Logo O POVO+
Construção civil cearense demonstra confiança para os próximos 6 meses
Economia

Construção civil cearense demonstra confiança para os próximos 6 meses

| Informa Fiec | Índice é feito pelo Observatório da Indústria e aponta melhora da percepção dos empresários
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NORDESTE apontou a 
maior confiança entre as regiões (Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados)
Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados NORDESTE apontou a maior confiança entre as regiões

Os próximos seis meses devem ser de bons resultados na indústria da construção civil cearense, segundo aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). O indicador é elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e sinaliza 59,5 pontos, em uma escala de até 100, no componente expectativa futura.

"No que diz respeito ao componente de Condições Atuais, a percepção dos empresários das indústrias cearenses é de melhora da situação corrente frente aos últimos seis meses, enquanto no Brasil é de piora", informa o relatório da pesquisa divulgado
ontem, 16.

A média geral identificada foi de 57,6 pontos, o que representou uma marca acima das médias histórica (56,5 pontos) e nacional (51,9 pontos), um avanço de 0,1 ponto sobre o resultado de agosto e 5,3 pontos a menos que o observado em setembro do ano passado.

Nordeste mais confiante

O Observatório da Indústria também compila as informações para o Icei das regiões brasileiras e constatou que os empresários da construção civil do Nordeste estão mais confiantes que os demais do País. A marca chegou a 54,9 pontos.

Dentre as demais regiões, o Centro-Oeste ficou com a segunda maior pontuação (53,6 pontos) e a queda mais expressiva frente a agosto (-2,9 pontos), seguida por Sudeste (52,0 pontos) e o Norte (51,4 pontos), os quais regrediram 1,3 ponto e 2,5 pontos frente a agosto, respectivamente.

"Por fim, o índice da região Sul assinalou 48,7 pontos em setembro, o que demonstra que a falta de confiança dos empresários do setor permanece na região. Assim, a variação frente a agosto foi negativa (-1,2 ponto), indicando que o pessimismo dos industriais ocorre de maneira mais disseminada e maior no período atual", diz a pesquisa.

Empresas de médio porte com melhor Icei

Já entre as empresas da indústria da construção civil no Ceará, as de médio porte apresentaram mais confiança em setembro (59,6 pontos). As grandes empresas projetaram a segunda melhor percepção (58 pontos) e as pequenas vieram em seguida com grau satisfatório menor (54 pontos).

No Estado, foram ouvidas 91 empresas ao todo para a elaboração do Índice, sendo 29 pequeno porte, 37 médio porte e 25 de grande porte, como explica o Observatório da Indústria.

As construtoras cearenses, como O POVO já mostrou, vem num ritmo mais acelerado em 2023, na expectativa de ampliação de lançamentos alimentada tanto por obras de alto padrão, como unidades do Minha Casa Minha Vida e também do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Mais notícias de Economia

Perfil BR

No País, foram consultadas 1.998 empresas, sendo 781 pequeno porte, 722 médio porte
e 495 de
grande porte

O que você achou desse conteúdo?