A modernização da gestão pública para o fortalecimento das atividades e políticas dos municípios deve receber um reforço do Estado do Ceará a partir da Caravana Ceará Um Só, que teve início ontem, 6, em Baturité, a 98,24 quilômetros de Fortaleza.
Iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a ação leva ferramentas, programas e capacitações ofertadas por órgãos do governo cearense às gestões municipais.
A Caravana, formada por representantes de diversas secretarias, visitará até o dia 19 de novembro municípios das 14 regiões de planejamento do Estado. Confira o cronograma no fim desta matéria.
Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, esse projeto permite que o Governo do Ceará estabeleça uma aproximação com todos os municípios cearenses.
“A partir de políticas públicas de interesses comuns às administrações municipais, a Seplag organiza a Caravana Ceará Um Só para levar orientações para gestores e prefeitos sobre ações concretas e objetivas que melhorem a gestão pública”, aponta Cialdini.
Já o diretor da EGPCE, Saulo Braga, destaca que a ação além de “promover capacitação e articulação entre os municípios, a Caravana estimulará a adoção de soluções inovadoras para desafios da gestão pública”.
“Ao todo, considerando todas as viagens planejadas, a Caravana percorrerá aproximadamente 3.867 km, fortalecendo a articulação interfederativa e promovendo soluções para a modernização da gestão pública no Ceará”.
Os dois estiveram acompanhados da secretária Sandra Monteiro (Ciência e Tecnologia) e de Ada Pimentel, presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), além de representantes externos ao Estado como Eliane Brasil, superintendente do Banco do Nordeste no Ceará.
Para participar da ação, que é voltada para todos os públicos, é necessário que o indivíduo se inscreva no site da EGPCE. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento.
Iniciada às 8h, a caravana fiicou na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Clemente Olintho Távora Arruda até às 17h. Ao todo foram 323 inscritos.
O prefeito de Baturité, Hérberlh Mota (Republicanos), descreve a iniciativa do Governo do Estado como um momento de extrema importância, já que “é nos municípios aonde as pessoas vivem, aonde as pessoas trabalham, aonde tudo acontece”.
“Essa colaboração do Governo do Estado com os municípios, com as prefeituras, com as gestões públicas, faz toda a diferença na tomada de decisões para o fortalecimento das políticas públicas que nós, principalmente gestores e prefeitos, temos para implantar nos nossos municípios”, destaca.
Ao longo do dia, os agentes públicos da região estão participando de palestras e oficinas com temáticas sobre:
As oficinas que antes deveriam começar às 10h passaram para o período da tarde, porém o horário ainda não foi especificado.
A Caravana Ceará Um Só foi lançada no último dia 28 de março. Na ocasião, foram assinados acordos de cooperação com parceiros que contribuirão para a realização da ação.
Dentre eles estão: o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); e o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE).
Além disso, o programa Ceará Um Só já conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e do Centro de Ensino Tecnológico (Centec); além do programa Ceará Sem Fome.
O que: Caravana Ceará Um Só – Região do Maciço de Baturité
Quando: 6 de maio da 8h às 17h
Onde: EEEP Clemente Olintho Távora Arruda (CE-356, Km 05 – Sanharão)