Logo O POVO+
Com vitória do CSA sobre o Cruzeiro, Ceará fecha a rodada fora do Z-4
Esportes

Com vitória do CSA sobre o Cruzeiro, Ceará fecha a rodada fora do Z-4

Derrota da Raposa no Mineirão, manteve o Vovô mais uma rodada fora da zona de rebaixamento. Técnico do CSA, Argel Fucks assumirá o Alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gol de Alan Henrique, do CSA, segurou o Cruzeiro na zona de rebaixamento, poupando o Ceará
 (Foto: VIVIANE MOREIRA / AE)
Foto: VIVIANE MOREIRA / AE Gol de Alan Henrique, do CSA, segurou o Cruzeiro na zona de rebaixamento, poupando o Ceará

O Campeonato Brasileiro é sistêmico. Os jogos influenciam, de uma maneira ou de outra, várias equipes paralelas na tabela. O confronto de ontem entre Cruzeiro-MG e CSA-AL, no Mineirão, foi, em especial, fundamental para o futuro do Ceará na competição. Com a derrota da Raposa por 1 a 0, o Vovô se manteve mais uma rodada fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos, um a mais que seu rival mineiro. A vitória dos alagoanos também beneficiou outro clube cearense, o Fortaleza, que garantiu matematicamente sua presença na Série A em 2020 com o placar.

O clube mineiro não vence há seis jogos no Brasileirão. Em casa, são cinco compromissos sem vitória. A derrota para o Azulão foi selada aos 43 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Alan Costa aproveitou rebote do goleiro Fábio e empurrou para as redes. Thiago Neves teve a oportunidade do empate, mas chutou para fora a cobrança de pênalti a favor da equipe dele.

Agora, resta ao Vovô se remontar nesta reta final do certame, pois, após ser goleado pelo Flamengo na última quarta-feira, por 4 a 1 no Maracanã, ficou sem treinador, visto que Adílson Batista foi demitido. Argel Fucks, ex-CSA, deve assumir ainda na manhã desta sexta-feira.

Restando três rodadas para o fim desta edição do Campeonato, Argel terá missão difícil, pois joga contra adversários que estão em boa situação na tabela. O Athletico-PR, próximo adversário do Ceará, no sábado, na Arena Castelão, apesar de já estar garantido na Libertadores por ser campeão da Copa do Brasil, está em quinto lugar e não perde há dez partidas no Brasileirão. Tem a segunda melhor campanha do returno, só atrás do campeão antecipado Flamengo.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

O Corinthians, adversário do dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 19h30min, também em casa, apesar da oscilação no torneio, está na 7ª colocação e briga por vaga no principal torneio do continente americano. O último compromisso será contra o Botafogo-RJ, fora de casa, em 8 de dezembro, às 16 horas. O clube carioca venceu as duas últimas rodadas e se afastou da zona de rebaixamento — está seis pontos acima do Cruzeiro —, mas ainda precisa garantir a permanência na Série A 2020.

A tabela do Cruzeiro, principal oponente do Alvinegro na luta contra o descenso para a Série B, também é complicada. Ele enfrenta o Vasco-RJ na próxima rodada, fora de casa. Depois visita o Grêmio-RS em Porto Alegre e finaliza sua campanha contra o Palmeiras-SP, jogando no Mineirão.

Além de Ceará e Cruzeiro, os demais ameaçados pelo rebaixamento pontuaram na rodada. O 15º colocado, o Fluminense-RJ venceu o Palmeiras-SP e chegou a 41 pontos. Já o Botafogo vencera a Chapecoense na quarta-feira, enquanto o Atlético-MG empatou com o Bahia. Ambos têm 42 pontos.

Futcast fala sobre a violência no último Clássico-Rei
<a class="spreaker-player" href="https://www.spreaker.com/user/opovo/violencia-no-clssico-rei-o-que-deu-errado" data-resource="episode_id=20163679" data-theme="light" data-autoplay="false" data-playlist="false" data-cover="https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/0a281909c74b51e552024f088ebe3981.jpg" data-width="100%" data-height="400px">Listen to "#79 - Violência no Clássico-Rei: o que deu errado e a possibilidade de torcida única" on Spreaker.</a><script async src="https://widget.spreaker.com/widgets.js"></script>

O que você achou desse conteúdo?