Logo O POVO+
Ceará expande relações comerciais com Portugal
Economia

Ceará expande relações comerciais com Portugal

Izolda Cela assinará Acordo de Cooperação entre Estados - Ceará e Portugal,ainda este ano. Na Fiec, dois Memorandos de Entendimento foram firmados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FIEC recebeu ontem uma missão empresarial portuguesa sobre Economia Azul  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FIEC recebeu ontem uma missão empresarial portuguesa sobre Economia Azul

Nos próximos meses, ainda este ano, a governadora do Ceará, Izolda Cela, assinará um Acordo de Cooperação entre o Estado e Portugal. A informação foi dada ao O POVO pelo secretário de Relações Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro, durante a Missão Institucional e empresarial de Economia Azul, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

“Já há alguns meses nós estamos em tratativas com Portugal e assinatura de um grande Acordo de cooperação entre o Ceará e Portugal. É claro que a Economia do Mar é um ponto muito importante. Já iniciamos as tratativas com a secretaria do Estado da Economia de Internacionalização junto com o consulado e, também, com a Economia do Mar e Pesca, em Portugal”, declarou.

Além da Economia do Mar, estão em discussão outros pontos que envolvem processos migratórios e educação, entre outros. Será um acordo que estabelece regras específicas entre Ceará e Portugal na forma da lei. “Um tratado mais encorpado precisa de uma série de validações, na questão jurídica também, e em uma modelagem que seja aprovada também pelo governo português”, ressaltou o executivo.

Durante o evento, em Fortaleza, dois Memorandos de Entendimento foram assinados. O primeiro deles foi entre a Fiec e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) para promover trocas de conhecimento.

“Estamos assinando com o Inesc para pegarmos a tecnologia que eles têm e, se a gente precisar, aplicar aqui”, informou Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec.

Cavalcante tem agenda com BNDES na próxima semana para tratar de uma linha de crédito para aprimorar os barcos do Estado e, ainda, capacitar os pescadores.

Com as melhorias previstas para o setor, ele estima dobrar as exportações no máximo em dez anos. Hoje, o Ceará realiza 23,87% da exportação de pescados de todo o País, fazendo em 2022, US$ 42.719.487.

O outro Memorando de Entendimento formalizou a intenção da parceria comercial entre a portuguesa Gel Peixe, que deseja exportar produtos que não tenham aqui via a Caix Pescados que irá comercializar, a princípio no Estado e na região Nordeste.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?