O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará pode ter um crescimento entre 3 a 5% em 2025 no setor do agronegócio. Foi o que afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, durante entrevista ao O POVO.
A declaração foi dada nesta sexta-feira, 13, durante o lançamento do PEC Nordeste 2025. O evento reunirá mais de 600 empresas e instituições e será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.
Além disso, há uma expectativa de público de 70 mil pessoas nos três dias, um aumento de 20% em relação ao registrada da edição deste ano. Em relação aos estandes, a alta será de 30%, com aproximadamente 1,3 mil. Até o momento, cerca de 95% já estão reservados.
"Este é um momento de união, de mostrar a força de Fortaleza e de toda a região, promovendo nossos talentos, nossa agricultura, e os valores que fazem do Ceará um grande parceiro do Brasil", ressaltou Amílcar Silveira.
Haverá ainda duas novidades: uma feira dos municípios e um concurso leiteiro. "Queremos trazer até 100 vacas para fazer o maior concurso leiteiro do País e também ampliar nossos negócios."
Também foi realizada a solenidade de premiação do Programa Agrinho, que chega à sua 20ª edição no Ceará. A cerimônia reconhece o talento e o empenho de estudantes e educadores em prol da educação no campo.
O programa é de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará (Senar/CE), braço educativo da Faec.
Em 2024, houve a participação recorde de 70 municípios, o dobro do número registrado na última edição. Ao todo, são atendidas 705 escolas rurais, com a participação de 683 diretores, 821 coordenadores pedagógicos, 8.473 professores e 86.362 alunos, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Outro ponto é que mais de 3 mil trabalhos concorreram nos concursos de: Desenho 2° e 3° ano; Redação 4° e 5° ano; Redação 6° e 7° ano; e Redação 8° e 9° ano.
A premiação contemplou os 20 melhores trabalhos de alunos e professores, além dos 20 municípios destaques, com a premiação do Município Agrinho. Ao todo, foram entregues 180 prêmios, entre os quais motocicletas, computadores, bicicletas, tv, notebook, impressoras e data shows.
Ao longo de duas décadas, o programa tem promovido a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a saúde e a cidadania entre os estudantes, de 7 a 15 anos, da zona rural e urbana, por meio de atividades educativas e culturais, com a participação de escolas de todas as regiões do Estado.