Logo O POVO+
Sindquímica: 30 empresas querem entrar em polos industriais no Ceará
Economia

Sindquímica: 30 empresas querem entrar em polos industriais no Ceará

| Modelo de negócio | Condomínios de indústrias em Guaiúba e Maranguape despertaram interesse de empresários e prefeitos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EXPO Ceará Química 2023 reuniu fornecedores e industriais no Vila Galé (Foto: JL Fotografia/Sindquimica Ceará/Divulgação)
Foto: JL Fotografia/Sindquimica Ceará/Divulgação EXPO Ceará Química 2023 reuniu fornecedores e industriais no Vila Galé

Os polos industriais desenvolvidos no Ceará a partir de articulações entre Estado, municípios e representantes do setor produtivo têm atraído o interesse dos empresários pelo modelo de negócio empregado e, apenas do setor químico, 30 empresas aguardam oportunidades para comporem esses condomínios de indústrias.

A lista é contabilizada por Paulo Gurgel, presidente do Sindicatos das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE), o qual foi procurado pelos associados interessados no tipo de empreendimento, após o sucesso do Polo de Guaiúba e o início do Polo de Maranguape, ambos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza.

"Nós já temos outras 30 empresas na fila querendo entrar nos polos, então, o pessoal está muito empolgado porque o polo tem tido um apoio Incondicional do governador Elmano (de Freitas, PT). Ele já disponibilizou o recursos da secretaria de desenvolvimento, está dando incentivos fiscais para as empresas instaladas... O futuro da indústria como um todo, aqui no Ceará, vão ser os polos", afirmou durante Expo Ceará Química 2023.

Como funciona o polo industrial?

O modelo dos polos são preferidos dos industriais pela infraestrutura da qual os espaços são dotados pelo poder público. Inicialmente, uma área é desapropriada pela prefeitura dos municípios a partir de conversas com empresários sobre a localização estratégica dos terrenos.

Em seguida, o Governo do Estado se compromete a fornecer água e esgoto, além de acessos viários quando necessário. Os benefícios fiscais também fazem parte do combo oferecido pelos poderes estaduais e municipais.

Terminada essa fase, as empresas que assinaram memorandos se comprometendo a investir nos polos iniciam os trabalhos, instalando equipamento e operação, nos quais a contratação de mão de obra local é obrigatória.

Cidades interessadas

O investimento das empresas somada à geração de emprego e de renda para os habitantes são cobiçadas pelas cidades, que têm manifestado interesse em sediar polos industriais, segundo conta Paulo Gurgel.

"Tem em torno de meia dúzia interessado. Muitos prefeitos de muitos municípios sempre que encontra com a gente diz que quer conversar sobre polo e saber como funciona", conta.

Único setor do Polo Industrial de Guaiúba e um dos mais presentes no Polo Industrial de Maranguape, que é multi setorial, a indústria química se mostra como uma de melhor desempenho e, por isso, desperta o interesse dos gestores municipais.

Feira e tendências

No Expo Ceará Química 2023, realizado entre o dia 14 e ontem, Paulo Gurgel demonstrou a força do setor ao reunir representantes de fornecedores do Sul e Sudeste e industriais de todo o Norte e Nordeste. Sem revelar números, ele aponta a feira como um momento de geração de negócios e atualização pelos empresários das novidades do setor.

"O setor químico está muito pujante, é o segundo da indústria cearense e tem participação de R$ 19,2 bilhões no PIB do Estado e perto de 4% nas exportações cearenses", diz, acrescentando que a geração de vagas de trabalho formal atingem o patamar de 17% de expansão, acima dos 6% da média industrial.

Sobre as tendências, ele destaca a entrada das empresas de fragrâncias na feira, com foco nos produtos de limpeza para o lar. O objetivo é dar sofisticação a itens que, antes, eram encarados como limpeza básica.

Uma das empresas com esse foco e que participou da Expo Ceará Química foi a Agropaulo, do Grupo Telles, do Ceará. A empresa, com sede em Jaguaruana, atua com óleos essenciais, extraindo matérias-primas naturais de plantas aromáticas para aplicações nas indústrias cosmética e de saneantes. Na feira, falou da experiência na formulação de cosméticos com insumos orgânicos, a partir do uso de óleos essenciais no case sabonete antisséptico.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?