No jargão do futebol, a expressão "a bola gira" remete a situações que se invertem depois de um certo tempo. Para o zagueiro Juan Quintero, do Fortaleza, esse período foi de um ano. Em novembro de 2018, o jogador colombiano viveu um episódio apavorante em seu país. Doze meses depois, vive um momento de conquistas no Brasil.
Na madrugada de 12 de novembro de 2018, Quintero deixou o estádio do Deportivo Cali, clube que defendia, após uma vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Pasto. O triunfo, no entanto, não foi suficiente para classificar o clube de Cali para as oitavas de final da Liga Colombiana. O jogador estava acompanhado do irmão, quando teve seu carro parado por dois homens em uma moto. Percebendo que ambos estavam armados, acelerou. Os dois homens, supostamente pertencentes à organizada do Deportivo Cali, dispararam seis tiros contra o veículo.
"Era um domingo, eu havia assistido o jogo e depois voltei para casa. Foi quando um amigo muito próximo me chamou e contou o acontecido. Imediatamente fui ao apartamento de Juan e lá já estava a polícia. Fiquei muito preocupado, essa noite foi bastante longa. Então, tomamos a decisão que ele ia para a Espanha e ficar um tempo por lá", conta Diego Quintero, pai do jogador, que não gosta muito de falar sobre o episódio.
+ Leia Mais
Quintero mostra confiança em Adalberto, com quem deve formar a zaga contra o Inter
Diego diz que a ideia era que o filho retomasse a carreira na Europa, mas a proposta do Fortaleza pareceu mais atrativa. "Era um projeto de uma equipe que vinha da Série B, mas tinha muito para dar na liga mais competitiva da América do Sul. O Brasileirão é uma grande vitrine, quem se destaca nele pode fazer uma grande carreira. Porém, o ponto que pesou na escolha de Juan foi Rogério Ceni", conta.
O colombiano veio e rapidamente se tornou titular absoluto no Fortaleza. Homem de confiança de Ceni, Quintero é o atleta com mais minutos jogados na Série A, tendo atuado em 32 das 33 partidas até aqui, todas como titular. Juan Quintero é um dos destaques do Tricolor, sendo o segundo zagueiro que mais corta bolas na competição. No Fortaleza, ele já conquistou dois títulos e contribui diretamente para a uma permanência na elite e classificação histórica para a Copa Sul-Americana.
Contrato
Juan Quintero renovou contrato com o Fortaleza até dezembro de 2020. O zagueiro pode ser considerado o primeiro estrangeiro a "vingar" no Tricolor