Logo O POVO+
Ceará é o segundo no País em satisfação com banda larga fixa
Economia

Ceará é o segundo no País em satisfação com banda larga fixa

| Telecomunicações | Índice de satisfação da Anatel aponta melhora do serviço identificada por consumidores do Estado. Melhor nota, porém, é da telefonia pré-paga
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AVALIAÇÃO da banda larga fixa foi a que mais melhorou no CE, segundo Anatel (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal AVALIAÇÃO da banda larga fixa foi a que mais melhorou no CE, segundo Anatel

Os usuários de banda larga fixa no Ceará estão mais satisfeitos com o serviço prestado pelas empresas de telecomunicações, segundo indica a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O estudo divulgado nesta semana informa uma nota de 7,58 - em uma escala que vai de 0 a 10 - dada pelos cearenses.

É a segunda maior satisfação observada pela Anatel no levantamento feito nas 27 unidades da federação, ficando atrás apenas da nota dada pelos usuários do Rio Grande do Norte (8,06). No ranking, dos dez de maior índice, seis são estados do Nordeste.

As quatro primeiras unidades mais satisfeitas com o serviço de banda larga fixa, além de Rio Grande do Norte e Ceará, também são da Região: Alagoas (7,57) em terceiro e Paraíba (7,52) em quarto.

No comparativo com 2021, o índice de satisfação dos consumidores cearenses avançou 5,71%, considerando que a nota anterior era de 7,17. De acordo com a Anatel, essa melhora na avaliação ocorreu também em Alagoas, Minas Gerais e Paraná. 

Em relação à 2020, o avanço do indicador é ainda mais expressivo. Naquele ano, a nota dos cearenses para qualidade da internet banda larga fixa foi 6,97, ainda assim o Estado ocupava a terceira colocação no ranking entre as unidades federativas.  

Motivos da melhoria

"Nesse serviço destacaram-se as dimensões de Funcionamento e de Informação ao Consumidor. Isso significa, de maneira geral, que eventuais intervenções no sentido de melhorar a percepção do consumidor sobre a qualidade dessas dimensões – especialmente Funcionamento e Informação ao Consumidor – tendem a contribuir para aumentar seu nível de satisfação com o serviço", diz o relatório da pesquisa.

Dimensões da satisfação e da qualidade percebida pelos clientes foram determinadas pela Anatel para ajudar as pessoas a mensurar o índice de satisfação e foram estabelecidas a partir da satisfação geral do consumidor, da qualidade da informação, qualidade do funcionamento, qualidade da cobrança, qualidade do serviço de recarga e qualidade do atendimento.

Demais serviços prestados

Apesar da melhora nos indicadores da banda larga, a melhor avaliação dos cearenses é em relação à telefonia móvel pré-paga com nota 7,9. É o sexto melhor índice entre as unidades federativas, mas uma leve queda em relação aos dados de 2021, quando a nota foi de 7,97.

Por outro lado, os cearenses estão entre os menos satisfeitos em relação às contas móveis pós-pagas. Com nota 7,17, em 2022, o Ceará figurou na 20ª posição do ranking de 27 estados. Em 2021, o índice estava em 7,39.

O relatório da Anatel mostra que em relação aos serviços de Tv por assinatura, o índice de satisfação dos clientes cearenses está em 7,48. Um ponto a menos do que em 2021. Mas, a quinta melhor percepção de prestação do serviço, segundo os dados do levantamento.

Empresas

Entre as empresas de telecomunicações pesquisadas pela Anatel, a cearense Brisanet se destacou com boas avaliações locais. A empresa liderou a satisfação em Ceará (8,09) e Paraíba (7,79), além de obter as cinco melhores notas por estado no Brasil: Alagoas (8,5), Piauí (8,49), Pernambuco (8,47), Sergipe (8,36) e Rio Grande do Norte (8,34).

No ranking geral, a Gigabyte teve a melhor nota para banda larga fixa (8,25). A Claro foi a líder nas notas na telefonia móvel pós-paga (7,53) e também na móvel pré-paga (7,92). Na telefonia fixa, a Unifique liderou a lista de empresas com nota de 8,39 e, para a tv por assinatura, a Vivo esteve na primeira colocação com 7,66 de nota.

Mais notícias de Economia

Confira índice de satisfação com a internet:

Banda larga fixa
RN - 8,06
CE - 7,58
AL - 7,57
PB - 7,52
AP - 7,48
PE - 7,35
PI - 7,33
ES - 7,26
PA - 7,2
RS- 7,19
PR- 7,18
SC - 7,18
MS- 7,17
RO - 7,13
SE- 7,11
AC - 7,08
SP- 7,04
MA - 6,98
RJ- 6,96
RR - 6,96
DF - 6,95
AM - 6,88
MT - 6,88
MG - 6,82
BA - 6,76
GO - 6,72
TO - 6,51

Telefonia móvel pós-paga
RS - 7,74
PI - 7,59
AC - 7,55
RN - 7,51
SC - 7,5
RO - 7,49
MS - 7,46
MT - 7,41
GO - 7,38
RJ - 7,33
DF - 7,32
AL - 7,31
PA - 7,3
AP - 7,28
SP - 7,27
ES - 7,25
MG - 7,25
AM - 7,24
PE - 7,18
CE - 7,17
TO - 7,14
PR- 7,11
MA - 7,1
SE - 7,1
BA - 7,07
PB - 7,05
RR - 7,03

Telefonia móvel pré-paga
MS - 8,29
PI - 8,05
AL - 7,96
MA - 7,92
AC - 7,9
CE - 7,9
RR - 7,9
PA - 7,88
AM - 7,86
RN - 7,83
TO - 7,83
RS - 7,82
AP - 7,8
MT - 7,74
RO - 7,74
SE - 7,73
PE - 7,71
SC - 7,71
SP - 7,69
GO - 7,68
PB - 7,65
RJ - 7,64
PR - 7,59
MG - 7,53
ES - 7,44
BA - 7,39
DF - 7,38

 



Fonte: Anatel

Entenda

A Pesquisa de Satisfação possibilita aos consumidores comparar as empresas para escolher seu fornecedor. A partir de 2022, os resultados da pesquisa subsidiam os selos de qualidade emitidos pela Anatel para as prestadoras de telecomunicações

O que você achou desse conteúdo?