Logo O POVO+
Eficiente em casa, ataque do Ceará só fez quatro gols como visitante na Série A
Esportes

Eficiente em casa, ataque do Ceará só fez quatro gols como visitante na Série A

Alvinegro tem ótimo desempenho ofensivo jogando no Castelão, mas falha na hora de anotar gols jogando fora de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Thiago Galhardo tem nove gols na Série A, melhor jogador do time (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Thiago Galhardo tem nove gols na Série A, melhor jogador do time

O torcedor do Ceará que tem o costume de ir ao estádio vem se habituando a vibrar com os gols do time na Série A. Dono do sexto melhor ataque da Competição, com 19 tentos anotados, o Alvinegro já balançou as redes 15 vezes em oito partidas jogadas no Castelão — é, assim, o terceiro time com ataque mais positivo como mandante.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Quando o recorte vira para os jogos fora de casa, o Vovô não chega perto de ser um "visitante indigesto". Longe da Capital, a equipe só marcou quatro gols — quarto pior desempenho como visitante — sendo dois na vitória contra o Avaí-SC, um na derrota para o Goiás e um no empate com o Fluminense-RJ.

Atualmente, o Ceará figura como o quarto pior visitante do Campeonato, com cinco derrotas, um empate e uma vitória, assim como outros quatro times. Nas cinco derrotas, o Ceará só marcou contra o Goiás, no Serra Dourada. De resto, perdeu pelo placar mínimo para Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Internacional-RS e São Paulo, o que expõe a ineficiência do ataque longe do Castelão.

Vale lembrar que o Ceará reclamou de possíveis marcações da arbitragem em dois desses jogos. Contra o Inter, queixou-se de pênalti não marcado após toque de mão de atleta do Colorado no fim do jogo — a bola bateu no corpo de Sarrafiore antes de tocar no braço e, por isso, não foi marcada a falta. Já contra o São Paulo, a arbitragem ignorou penalidade clara em colisão do goleiro Tiago Volpi com o atacante Felippe Cardoso dentro da área.

Em todo o Brasileirão, apenas dois jogadores balançaram as redes pelo Alvinegro como visitante. No Maracanã, o zagueiro Tiago Alves marcou golaço de bicicleta para garantir o empate com o Flu. Mas o jogador mais eficiente do Vovô na casa alheia é Thiago Galhardo.

Vivendo sua "melhor fase", como faz questão de frisar, o meia marcou dois gols na virada sobre o Avaí, na Ressacada, e um contra o Goiás. O atleta é o artilheiro da equipe na Série A, com sete gols, e também é o que mais anotou no Castelão — deixando a marca quatro vezes.

Melhorar o número de gols fora de casa é fator que influencia diretamente na fuga contra o rebaixamento. Nas últimas cinco edições do Brasileirão, dois dos quatro times que caíram para a Série B figuravam entre os quatro piores ataques como visitante. Devido à boa campanha em casa, a situação do Ceará ainda é confortável. O time ocupa a 11ª colocação, com 20 pontos, tendo sete de vantagem para o Z-4. Entretanto, se a equipe deseja uma classificação à Copa Sul-Americana ou até mesmo à Libertadores, a hora de começar a balançar as redes dos anfitriões é agora. Fechando o primeiro turno, o Vovô enfrenta Corinthians-SP, em São Paulo, e Athletico-PR, em Curitiba.

Futcast discute o legado de Rogério Ceni, a chegada de Zé Ricardo e a boa fase de Thiago Galhardo

Listen to "#68 - Legado Ceni / Chegada de Zé Ricardo / Thiago Galhardo em alta no Ceará" on Spreaker.

Na Prancheta analisa o bom momento de Thiago Galhardo no Ceará

O que você achou desse conteúdo?