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Impacto do turismo de eventos na economia gera R$ 347 milhões em 2022
Economia

Impacto do turismo de eventos na economia gera R$ 347 milhões em 2022

| VISITANTES | De acordo com levantamento do Observatório do Turismo de Fortaleza, gasto total dos visitantes em eventos realizados na Capital gerou 37,8 mil empregos. Gasto médio diário por pessoa sobe 45,3%
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 Gasto médio diário de turistas que vem para eventos é de R$ 791,14 (Foto: Samuel Setubal-Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal-Especial para O Povo  Gasto médio diário de turistas que vem para eventos é de R$ 791,14

O movimento turístico de Fortaleza obtido a partir de eventos e negócios gerou R$ 347 milhões de impacto econômico para a Capital. O dado foi obtido a partir de levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Fortaleza ao analisar 15 eventos realizados em 2022.

O levantamento ainda revela que o gasto médio por pessoa subiu 45,3% em 2022 e atingiu R$ 791,14 por dia. Na última pesquisa sobre o impacto do segmento na economia local, o gasto médio era de R$ 544,37.

Durante toda estadia, que dura em média 3,5 dias, o visitante que vem a negócios gasta R$ 2.776,93. Desse montante, 38,4% é aportado em hospedagem, 20,8% em alimentação, 18,8% em entretenimento e outros 13,5% em compras.

O levantamento foi obtido a partir de parceria entre a Secretaria do Turismo de Fortaleza (SetFor), Convention and Visitors Bureau (Visite Ceará) e a Universidade de Fortaleza (Unifor). Os dados foram apresentados ontem e foi destacado o processo de recuperação do turismo de eventos após a pandemia.

A presidente do Visite Ceará, Ivana Bezerra, destaca que os dados mostram a importância do turismo de negócios para a nossa Cidade, aprendendo ainda como superar gargalos. "(Com os dados,) Sabemos o perfil do turista, em termos de idade, escolaridade, que tipo de acomodação ele procura no nosso destino. São números e informações fundamentais para que consigamos captar mais clientes".

O percentual de turistas que vêm para eventos e que acabam esticando a estada se ampliou entre o levantamento realizado em 2018 e agora. Naquela oportunidade, 28,4% dos entrevistados afirmaram que iriam ficar mais dias no Ceará além do período do evento. Em 2022, esse percentual chegou a 34,2%.

O titular da SetFor, Alexandre Pereira, pontua que a Prefeitura tem desenvolvido o maior projeto de sua história na divulgação do destino Fortaleza. Ele enfatiza que, para conseguir a atração de eventos de negócios, é preciso atuar com anos de antecedência, o que tem sido feito.

Alexandre ainda enfatiza que uma série de investimentos de melhoria de infraestrutura turística, aliado aos equipamentos para realização de eventos com nível internacional (cita o Centro de Eventos do Ceará), junto aos projetos de formação de profissionais para o setor, tem sido prioridade nesta retomada.

"Temos um olhar muito próximo para a necessidade da capacitação. Não há turismo sem infraestrutura e pessoas capacitadas. São vários cursos realizados ao longo dos últimos anos e, especificamente, no mais recente curso de bartender foram 50 pessoas da região do Poço da Draga e vamos capacitar mais pessoas na Barra do Ceará. Mas a gente faz cursos diversos para atender à demanda do trade turístico", diz.

O economista Nicolino Trompieri, professor da Unifor, afirma que os dados demonstram que há espaço para crescimento do setor de forma contínua nos próximos anos e há espaço para ampliar os projetos em torno desse segmento.

"O setor de eventos tem um efeito de repercussão para a economia mais intenso na comparação com o turismo de lazer porque atrai um perfil com nível de instrução maior, nível de renda maior e, consequentemente, o perfil de gasto desse turista vai ser maior", analisa.

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Fortaleza mira selo de "Destino Turístico Inteligente"

A diversificação da política de turismo em Fortaleza é um dos objetivos do Observatório do Turismo e, a partir dos dados, a gestão da SetFor trabalha para atrair viajantes a trabalho, seja em eventos ou os chamados nômades digitais.

Outra prioridade são melhorias para que a Capital obtenha o selo de "Destino Turístico Inteligente".

Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo e os gestores têm passado por série de capacitações para entender melhor sobre a implantação das metodologias necessárias.

Janaildo Sousa, coordenador de Projetos Inovadores do Observatório, explica que para obter o selo, Fortaleza precisa atender a requisitos internacionais. O conceito é uma evolução do observado em "smart cities".

"Cidade inteligente é aquela que trabalha com governança, tecnologia, inovação, sustentabilidade, segurança, promoção e marketing focada no residente, enquanto Destino Turístico Inteligente trabalha tudo isso focando no residente e no turista", explica.

Em breve, deve ser realizado um diagnóstico e a partir do resultado pode haver a implementação de um plano de intervenção para melhoria de indicadores. Ao fim do processo de análise, cumprindo todos os requisitos, a Cidade pode ser agraciada com o selo.

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