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Os colégios e faculdades mais lembrados pelos cearenses
Economia

Os colégios e faculdades mais lembrados pelos cearenses

Quando o assunto é Educação, a pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind mostra as marcas mais lembradas pelo consumidor do Ceará nos segmentos colégio e faculdade. A série de reportagens segue até 22 de julho e apresenta as empresas que vêm à mente da população cearense em nove setores e 23 categorias
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A edição 2022-2023 do Anuário do Ceará é composta por 680 páginas e 14 capítulos (Foto: Reprodução )
Foto: Reprodução A edição 2022-2023 do Anuário do Ceará é composta por 680 páginas e 14 capítulos

Principio básico e de direito de toda a sociedade, a Educação está entre as categorias pesquisadas pelo Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 e o Ceará tem se destacado nos últimos anos nos desempenhos de avaliação nacional. 

Dentre as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no setor Educação e categoria geral para Colégio, o resultado mostra que houve empate técnico entre Farias Brito (12%) e Ari de Sá (8,9%), levando em consideração o critério Datafolha de margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. 

Na pesquisa com a classe A e B o resultado presente no Anuário do Ceará 2022-2023 se repete, mas desta vez com o Farias Brito lembrado por 18,3% do público e o Ari de Sá por 16,1%. Nesta margem de erro são considerados oito pontos percentuais.

“Ficamos muito felizes. É muito gratificante receber esse reconhecimento, porque é fruto de um trabalho coletivo e continuado. Sinaliza para que continuemos nessa direção, pois a dedicação tem valido a pena”, comemora o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante.

Comunicação é essencial

Para ele, comunicar bem faz toda a diferença, mas, antes de mais nada, é preciso ter o que dizer, o que mostrar. “Estamos em todas as mídias, tanto online quanto offline, porque nossos projetos, nossas ações, muitas delas pioneiras, e nossos resultados merecem ser compartilhados. 

O colégio Farias Brito faz parte do portifólio da Organização Educacional Farias Brito, que vai da Educação Básica até o Ensino Superior. Ele consta em índices de aprovação de vestibulares no Brasil, incluindo os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), para os quais aprovou 1.554 candidatos desde 1993.

Unidade do Colégio Farias Brito no Eusébio-CE
Unidade do Colégio Farias Brito no Eusébio-CE (Foto: Divulgação)


Com unidades em Fortaleza, Eusébio e Sobral, o colégio participou de olimpíadas científicas internacionais em 54 países. Essa é a 13ª vitória do Farias Brito na pesquisa, incluindo a “Marcas do Ceará”, nome do levantamento em 2002.

Já o Ari de Sá aparece no topo da pesquisa pela quarta vez. Com 21 anos de existência, atua desde a Educação iInfantil até o Pré-Vestibular. O colégio também tem bom desempenho em vestibulares como o ITA e o IME, além de olimpíadas nacionais e internacionais.

“Por sermos uma marca relativamente nova, é motivo de muita alegria termos o reconhecimento da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind do Grupo O POVO. Acreditamos que firmar uma marca, em educação, no cenário cearense, não seja uma missão das mais simples, isto justifica a nossa alegria e o reconhecimento do nosso trabalho nestes 21 anos”, declara Estênio Mota, diretor do Colégio Ari de Sá da sede Aldeota.

Ari de Sá aparece no topo da pesquisa da categoria pela quarta vez e empatou tecnicamente com o Farias Brito, na primeira colocação há 13 edições da pesquisa
Ari de Sá aparece no topo da pesquisa da categoria pela quarta vez e empatou tecnicamente com o Farias Brito, na primeira colocação há 13 edições da pesquisa (Foto: Samuel Setubal)

Mota informa que o colégio tem feito grandes investimentos em pessoas, infraestrutura e em novas tecnologias para que possam buscar sempre prestar uma educação de qualidade. Em 2023 inauguram uma unidade infantil na Aldeota, que atenderá crianças de um a seis anos.

“Manter uma marca implica sempre muito trabalho e cuidado com o que se oferece ao público. A qualidade deverá ser trabalhada insistentemente todos os dias. Toda marca, para que se mantenha, terá que ser construída durante toda a sua existência, dia após dia, desafio após desafio”, conclui.

Veja entrevista com Tales de Sá Cavalcante sobre educação do Ceará 

 

Veja entrevista com Oto de Sá Cavalcante sobre o sistema de educação no Brasil 

 

Público e privado no topo das faculdades

Assim como na categoria Colégio, a Faculdade também traz um empate no primeiro lugar com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 19%, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com 17,5%, dividem a liderança em virtude da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa.

Fachada da Reitoria da UFC na Avenida da Universidade
Fachada da Reitoria da UFC na Avenida da Universidade (Foto: Aurelio Alves)

A UFC é uma instituição de ensino superior pública, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de graduação. Atualmente são 113 cursos no formato presencial e pós-graduação stricto sensu distribuído em oito campi, três em Fortaleza e cinco em outras partes do território cearense.

“A relevância que a instituição representa para o Estado é um dos principais fatores para que um bom resultado na pesquisa tenha sido alcançado. Ao longo dos seus 67 anos, foram inúmeras as contribuições à sociedade, não apenas com a formação de milhares de profissionais e pesquisadores qualificados, como pelos mais de 1.200 programas e projetos de extensão que beneficiam milhões de pessoas em todo o Estado”, diz Cláudia Buhamra, coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC.

Já para Fátima Veras, reitora da Unifor, a outra liderança da categoria, é com extrema satisfação que a marca recebe o resultado da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind.

“Ser uma instituição lembrada pela população cearense é um indicativo fundamental de que a Unifor vem contribuindo de maneira significativa com o desenvolvimento do estado do Ceará, por meio da formação de cerca de 110 mil profissionais desde que foi fundada”, ressalta Fátima.

Para ela, o destaque que a Universidade alcançou para a população cearense é fruto da inovação e da tradição. "Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário". Essa foi a frase proferida pelo criador da Universidade de Fortaleza, então chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso da inauguração da Unifor, em 1973.

“É preciso destacar ainda que a Universidade de Fortaleza sempre respeitou o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, um grande diferencial em relação a outras instituições de ensino superior. A cada ano a Fundação Edson Queiroz investe para garantir todas as condições estruturais e humanas com o intuito de que a Unifor permaneça sendo referência na produção de conhecimento, no estímulo à pesquisa e às ações de extensão”, informa a reitora.

Unifor aparece em primeiro lugar nas categoria Faculdade nas pesquisas geral e com classe A e B. Por questões percetuais houve empate técnico com a UFC nos dois recortes
Unifor aparece em primeiro lugar nas categoria Faculdade nas pesquisas geral e com classe A e B. Por questões percetuais houve empate técnico com a UFC nos dois recortes (Foto: ARES SOARES/Divulgação)

A Unifor ofertada 42 cursos de graduação, cinco programas de doutorado e diversos cursos de especialização e MBA que contemplam diferentes áreas. Os principais rankings educacionais incluem a Unifor em posição de destaque.

Na mais recente edição do Times Higher Education (THE), 2022, a universidade cearense é considerada a melhor instituição particular de ensino superior do País pela avaliação que analisa 1.600 universidades de 99 países.

Veja o ranking completo da Times Higher Education aqui.

“Por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária, a Unifor segue em seu caminho de contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e socioeconômico”, afirma a reitora da instituição, Fátima Veras.

As duas, tanto a UFC como a Unifor, são destaque também no recorte de classes A e B, a UFC atinge 26,9% ante 24,1% da Unifor. 

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação; Alimentos e Bebidas; Saúde; Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal apura, checa, revisa e edita as informações. Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

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