A rede cearense de farmácias, Pague Menos (PGMN3), fechou o ano de 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 152 milhões. Alta de 972,3% frente aos R$ 14,2 milhões do ano anterior.
Os dados constam no balanço de resultados divulgado nesta segunda-feira, 10. O documento mostra ainda que, em 2024, ano que demarcou o fim do ciclo de sinergias da aquisição da Extrafarma, a base de clientes ativos bateu recorde e chegou a 21,2 milhões, alta de 3,5% em relação a 2023.
Foram quatro trimestres consecutivos de aceleração nas vendas, culminando em um avanço de 17,4% ao fim do último trimestre. Deste total, 17,1% é o crescimento em mesmas lojas e 16,4% em lojas maduras, superando em mais de três vezes a inflação do período.
No ano, o crescimento acumulado de mesmas lojas atingiu 13%, o maior ritmo em mais de 10 anos.
“Os resultados alcançados em 2024 refletem a consistência da nossa estratégia e a solidez da nossa operação. Foram quatro trimestres consecutivos de crescimento acelerado e aumento de rentabilidade, fortalecendo nossa presença no mercado e aprimorando nossa eficiência”, destaca Jonas Marques, CEO da Pague Menos.
Ele destaca que a Black Friday foi um dos principais fatores impulsionadores do 4º trimestre, com crescimento de 40% no fim de semana do evento.
Além disso, a performance das bandeiras do grupo mostrou evolução significativa, com o portfólio de lojas Pague Menos acelerando de 12,6% para 16,5%, a Extrafarma avançando de 18,5% para 19,8% e as lojas convertidas registrando alta de 29,5% no trimestre.
O Ebtida da companhia (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, indicador financeiro que permite avaliar a capacidade de geração de caixa de uma empresa) avançou 32% no ano, chegando a R$ 628,5 milhões. Já a margem Ebitda ajustada foi de 4,6% no ano, incremento de 0,6p.p. em relação ao ano anterior.
No 4º trimestre de 2024, a companhia alcançou lucro líquido ajustado de R$ 77,1 milhões, representando um crescimento de 22,8% em relação aos R$ 62,8 milhões registrados em igual trimestre de 2023.
Apesar da melhoria, a margem líquida anual permanece abaixo da média histórica da companhia. "Seguimos comprometidos com a desalavancagem financeira e melhoria de eficiência operacional para seguir expandindo lucros."
Sobre o ciclo de integração da Extrafarma, iniciado em maio de 2021, a rede informou que a empresa alcançou todos os marcos previstos no plano de aquisição e incorporação.
"A companhia também promoveu mudanças significativas na malha logística, com a incorporação de novos centros de distribuição e a ampliação do sortimento de produtos. Como resultado, a Pague Menos conseguiu capturar sinergias superiores às expectativas, somando R$ 267 milhões em bases anualizadas, com destaque para a redução de despesas e o incremento de vendas e margem".
Segundo a companhia, além de gerar valor financeiro, a aquisição fortaleceu a posição da companhia nas regiões Norte e Nordeste, expandiu seu hub de saúde e abriu novas possibilidades de crescimento futuro por meio de expansão inorgânica.
A rede encerrou 2024 com 1.649 lojas, sendo 348 provenientes do portfólio adquirido da Extrafarma, das quais 125 já foram convertidas para a bandeira Pague Menos. Ao longo do ano, foram realizadas 30 aberturas e 13 fechamentos.
Ao fim do último trimestre do ano passado, a rede atingiu 6,5% de market share nacional, com crescimento superior ao do mercado em todas as regiões do país.
"Ao longo do ano, a companhia registrou crescimento de 3,4 pontos percentuais acima do mercado, segundo a IQVIA. Para as lojas maduras, o crescimento foi ainda mais significativo, superando o mercado em 6,5 pontos percentuais, destacando a melhoria na produtividade das lojas como principal fator para o ganho de market share"