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Transnordestina: operação-teste sai dia 24 do Piauí em direção ao Ceará
Economia

Transnordestina: operação-teste sai dia 24 do Piauí em direção ao Ceará

Transporte de cargas inicia com teste partindo de cidades Bela Vista, no Piauí, até Iguatu, no Ceará. Os vagões serão abastecidos com uma carga de milho
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PREVISÃO é de que o trem faça o percurso em aproximadamente 20 horas (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES PREVISÃO é de que o trem faça o percurso em aproximadamente 20 horas

O início do transporte de cargas da ferrovia Transnordestina está marcado para a próxima sexta-feira, 24. A locomotiva partirá de Bela Vista, no Piauí, com chegada prevista em Iguatu, no Ceará.

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O movimento marca o início das operações da ferrovia após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Agora, inicia-se a etapa de transporte comissionado.

Os vagões serão abastecidos com uma carga de milho. A partida, no Piauí, deve contar com os governadores dos respectivos estados, o piauiense Rafael Fonteles (PT) e o cearense Elmano de Freitas (PT).

Segundo a Transnordestina Logística (TLSA), administradora da ferrovia, a operação inicial terá 585 km de extensão, com previsão de que o trem faça o percurso em aproximadamente 20 horas.

A operação de carregamento do trem será realizada em um ponto próximo ao local onde continua sendo construído o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (Tipi), terminal próprio da TLSA.

No Ceará, o ponto de descarga fica próximo do espaço onde está sendo construído o Terminal Logístico de Iguatu, estrutura de propriedade de empresários da região.

A operação de transporte comissionado ocorre de maneira inicial enquanto o restante da extensão da obra não é concluída. Ao todo, a Transnordestina terá 1.206 km de extensão.

O orçamento atual do projeto é de R$ 15 bilhões, dos quais mais de R$ 7 bilhões já foram investidos.

A fase 1 tem 78% de avanço físico, incluindo 676 km de linha principal já concluídas, outros 280 km em obras - divididas em seis lotes.

Em relação ao andamento dos trabalhos, os lotes 4 e 5 estão em processo de execução de trilhos, dormentes e brita, num espaço de 108 km. Já os lotes 6, 7, 8 e 11 estão em obras de infraestrutura, com extensão de 178 km.

Conforme a TLSA, mais de 4 mil trabalhadores diretos estão envolvidos nas obras. A previsão é de que a Fase 1 será finalizada até 2027, possibilitando a conexão do Piauí com o Porto do Pecém.

A Fase 2, com extensão de 151 km no estado do Piauí, terá as obras iniciadas no primeiro semestre de 2026 e conclusão prevista para 2028, um ano e meio antes do previsto em cronograma, afirma a TLSA.

Dentre desse cronograma de obras, também é projetado para 2025 o início da construção do TUP Nelog (Terminal de Uso Privado) no Pecém, estrutura para armazenamento e escoamento de produtos para exportação e importação. Outra estrutura logística é o Terminal Multimodal e Multipropósito de Cargas José Dias de Macêdo, que tem projeto de se tornar porto seco com área industrial em seu entorno. O projeto é liderado pela Value Global Group, com aporte de R$ 1 bilhão.

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