Principio básico e de direito de toda a sociedade, a Educação está entre as categorias pesquisadas pelo Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 e o Ceará tem se destacado nos últimos anos nos desempenhos de avaliação nacional.
Dentre as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no setor Educação e categoria geral para Colégio, o resultado mostra que houve empate técnico entre Farias Brito (12%) e Ari de Sá (8,9%), levando em consideração o critério Datafolha de margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa com a classe A e B o resultado presente no Anuário do Ceará 2022-2023 se repete, mas desta vez com o Farias Brito lembrado por 18,3% do público e o Ari de Sá por 16,1%. Nesta margem de erro são considerados oito pontos percentuais.
“Ficamos muito felizes. É muito gratificante receber esse reconhecimento, porque é fruto de um trabalho coletivo e continuado. Sinaliza para que continuemos nessa direção, pois a dedicação tem valido a pena”, comemora o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante.
Para ele, comunicar bem faz toda a diferença, mas, antes de mais nada, é preciso ter o que dizer, o que mostrar. “Estamos em todas as mídias, tanto online quanto offline, porque nossos projetos, nossas ações, muitas delas pioneiras, e nossos resultados merecem ser compartilhados.
O colégio Farias Brito faz parte do portifólio da Organização Educacional Farias Brito, que vai da Educação Básica até o Ensino Superior. Ele consta em índices de aprovação de vestibulares no Brasil, incluindo os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), para os quais aprovou 1.554 candidatos desde 1993.
Com unidades em Fortaleza, Eusébio e Sobral, o colégio participou de olimpíadas científicas internacionais em 54 países. Essa é a 13ª vitória do Farias Brito na pesquisa, incluindo a “Marcas do Ceará”, nome do levantamento em 2002.
Já o Ari de Sá aparece no topo da pesquisa pela quarta vez. Com 21 anos de existência, atua desde a Educação iInfantil até o Pré-Vestibular. O colégio também tem bom desempenho em vestibulares como o ITA e o IME, além de olimpíadas nacionais e internacionais.
“Por sermos uma marca relativamente nova, é motivo de muita alegria termos o reconhecimento da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind do Grupo O POVO. Acreditamos que firmar uma marca, em educação, no cenário cearense, não seja uma missão das mais simples, isto justifica a nossa alegria e o reconhecimento do nosso trabalho nestes 21 anos”, declara Estênio Mota, diretor do Colégio Ari de Sá da sede Aldeota.
Mota informa que o colégio tem feito grandes investimentos em pessoas, infraestrutura e em novas tecnologias para que possam buscar sempre prestar uma educação de qualidade. Em 2023 inauguram uma unidade infantil na Aldeota, que atenderá crianças de um a seis anos.
“Manter uma marca implica sempre muito trabalho e cuidado com o que se oferece ao público. A qualidade deverá ser trabalhada insistentemente todos os dias. Toda marca, para que se mantenha, terá que ser construída durante toda a sua existência, dia após dia, desafio após desafio”, conclui.
Assim como na categoria Colégio, a Faculdade também traz um empate no primeiro lugar com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 19%, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com 17,5%, dividem a liderança em virtude da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa.
A UFC é uma instituição de ensino superior pública, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de graduação. Atualmente são 113 cursos no formato presencial e pós-graduação stricto sensu distribuído em oito campi, três em Fortaleza e cinco em outras partes do território cearense.
“A relevância que a instituição representa para o Estado é um dos principais fatores para que um bom resultado na pesquisa tenha sido alcançado. Ao longo dos seus 67 anos, foram inúmeras as contribuições à sociedade, não apenas com a formação de milhares de profissionais e pesquisadores qualificados, como pelos mais de 1.200 programas e projetos de extensão que beneficiam milhões de pessoas em todo o Estado”, diz Cláudia Buhamra, coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC.
Já para Fátima Veras, reitora da Unifor, a outra liderança da categoria, é com extrema satisfação que a marca recebe o resultado da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind.
“Ser uma instituição lembrada pela população cearense é um indicativo fundamental de que a Unifor vem contribuindo de maneira significativa com o desenvolvimento do estado do Ceará, por meio da formação de cerca de 110 mil profissionais desde que foi fundada”, ressalta Fátima.
Para ela, o destaque que a Universidade alcançou para a população cearense é fruto da inovação e da tradição. "Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário". Essa foi a frase proferida pelo criador da Universidade de Fortaleza, então chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso da inauguração da Unifor, em 1973.
“É preciso destacar ainda que a Universidade de Fortaleza sempre respeitou o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, um grande diferencial em relação a outras instituições de ensino superior. A cada ano a Fundação Edson Queiroz investe para garantir todas as condições estruturais e humanas com o intuito de que a Unifor permaneça sendo referência na produção de conhecimento, no estímulo à pesquisa e às ações de extensão”, informa a reitora.
A Unifor ofertada 42 cursos de graduação, cinco programas de doutorado e diversos cursos de especialização e MBA que contemplam diferentes áreas. Os principais rankings educacionais incluem a Unifor em posição de destaque.
Na mais recente edição do Times Higher Education (THE), 2022, a universidade cearense é considerada a melhor instituição particular de ensino superior do País pela avaliação que analisa 1.600 universidades de 99 países.
“Por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária, a Unifor segue em seu caminho de contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e socioeconômico”, afirma a reitora da instituição, Fátima Veras.
As duas, tanto a UFC como a Unifor, são destaque também no recorte de classes A e B, a UFC atinge 26,9% ante 24,1% da Unifor.
A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.
Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.
Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.
O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.
Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.
Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.
Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação; Alimentos e Bebidas; Saúde; Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.
Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população.
Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros.
Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.
E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.
Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.
A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.
O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.
O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal apura, checa, revisa e edita as informações. Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.
Anuário do Ceará 2022-2023
Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO
Site: www.anuariodoceara.com.br