Logo O POVO+
Tite escala time titular contra Senegal, em jogo 100 de Neymar pela seleção
Esportes

Tite escala time titular contra Senegal, em jogo 100 de Neymar pela seleção

No terceiro amistoso após o título da Copa América, treinador deve escalar base do time campeão. Partida começa às 9 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Neymar e Arthur durante treino da seleção brasileira em Cingapura (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Neymar e Arthur durante treino da seleção brasileira em Cingapura

O duelo é histórico para Neymar, que alcançará a marca de 100 jogos disputados pela seleção brasileira, e, em tese, apenas mais um amistoso que poderia ajudar Tite a encontrar opções para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a partir de 2020. Mas o treinador decidiu encarar o jogo a sério e vai escalar a base da equipe que faturou a Copa América hoje, às 9 horas (de Fortaleza), quando o Brasil terá Senegal pela frente no Estádio Nacional de Cingapura.

Campeã continental em casa em julho, a seleção tropeçou nos dois jogos que disputou após a Copa América — empatado com a Colômbia por 2 a 2 e derrota para o Peru por 1 a 0. E, para evitar novo resultado ruim, Tite decidiu usar os jogadores que compõem o seu time-base.

"Futebol é o que se vê e o que se sente. Às vezes tem fora do jogo, o convívio, o treino, mesmo que seja um período mais enxuto dessa vez. Mas é a realidade minha e das outras seleções também", afirmou Tite, justificando a falta de testes contra Senegal.

Assim, as únicas novidades da seleção serão Ederson, que substitui o lesionado Alisson e Neymar, que não jogou a Copa América por contusão. Assim, o cearense Éverton Cebolinha deve começar a partida no banco de reservas.

Não será, porém, apenas mais um amistoso para Neymar, pois o atacante chegará, aos 27 anos, aos 100 jogos pela seleção. Nesta série, iniciada em 2010, soma apenas um título oficial conquistado — a Copa das Confederações de 2013 —, além de duas participações em Mundiais, Brasil-2014 e Rússia-2018.

O confronto com Senegal também é importante para ampliar o bom começo de temporada do atacante. Livre de lesão, ele iniciou participando dos dois amistosos de setembro pelo Brasil, com um gol marcado contra a Colômbia. Depois, em ação pelo Paris Saint-Germain, fez quatro gols em cinco jogos disputados. E precisará de muito mais para recuperar o apoio da torcida do clube e voltar a sonhar com a briga pelo prêmio de melhor do mundo.

"Tem que estar com a cabeça boa e preparado para dar a volta por cima. Busco isso para esta temporada, estar bem, torcer para que nada de mau aconteça. Terminando a temporada pode ter certeza que vou ficar sim entre os melhores", afirmou Neymar.

Sem fazer testes, Tite vai colocar em campo uma seleção cheia de jogadores experientes, como o lateral-direito Daniel Alves, que terá 39 anos na época da Copa do Mundo de 2022, e o zagueiro Thiago Silva, que vai estar com 38 quando torneio se iniciar no Catar.

Assim, ainda que tenha convocado quatro novatos para os amistosos — os laterais Marcinho e Renan Lodi, o volante Matheus Henrique e o goleiro Santos —, os testes deverão ficar para o outro compromisso da seleção nesta data Fifa, contra a Nigéria, domingo, novamente em Cingapura. 

Ficha técnica

Brasil x Senegal

Brasil: Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Neymar. Técnico: Tite.

Senegal: Gomis; Wagué, Koulibaly, Gassana e Salif Sané; Cheikhou Kouyate, Gueye e Papa Alioune N'Diaye; Keita Baldé, Sadio Mané e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.

Árbitro: Não divulgado.

Horário: 9 horas (de Fortaleza)

Local: Estádio Nacional de Cingapura.

 

Rival

Atual vice-campeão africano, o Senegal é hoje o 20º no ranking da Fifa e conta com jogadores como Sadio Mané, Kalidou Koulibaly e Keita Baldé

O que você achou desse conteúdo?