Logo O POVO+
Primeiros centros da rede de inovação no Ceará ficarão prontos em novembro, afirma Sebrae
Economia

Primeiros centros da rede de inovação no Ceará ficarão prontos em novembro, afirma Sebrae

Projeto busca articular um ecossistema de inovação por meio do empreendedorismo regional e terá seus primeiros centros de atendimento em Fortaleza, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sebrae comunica mudança nas contribuições do MEI após reajuste do salário mínimo (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Sebrae comunica mudança nas contribuições do MEI após reajuste do salário mínimo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará estima inaugurar os quatro primeiros centros da rede de fomento ao empreendedorismo de inovação no Estado até novembro deste ano. 

Informação foi repassada com exclusividade ao O POVO pelo diretor técnico do Sebrae no Estado, Alci Porto. As cidades que serão o ponto de partida do projeto que busca articular um ecossistema de inovação por meio do empreendedorismo regional são: Fortaleza, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.

O centro de Sobral, segundo revela Alci, está com obras em andamento e terá foco em negócios relacionados à economia criativa. A unidade de Juazeiro do Norte será operacionalizada em parceria com centros universitários e instituições de ensino da região.

"Vamos aproveitar os polos de inovação de já existem dentro desses locais e segmentar a atuação do Sebrae dentro desses projetos", afirma Alci.

Com relação ao núcleo de Quixadá, o diretor do Sebrae Ceará afirma que há cerca de duas semanas assinou contrato de parceria com a prefeitura do município para construção do polo de inovação na cidade e que a gestão municipal está articulando a concessão de um dos prédios públicos para estruturação do equipamento. 

Centro de inovação em Fortaleza

Na Capital, o centro de serviços em inovação ficará localizado no Palácio da Microempresa na Avenida Monsenhor Tabosa. "As obras já estão acontecendo, estamos reestruturando o prédio e acreditamos que até fim de novembro possamos começar os atendimentos presenciais", comenta Alci. 

O núcleo de Fortaleza será o primeiro a entrar em funcionamento e a medida que os demais forem inaugurados atuará como ponte entre eles dando início ao ecossistema. Foco é garantir que as unidades possam operacionalizar atendimentos de forma independente, mas alcancem resultados mais promissores nas ações de interligação entre os empreendedores. 

O projeto  busca interligar todos os polos de inovação e empreendedorismo do Ceará, criando uma rede de negócios que possam, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento das regiões onde estão instalados, propor soluções para entraves no desenvolvimento sustentável de tais áreas e aumentarem suas respectivas competitividades de mercado por meio de uma interligação direta entre produtores, fornecedores e consumidores dentro do Estado. 

Ação é gerenciada pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Entidade apoia ecossistemas de inovação ponta a ponta, desde startups até conexões com empresas de tecnologia dentro e fora do Brasil.

Intuito é dar base tecnológica para os modelos de negócios desenvolvidos nos centros de inovação sob amparo do Sebrae para que, a partir da consolidação do ecossistema de inovação no Estado, o mesmo possa ser um novo atrativo e mais um caminho para realização de negócios internacionais no Estado. 

Projeto se alinha com outras iniciativas do Sebrae, do governo do Ceará e iniciativas dos municípios. Após a consolidação do modelo de negócios sistêmico entre os empreendedores, espera-se que a rede criada seja um dos aporte das iniciativas da transformação dos municípios cearenses em cidades inteligentes.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?