Logo O POVO+
Gestão de aeroportos regionais do Ceará passará para Infraero
Economia

Gestão de aeroportos regionais do Ceará passará para Infraero

Representantes do Governo do Ceará estiveram tratando da questão em Brasília durante essa semana e elaboram o contrato de prestação de serviços de gestão e operação de aeroportos regionais no Interior. Reunião com lideranças dos municípios será realizada em Fortaleza na segunda-feira, 21/8
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Aeroportos regionais cearenses devem receber mais de 16 mil passageiros no fim de ano. (Foto: Divulgação/Governo do Estado/Carlos Gibaja)
Foto: Divulgação/Governo do Estado/Carlos Gibaja Aeroportos regionais cearenses devem receber mais de 16 mil passageiros no fim de ano.

Estão em fase avançada de negociação as tratativas para que os aeroportos regionais do Interior passem para gestão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Conforme O POVO apurou, as partes estão elaborando o contrato de prestação de serviços de gestão e operação dos equipamentos.

Na terça-feira, 15, o superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, esteve em Brasília participando de reunião com representantes da Infraero. Ainda assim, a SOP não confirma a finalização do acordo até o momento. Já a Infraero esclarece que segue em tratativas com o Governo do Ceará para a elaboração do contrato de prestação de serviços de gestão e operação de aeroportos regionais do estado.

Se nessa semana as movimentações em torno das concessões ocorreram em Brasília, a partir de segunda-feira, 21/8, elas devem ser estreitadas em Fortaleza. O POVO apurou que as lideranças de municípios que têm aeroportos regionais são esperadas para reunião com a SOP e o Governo do Estado.

Conforme apuração do colunista do O POVO, Eliomar de Lima, o Estado apresentou a Infraero a intenção de passar a gestão aeroportuária de dez equipamentos no Interior. São eles os aeroportos regionais de Aracati, Cruz-Jericoacoara, Camocim, Sobral, São Benedito, Crateús, Tauá, Iguatu, Campos Sales e Quixadá.

Desde o fim de junho, a Infraero já implementou um sistema de gestão de tarifas aeroportuárias nos dez aeroportos regionais. O contrato assinado pelo Governo com essa finalidade tem duração de 60 meses, podendo ser prorrogado por mais tempo.

O Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) foi desenvolvido pela Infraero e consiste em um conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle. O Sucotap é utilizado para o faturamento, cobrança, arrecadação e repasse ao contratante do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas em aeroportos.

O movimento do Ceará é similar ao que outros estados estão promovendo, de conceder seus aeroportos regionais para que a Infraero realize a gestão aeroportuária.

Esse é o caso de aeroportos regionais de Sorriso-MT (por 12 meses), de Mossoró-RN (por 12 meses, prorrogáveis até o limite de 60 meses), de Gupiri-TO (por 12 meses, prorrogáveis até o limite de 60 meses), de Passo Fundo-RS (por 24 meses), e de Santo ngelo-RS (por 24 meses, prorrogáveis até o limite de 60 meses). Todos esses pedidos e confirmações de contratos de gestão aeroportuária foram firmados entre 2022 e este início de 2023.

Movimento coordenado dos estados

A partir da experiência, gestões estaduais estão buscando ampliar essa relação. Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além do Ceará, já estiveram reunidos com a Infraero para oferecer, em bloco, todos os seus aeroportos regionais.

No último dia 9/8, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve em Brasília com a diretoria da Infraero. A intenção, para além da gestão aeroportuária, é discutir uma parceria para modernizar os aeroportos regionais do estado, que conta com infraestrutura de 23 aeroportos.

“Temos interesse em trabalhar em conjunto com a Infraero nos aeroportos regionais. Estamos com uma boa infraestrutura regional, porque quando assumimos o governo fizemos uma requalificação desses aeroportos, reformando pistas e áreas de embarque, e ampliamos o número de voos”, disse o governador. “A ideia é construir com a Infraero uma parceria para a gestão desses terminais, para ampliar a malha aérea do Paraná”.

A Infraero tem 50 anos de experiência e a rede de aeroportos sob sua gerência inclui 16 aeroportos, além de 10 contratos de gestão e operação firmados com estados ou municípios.

No Ceará, o que se tem até o momento são visitas técnicas aos aeroportos regionais do Estado para analisar a condição da infraestrutura e as demandas.

Governo do Ceará quer passar a gestão dos aeroportos do Interior para a Infraero. Medida impactaria o Aeroporto Regional de Jericoacoara(Foto: Divulgação/Governo do Estado/Carlos Gibaja)
Foto: Divulgação/Governo do Estado/Carlos Gibaja Governo do Ceará quer passar a gestão dos aeroportos do Interior para a Infraero. Medida impactaria o Aeroporto Regional de Jericoacoara

Dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas

Mais notícias de Economia

Quais são os aeroportos?

Aracati

Cruz-Jericoacoara

Camocim

Sobral

São Benedito

Crateús

Tauá

Iguatu

Campos Sales

Quixadá

O que você achou desse conteúdo?