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Diesel mais caro eleva pressão por aumento nas tarifas de ônibus
Economia

Diesel mais caro eleva pressão por aumento nas tarifas de ônibus

Em todo o País| Sucessivos aumentos no diesel podem levar a uma alta de até 15,4% no preço das passagens, calcula Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)
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ENTIDADE prevê impacto da alta no diesel nas tarifas de ônibus (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS ENTIDADE prevê impacto da alta no diesel nas tarifas de ônibus

Após o aumento de 8,9% no preço do óleo diesel nas refinarias concedido pela Petrobras a partir desta terça-feira, 10 de maio, as tarifas dos ônibus urbanos teriam que ser reajustadas de imediato em 2,9%, em média. Somados aos reajustes anteriores do combustível, como diesel já subiu 47% neste ano, o impacto acumulado nas tarifas seria de 15,4%. O cálculo é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), com base nas médias tarifárias praticadas no País.

Para o Sindiônibus, o alerta da entidade "é cabível a todas as cidades brasileiras com transporte público coletivo organizado, inclusive Fortaleza. Trata-se de serviço público, definido pela constituição federal como essencial e os sucessivos aumentos no custo do combustível em patamares insuportáveis exigem medidas de reequilíbrio dos contratos para garantir a sua continuidade normal, tanto o serviço urbano quanto o metropolitano."

Conforme a NTU, considerando os valores dos últimos 12 meses (de junho/21 até maio/22), o diesel já acumula uma alta de 80,9%, muito acima da inflação do período, o que representa um impacto na tarifa pública de 26,5% no último ano.

Além disso, em comunicado, a NTU frisa que o combustível é o segundo maior custo do setor de transporte coletivo urbano por ônibus, respondendo por 32,8% no custo total do setor, ficando atrás somente do custo de mão de obra, que é de 50% em média.

A NTU ainda alerta para os riscos de faltar ônibus para circular fora dos horários de pico, caso os sucessivos aumentos de custos não sejam compensados de alguma forma.

“Temos cidades que já fizeram seus reajustes tarifários anuais e outras que adotaram subsídios emergenciais ou permanentes, a situação varia. Mas a grande maioria dos operadores não têm fôlego financeiro para enfrentar mais esse reajuste e terão que suspender o serviço fora dos horários de pico”, afirma Francisco Christovam, presidente da NTU.

Em comunicado, a entidade detalha que a maioria das empresas associadas à NTU, que congrega mais de 400 operadoras de ônibus no Brasil, está sem condições financeiras para fazer frente a mais um reajuste do diesel.

Christovam alerta que a alternativa que resta às empresas é buscar socorro nas Prefeituras, que são responsáveis pela gestão do serviço nas cidades brasileiras, ou nos governos estaduais, que respondem pelas regiões metropolitanas.

“Nesse caso, os governos só têm duas opções para evitar a ruptura nos serviços de transporte: ou repassam os aumentos para as tarifas que remuneram os operadores, conforme os contratos vigentes em cada local, ou subsidiam esse reajuste. As empresas de transporte coletivo urbano não são responsáveis por esses aumentos e não têm como arcar com esses custos. Estamos agora no modo de sobrevivência, tentando manter da melhor forma a oferta do serviço, que atende 43 milhões de brasileiros diariamente”.

Procurada, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informa, no entanto, que já oferece um subsídio destinado às tarifas de ônibus urbanos da capital. Neste primeiro semestre de 2022, foi repassado um valor de R$ 12 milhões ao todo.

"É importante esclarecer que um aumento nas tarifas de ônibus urbanos da capital só pode ser realizado após revisão tarifária feita a partir da avaliação do órgão gestor. O estudo leva em consideração diversos itens como os insumos de transporte, a exemplo do combustível, produtos de rodagem, pessoal e outros requisitos", informou em nota.

Em Fortaleza, a última revisão tarifária autorizada pelo Município aconteceu em janeiro deste ano, quando a passagem passou para R$ 3,60 a inteira e R$ 1,60 a meia.

 

Revisão

Em Fortaleza, a última revisão tarifária autorizada pelo Município aconteceu em janeiro deste ano, quando a passagem passou para R$ 3,60 a inteira e R$ 1,60 a meia

 

FORTALEZA,CE, BRASIL, 10.05.2022: Alta no preço dos combustíveis levam motoristas a fazer filas em posto da rua Felino Barroso.   (Fotos: Fabio Lima/O POVO).
FORTALEZA,CE, BRASIL, 10.05.2022: Alta no preço dos combustíveis levam motoristas a fazer filas em posto da rua Felino Barroso. (Fotos: Fabio Lima/O POVO).

Motoristas fazem fila para abastecer em Fortaleza após anúncio de alta do diesel

A notícia da alta de R$ 0,36 no litro do diesel nas refinarias pela Petrobras teve reflexo desde a noite de segunda-feira, 9 de maio. Motoristas fizeram fila para abastecer com receio de aumento em outros combustíveis e aproveitando ainda valor mais em conta antes que o preço aumentasse após anúncio da estatal.

Os relatos ao O POVO é de que os locais de abastecimento estavam lotados em Fortaleza. No posto Petrocar, na Jaime Benévolo, por exemplo, os motoristas chegavam a trancar a rua na fila para completar o tanque.

Na rua Felino Barroso, no bairro de Fátima, a promoção do diesel aditivato na manhã desta terça-feira, 10 de maio, estava a R$ 6,89, mas com pagamento somente em dinheiro, débito ou Pix. O cartão de crédito não estava na opção. Para a gasolina comum, valor de R$ 6,99 e de R$ 6,17 no etanol.

Para se ter ideia, levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que o valor promocional do diesel está abaixo até mesmo da média do produto sem ser aditivado, que chega a R$ 6,94 no Ceará, variando entre R$ 6,47 e R$ 7,38 no Estado, na semana de pesquisa encerrada em 7 de maio.

Apenas em Fortaleza, a média do óleo diesel fica em R$ 6,89, indo de R$ 6,69 a R$ 6,99 nos postos de combustível monitorados pela ANP.

Já o aditivado, no Ceará, fica na média de R$ 7,044 (R$ 6,69 a R$ 7,60). Na capital cearense, o valor base é R$ 7,026, com diferença encontrada de R$ 6,89 a R$ 7,39.

Segundo os dados da ANP apontam, estes valores estão no maior patamar da história. Na escalada de preços no Brasil, pode-se ver que de 2004 a 2008 o diesel se manteve no patamar abaixo de R$ 2, quando ultrapassou e ficou variando nestas faixas, até alcançar R$ 2,153 em dezembro de 2012. O produto foi chegar na casa dos R$ 3 apenas em 2016, nos R$ 4 em 2021 e desde lá vem em elevação. O nível médio de R$ 6,654 foi alcançado em março deste ano, até chegar aos valores atuais.

 

Confira as tarifas de ônibus

FORTALEZA

URBANO

HORA NORMAL
Inteira: R$ 3,90
Meia: R$ 1,80

HORA SOCIAL
Inteira: R$ 3,00
Meia: R$ 1,30

TARIFA SOCIAL
R$ 3,00

METROPOLITANO

1º ANEL
Inteira: R$ 4,30
Meia: R$ 2,15

OBSERVAÇÃO
16,52 km – Localidades de Caucaia e Maracanaú.

2º ANEL
Inteira: R$ 5,30
Meia: R$ 2,65

OBSERVAÇÃO
23,57 km – Localidades de Maracanaú, Aquiraz e Eusébio.

3º ANEL
Inteira: R$ 7,30
Meia: R$ 3,65

OBSERVAÇÃO
29,71 km – Localidades de Maranguape, Aquiraz, Caucaia, Itaitinga e Pacatuba.

4º ANEL
Inteira: R$ 9,60
Meia: R$ 4,80

OBSERVAÇÃO
33,40 km – Localidades de Aquiraz, Caucaia, Guaiúba, Maranguape e Pacatuba.

5º ANEL
Inteira: R$ 11,15
Meia: R$ 5,60

OBSERVAÇÃO
45,53 km – Localidades de Caucaia, Aquiraz, Horizonte, Itaitinga, Guaiúba, Pacatuba, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo.

6º ANEL
Inteira: R$ 15,35
Meia: R$ 7,70

OBSERVAÇÃO
71,27 km – Localidades de Chorozinho, Maranguape e São Gonçalo.

SECCIONAMENTO
Inteira: R$ 1,90
Meia: R$ 0,95

URBANO CAUCAIA

HORA NORMAL
Inteira: R$ 3,50
Meia: R$ 1,75

HORA SOCIAL
Inteira: R$ 2,85
Meia: R$ 1,40

TARIFA INTERNA
Inteira: R$ 3,95
Meia: R$ 1,95

URBANO MARACANAÚ

HORA NORMAL
Inteira: R$ 2,80
Meia: R$ 1,40

CARIRI
MUNICIPAL
Inteira: R$ 2,45
Meia: R$ 1,20

INTERMUNICIPAL
Inteira: R$ 3,00
Meia: R$ 1,50

MISSÃO VELHA
Inteira: R$ 5,50
Meia: R$ 2,75

Principais tarifas

URBANA
R$ 3,90
Meia R$ 1,80

METROPOLITANA
R$ 4,30
Meia R$ 2,15

CAUCAIA
R$ 3,50
Meia R$ 1,75

MARACANAÚ
R$ 2,80
Meia R$ 1,40

CARIRI
R$ 3,00
Municipal R$ 2,45

Fonte: Sindiônibus

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