Trinta e oito mil torcedores pularam, gritaram e vibraram no Castelão. A volta do Clássico-Rei à Série A nacional, 26 anos depois, teve um espetáculo à parte no extracampo. Nas arquibancadas, um mar de gente nas cores alvinegras, do Ceará, e tricolores, do Fortaleza, promoveu uma festa à altura do que o embate centenário pedia.
As duas torcidas entregaram uma festa utilizando diversas ferramentas. Mosaicos, artefatos pirotécnicos, bandeirões, serpentinas e fumaça. Em sintonia com a disputa acirrada dentro de campo, o duelo nas arquibancadas pelo melhor espetáculo teve direito a "toma lá, dá cá".
Quando um lado levantou o mosaico, o outro respondeu na mesma moeda. No momento em que os tricolores jogaram a fumaça nas cores vermelho, azul e branco, os alvinegros também ativaram o seu fumaceiro. Os cânticos de apoio ao time e de provocações ao rival foram mantidos durante toda a partida, garantindo o ambiente de "caldeirão" para o Clássico.
Com a mudança na distribuição das torcidas, de 50%/50% para 70%/30%, os torcedores do Ceará estiveram em maior número devido à condição de mandante da partida do clube. Foram disponibilizados ao todo 35 mil ingressos para a massa alvinegro, que, em maior quantidade, não decepcionou e fez uma bela festa.
Como prometido pela torcida do Ceará, o mar virou sertão nas arquibancadas. Homenageando os 30 anos da morte do cantor pernambucano Luiz Gonzaga, o imenso mosaico 3D com a imagem do Rei do Baião foi erguido antes de a bola rolar. Para ambientar o artista nordestino, foi feito um mosaico utilizando papel que deu o tom alaranjado do agreste.
Já a torcida do Leão também ergueu um mosaico 3D gigante com a imagem do personagem Bart Simpson, do seriado Os Simpsons, segurando um estilingue apontado para os alvinegros. Papeis amarelos, vermelhos e azuis coloriram as arquibancadas do lado dos torcedores do Fortaleza.
A festa capitaneada pelas duas torcidas é mais um atrativo do futebol cearense, que tem mostrado a sua força na elite do futebol nacional. O espetáculo das arquibancadas já se tornou uma marca dos torcedores de Ceará e Fortaleza, criando um novo jeito de torcer, indo além dos tracionais cânticos e baterias.
O próximo show das arquibancadas já está marcado. O reencontro das torcidas será no dia 10 de novembro, quando Ceará e Fortaleza se enfrentam no 2º turno da Série A. Desta vez, torcedores do Leão deverão estar em maior número.