Logo O POVO+
Em venda à Grepar, preço do asfalto na Lubnor dispara 10,82%
Economia

Em venda à Grepar, preço do asfalto na Lubnor dispara 10,82%

| REAJUSTE | Na esteira de aumentos dos derivados de petróleo, Petrobras anunciou aumento médio de 9,1% nos produtos asfálticos nos locais de venda, mas no Ceará alta foi acima da média. Setor de construção pesada reclama
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRANSFERÊNCIA de gestão da Petrobras para a Grepar está em curso (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE TRANSFERÊNCIA de gestão da Petrobras para a Grepar está em curso

As obras tocadas por empresas de construção pesada serão afetadas com o recente reajuste de 10,82% no preço do asfalto comercializado pela Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor). De acordo com o vice-presidente financeiro do Sindicato das Indústrias de Construção Pesada do Ceará (Sinconpe), Eduardo Benevides, a alta deve gerar uma onda de pedidos de reequilíbrio de preços nos contratos firmados para obras públicas.

O anúncio do reajuste ocorre na esteira de aumentos dos derivados de petróleo no País anunciados neste mês pela Petrobras. No caso dos produtos asfálticos, o aumento médio foi de 9,1% nos locais de venda, mas no Ceará a alta foi acima da média.

Esse movimento altista ocorre no mesmo momento em que há a transição da gestão na operação da Lubnor. Os empresários reclamam que o mercado estava com estabilidade nos preços há pelo menos um ano, ainda que a Petrobras anunciasse reajustes dilatados para o diesel e outros combustíveis. Por isso, o recente anúncio surpreendeu.

Eduardo destaca que a reação em cadeia na operação das empresas é grande e deve impactar as obras tocadas, já que o custo com asfalto é um dos mais impactantes neste mercado.

"Nos últimos meses - pelo menos um ano e meio, o preço do asfalto não variou muito, por isso que esse aumento de 10% está chamando tanto a nossa atenção. Aí já estamos preocupados com o impacto em contratos em andamento, de ter que pedir reequilíbrio de preço para conseguir continuar a fazer algumas obras", pontua.

Ele acrescenta que esse tipo de negociação costuma ser "traumática", requerendo tempo, o que pode tornar a continuação de alguns projetos inviável. "Por exemplo, uma empresa vai fazer uma obra de asfalto em cima de ruas de calçamento, como a grande maioria das obra de prefeitura demandam: Nestes casos, o custo do asfalto representa mais de 40% do orçamento".

O anúncio do reajuste da Petrobras veio no último dia 15/8, quando aumentou os preços da gasolina em 16,3% e do diesel em 25,8% nas refinarias. A partir daí, outros combustíveis e derivados foram afetados. O querosene de aviação (QAV) é outro exemplo, com aumento de 4,3%.

Ao O POVO, a Grepar informa que o processo de transição para assumir a operação da Lubnor já foi iniciado e que o grupo junto da Petrobras "vem realizando esforços para concluir esse processo antes do fim deste ano". Sobre a reclamação dos empresários, associando a nova gestão ao encarecimento do asfalto, responde, dizendo que não participa ou tem qualquer conhecimento ou envolvimento do reajuste.

"É de responsabilidade exclusiva e integral da Petrobras a política de preços e abastecimento do mercado até a data do fechamento da operação", diz em comunicado.



A Grepar ainda detalha que tem plano de aumentar a produção para atender integralmente a demanda na área de atuação da Lubnor, que atende os mercados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Tocantins e Pará. E finaliza, dizendo: "A Grepar planeja aumentar a produção e atender integralmente a demanda existente, adotando preços competitivos e que uma polícia que traga equilíbrio para o produtor e consumidor."

Procurada, a Petrobras não respondeu à reportagem. O POVO ainda questionou a Secretaria da Infraestrutura do Ceará e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) para saber do impacto do reajuste nas obras do Estado, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Petrobras: entenda como são formados os preços da gasolina e diesel

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?