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Faturamento do mercado de franquias no Ceará cresce 17,3% no 1º trimestre, aponta ABF
Economia

Faturamento do mercado de franquias no Ceará cresce 17,3% no 1º trimestre, aponta ABF

|EM 2023| Valor passou de R$ 874,6 milhões nos três primeiros meses do ano passado para pouco mais de R$ 1 bilhão neste ano. Setor de saúde, beleza bem estar lidera
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Franquias têm investimento inicial de R$ 9 mil até R$ 2 milhões (Foto: ABF Franchising Expo/Flavio Florido/Divulgação)
Foto: ABF Franchising Expo/Flavio Florido/Divulgação Franquias têm investimento inicial de R$ 9 mil até R$ 2 milhões

O mercado de franquias no Ceará teve alta de 17,3% no faturamento no 1º trimestre de 2023, na comparação com período equivalente do ano passado.

No total, as empresas franqueadas e franqueadoras venderam pouco mais de R$ 1 bilhão nos três primeiros meses deste ano, ante R$ 874,6 milhões faturados no 1º trimestre de 2022.

Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que realizou de junho até início deste mês a 30ª edição da ABF Expo. Pouco mais de 400 marcas de diferentes regiões do País participam da feira.

No Ceará, o setor de saúde, beleza e bem-estar lidera com faturamento no período de R$ 276,5 bilhões, seguido pelo serviço de alimentação (food service). Contudo, o setor que mais cresceu no 1º trimestre deste ano foi o de entretenimento e lazer, que teve variação de 114,8%.

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Já quanto à expansão no número de novas unidades, comunicação, informática e eletrônicos foi o segmento que mais cresceu nos três primeiros meses de 2023: 32,6%. A liderança, no entanto, também pertence ao setor de saúde, beleza e bem-estar, que soma 769 unidades.

Embora tenha bem menos unidades, 145, o setor de comunicação, informática e eletrônicos foi o que mais expandiu a geração de empregos diretos, com alta de 30,9%, em sintonia com o aumento no número de estabelecimentos. A liderança no quesito mão de obra pertence, porém, ao food service, que emprega 6,9 mil pessoas.

Conforme o diretor da Regional Nordeste da entidade, Fernando Ribeiro, “várias marcas enxergam o mercado nordestino e cearense, em particular, como muito promissor. Alimentação sempre é muito forte por causa do turismo, mas o Ceará também é muito forte em outros negócios como beleza e educação o que acaba atraindo o interesse de muitas marcas”.

Sobre os que mais cresceram no Estado, Ribeiro, comenta que o setor de entretenimento e lazer cresceu 114% no primeiro trimestre.

"E o que a gente imagina que seja isso? Isso são todas as liberações pós-pandemia e a demanda reprimida para esse segmento do entretenimento fazer. Então, parques, viagens, hotéis, tudo está voltando com muita força. Além disso, a cidade de Fortaleza está com um nível muito alto. A Beira Mar foi toda reconstruída e o turista gosta muito do Ceará, o que se reflete nesses números”.

“Além disso, o setor de comércio e distribuição de alimentos cresceu 110% no Ceará, o que também tem relação com essa volta muito efetiva do consumidor para os shoppings e para o comércio de rua. Ou seja, como a demanda cresceu demais, esse consumo também aumentou muito em relação ao primeiro trimestre do ano passado”, acrescenta o diretor da Regional Nordeste da ABF.

Outro setor com potencial de alavancar no Estado é o de energias renováveis, que vem se expandindo em todo o Brasil. “No Nordeste, você tem a peculiaridade da incidência solar, durante muitas horas, e isso é muito bom. Então, você nota em várias cidades placas solares, olhando para os tetos das casas e das empresas”, observa Ribeiro.

Porém, se a as grandes marcas franqueadoras das regiões Sul e Sudeste têm cada vez mais se inserido no mercado cearense, o diretor da Regional Nordeste da ABF pondera que “as marcas do Nordeste, elas têm muito mais força para se expandir dentro da própria região ou para o Norte do que ir para o Centro-Sul, porque esse é um fluxo mais complexo”.

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