A 72ª edição da Expocrato foi oficialmente aberta, ontem, no município do Crato, região do Cariri cearense.
Realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, a feira é considerada a maior do setor agropecuário no Norte e Nordeste e tem previsão de movimentar R$ 140 milhões em negócios até o encerramento no próximo dia 20.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); do secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck (PDT); da senadora Augusta Brito (PT); do deputado federal Eunício Oliveira (MDB); além de representantes do setor produtivo e lideranças regionais e municipais.
O governador Elmano afirmou à rádio O POVO CBN Cariri que a edição deste ano é a maior já realizada e destacou a expectativa de público superior a 1,2 milhão de pessoas.
Ele também defendeu a necessidade de ampliação da estrutura da feira para os próximos anos. "A multidão que está vindo para cá coloca para a gente novos desafios. Provavelmente a necessidade de expansão da área", disse.
Para o prefeito do Crato, André Barreto, a Expocrato fortalece a economia da região e atrai visitantes de diversos estados. "É um evento que fortalece a economia de toda a nossa região", declarou o gestor municipal. A feira recebe criadores, agricultores, investidores e expositores de diferentes setores da agropecuária, promovendo leilões, negócios e intercâmbio técnico.
O ministro Camilo Santana ressaltou o crescimento da Expocrato em diferentes áreas. "Ela cresce do ponto de vista do agronegócio, da cultura familiar e dos eventos. É um dos maiores do Brasil", afirmou. A feira reúne iniciativas de agricultura familiar e agronegócio, ampliando as oportunidades comerciais para pequenos e grandes produtores.
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Eduardo Bismarck, a expectativa é de mais de 100 mil turistas durante cada dia do evento, o que representa cerca de um terço de toda a movimentação turística registrada no primeiro semestre de 2025 no Cariri. A taxa de ocupação da rede hoteleira já alcança 90%, com reflexos em hospedagem, transporte e alimentação.
Além das atividades comerciais e agropecuárias, a programação do evento inclui apresentações artísticas entre os dias 11 e 20 de julho. A estrutura conta com áreas de exposição, palco para shows, praça de alimentação, espaços para negócios e atividades voltadas ao público em geral. A organização estima um aumento de 50 a 60% no faturamento, envolvendo os setores de turismo, comércio e serviços nos 29 municípios do Cariri.
RÁDIO
A rádio O POVO CBN Cariri vai acompanhar o evento com programação especial direto do local
Música
Além da cerimônia oficial de abertura, o evento contou ainda com apresentações musicais lideradas por Matuê, Hungria e Wiu