogênio verde.
"Há um olhar muito especial pelas vantagens do Ceará, como localização e estrutura portuária e da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Nós acreditamos que o Ceará está na vanguarda. Fizemos a cooperação na pandemia para a pesquisa, que é importante. Nós estamos com uma perspectiva muito positiva, inclusive com a primeira montagem de usina ainda em 2022".
O presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, destacou o resultado do porto em 2021 que conseguiu, inclusive, ultrapassar a movimentação de cargas do Porto de Suape, em Pernambuco. O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, enfatizou o feito, destacando que o crescimento do porto está ligado à estratégia de longo prazo adotada por seguidos governos.
"O Pecém é um porto cujo conceito pensado há 25 anos está praticamente consolidado. Ano passado já movimentamos 22,5 milhões e com essas modernizações e seguidos crescimentos na movimentação já sinaliza que devemos pensar em outras expansões. O trabalho de atração está todo focado na área industrial, precisamos transformar essa poligonal aqui do Complexo em empregos gerados, em investimentos de grandes empresas para efetuar tudo que foi pensado do ponto de vista econômico, já que do ponto de vista logístico vejo o Pecém como um caso de sucesso."
O atual senador Cid Gomes disse que a segunda expansão é exemplo de projeto de Estado, independentemente de disputas políticas. E enfatizou que a luta pela refinaria "vai continuar". "É falta de compreensão e visão estratégica (no Brasil) importar derivados de petróleo."
O Estado, que busca pela instalação de um projeto do tipo há mais de 65 anos, tem hoje assinado um memorando de entendimento para a instalação de uma refinaria de petróleo na área da ZPE, a cargo da companhia brasileira Noxis Energy. O investimento é estimado em R$ 4,2 bilhões.
Ciro Gomes enfatizou o sucesso obtido no Ceará na política educacional e segurança fiscal, que permite o maior investimento per capita entre os estados. "Isso não é por acaso. Isso tem a ver com padrão, decência e seriedade, além da valoração de um planejamento estratégico."
Já o senador licenciado Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que a continuidade do projeto do Pecém tem a característica de cada governante. "Tive a sorte de ter como sucessores governadores brilhantes, que deram continuidade ao projeto e o aperfeiçoaram".
Disse ainda que o porto "se tornou um dos mais modernos e melhores complexos de importação, exportação, industrialização e integração comercial com o mundo do Brasil". E definiu a parceria com o Porto de Roterdã como estratégica. "Ainda é o começo do que o Complexo do Pecém pode dar em termos de geração de empregos e riqueza para o Ceará. Parte do futuro e da esperança está concentrada aqui."
Ideia é consolidar negociações realizadas e consolidar hub portuário, diz Maia Jr
Com negociações e acordos de negócios em diversas frentes, o titular do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Jr, lista os investimentos a serem implantados no Complexo do Pecém. De acordo com o secretário, a viabilização dos acordos deve fazer com que a nova capacidade de movimentação de cargas seja atingida nos próximos anos.
Vale lembrar que já estava no planejamento estratégico do Porto do Pecém chegar a 40 milhões de toneladas em 2030, de acordo com consultoria realizada por representantes do Porto de Roterdã, divulgada em 2016. No cenário otimista, a movimentação chegaria a 80 milhões de toneladas.
Ontem, Maia Jr destacou o conceito moderno do Porto do Pecém em comparação a outros portos brasileiros e o modelo de parceria, joint venture, com o Porto de Roterdã. "Essa parceria fortalece esse conjunto operacional, logístico e industrial, que estamos consolidando, procurando instalar aqui os projetos, com fábricas para gerar emprego e também os projetos offshore de produção de energia".
Maia cita as fábricas de equipamentos para energia eólica offshore, atendendo à demanda local, mas também de exportação, com um acordo já assinado e outros dois de expansão de plantas em negociação.
O hub do hidrogênio verde é outro projeto prioritário. Atualmente já são 15 memorandos de entendimentos assinados. Os projetos possuem investimentos somados superiores a R$ 100 bilhões, caso sejam efetivados. No que se refere às fábricas de equipamentos eólicos, o protocolo de intenção assinado com a chinesa Mingyang Smart Energy, para a instalação de uma fábrica de turbinas eólicas offshore (no mar), envolve investimento de R$ 400 milhões.
O titular da Sedet ainda cita o hub de gás, que envolve a chegada do produto via navio pelo Pecém, assim como o desenvolvimento da cadeia produtiva de fertilizantes no Ceará.
Outro projeto lembrado é o que envolve a chegada da Transnordestina ao Pecém, o que fortalecerá a movimentação de granéis. Todos esses projetos também devem gerar negócios para a ZPE, destaca.
"O Porto do Pecém, sem dúvidas, é uma âncora do desenvolvimento econômico do Ceará. Vemos a presença e a busca de empreendedores globais escolhendo o Ceará para investir, e nesta região. Isso nos dá muita segurança para gerar a transformação que o Ceará sempre sonhou e superar suas adversidades, como a pobreza e a desigualdade, e estamos muito próximos de encontrar um caminho para isso", afirma.
Reunião entre CIPP, Nelog e Caucaia avança e Transnordestina não deve paralisar no Ceará
A reunião realizada pela Nordeste Logística (Nelog), Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a gestão de Caucaia realizada ontem teve bom andamento e as obras do Terminal de Uso Privado (TUP) que liga a Transnordestina ao Pecém não correm perigo. Isso é o que afirmou ao O POVO, ontem, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.
Conforme a coluna do jornalista Jocélio Leal na edição do O POVO no último domingo, 6, o município anulou a carta de anuência para as obras de construção do TUP. Ao O POVO, na edição de ontem, o município justificou a decisão dizendo que ao revisar o processo administrativo, não encontrou os documentos necessários para a concessão da anuência dada pela gestão anterior.
"Foi retomada a conversa tanto com os empresários interessados, quanto com o Danilo Serpa (presidente do Cipp). Haviam alguns erros, atécnias, oriundas da gestão passada possíveis de serem solucionadas. Estamos trabalhando para que a coisa realmente possa acontecer e o benefício da obra chegue para o Ceará e para o município", afirmou Valim.
Por parte da prefeitura de Caucaia, assim que os critérios técnicos forem obtidos, o projeto deve andar. "Não há nenhum travamento político ou administrativo para a Transnordestina. Pelo contrário, há a visão da prefeitura da importância dessa infraestrutura, mas precisamos sanar essas questões técnicas e legais antes de qualquer coisa". (Samuel Pimentel)
MOVIMENTAÇÃO PORTO DO PECÉM
Resultado anual
2020: 15,9 milhões de toneladas
2021: 22.417.077 toneladas
Resultado de janeiro
2020: 1.429.641 tonelada
2021: 1.954.624 tonelada
Movimentação anual
2016: 7 milhões de toneladas
2020: 15,9 milhões
de toneladas
2021: 22,4 milhões
de toneladas
2030*: 40 milhões de toneladas (análise pessimista); 56 milhões de toneladas (análise realista); 80 milhões de toneladas (análise otimista)
*Previsão com base em estudo técnico do Porto de Roterdã
Fonte: Complexo do Pecém