Logo O POVO+
Fortaleza tem o quinto pior desempenho jogando em casa na Série A 2019
Esportes

Fortaleza tem o quinto pior desempenho jogando em casa na Série A 2019

Tricolor só tem campanha como mandante melhor do que a dos quatro times atualmente na zona de rebaixamento da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Única vitória do Fortaleza em casa sobre time na parte de cima da tabela foi o 1 a 0 sobre o Athletico-PR, com gol de Edinho
 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Única vitória do Fortaleza em casa sobre time na parte de cima da tabela foi o 1 a 0 sobre o Athletico-PR, com gol de Edinho

Bom desempenho em casa é fundamental para a conquista dos objetivos na Série A. Prova disso é que, desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, metade dos campeões tiveram a melhor campanha em casa. Na parte de baixo da tabela esse fator também faz diferença. Desde 2004 — ano em que quatro equipes passaram a ser rebaixadas — pelo menos dois dos quatro piores mandantes foram rebaixados. O caso mais comum é o rebaixamento de três dos quatro times de pior desempenho em casa, como aconteceu no último Brasileirão.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Dito isto, é importante o Fortaleza prestar atenção no desempenho perante a torcida. A derrota no último jogo, para o time reserva do Internacional na Arena Castelão, trouxe mais um revés em casa para o Tricolor. Agora, são três vitórias, um empate e três derrotas como mandante — aproveitamento de 47,6%, o 16º pior desta edição da Série A. Além disso, o Leão tem a 7ª pior média de gols jogando em casa (1,14 gols por jogo) e a 5ª defesa mais vazada em média como mandante (1,14 gols sofridos por partida).

O desempenho no Castelão após a pausa da Série A para a Copa América também caiu. Antes do hiato, o Tricolor tinha 58,3% de aproveitamento em quatro partidas; em três jogos pós parada, apenas 33,3% dos pontos disputados em casa foram conquistados.

Com exceção da vitória diante do Athletico-PR, todos os confrontos do Fortaleza no Castelão contra equipes na parte de cima da tabela resultaram em derrota. Outra constante nos revezes foram os gols sofridos, todos na segunda etapa — o que indica queda de desempenho físico e técnico da equipe no decorrer dos jogos.

Ainda restam dois jogos na Arena Castelão antes do fim do primeiro turno, contra Goiás e Fluminense — concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Até a última rodada, o Fortaleza venceu duas partidas e empatou uma em casa contra times da parte de baixo da tabela. Na matemática do campeonato, tais triunfos ganham peso, já que além dos pontos ganhos, evita-se que adversário direto pontue.

A próxima partida do Fortaleza será no domingo, 25, às 16 horas, contra o líder do Campeonato, o Santos-SP, na Vila Belmiro. O encontro é válido pela 16ª rodada do Brasileirão.

Futcast discute o legado de Rogério Ceni, a chegada de Zé Ricardo e a boa fase de Thiago Galhardo

Listen to "FutCast" on Spreaker.

Na Prancheta analisa o bom momento de Thiago Galhardo no Ceará

De volta

Na noite de ontem, o Fortaleza anunciou a contratação do zagueiro Adalberto, de 31 anos. O atleta retorna ao Tricolor após oito meses no ABC-RN — recém rebaixado à Série D

 

O que você achou desse conteúdo?