Logo O POVO+
Vaga na Sul-Americana dá ao Fortaleza sensação de título
Esportes

Vaga na Sul-Americana dá ao Fortaleza sensação de título

Fortaleza extrapola a própria meta ao garantir vaga na Sul-Americana, após vencer o Goiás por 2 a 1 no Serra Dourada. Leão ainda sonha com mais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA garante vaga pela primeira vez na Copa Sul-Americana (Foto: Luan Erick /FortalezaEC)
Foto: Luan Erick /FortalezaEC FORTALEZA garante vaga pela primeira vez na Copa Sul-Americana

Para quem tinha a modesta meta de apenas permanecer entre os 20 melhores clubes do País, chegar, restando duas rodadas para o fim da Série A de 2019, tendo vaga para a próxima Copa Sul-Americana assegurada e chances, mesmo que pequenas, de alcançar um lugar na pré-Libertadores, é quase como comemorar mais um título.

Essa deve ter sido a sensação dos jogadores, da comissão técnica e dos dirigentes do Fortaleza, ontem, ao fim da vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, em pleno estádio Serra Dourada, em Goiânia. O diretor de futebol, Daniel de Paula Pessoa, era um dos mais empolgados.

"Esses últimos dois anos foram incríveis para o Fortaleza. Esse grupo merece demais, porque conquistou tudo o que a gente se propôs a conquistar. Eles merecem ser louvados e o trabalho dessa diretoria merece reconhecimento", disse, celebrando na borda do gramado.

Alguns jogadores, como Edinho e Juninho, foram informados pela imprensa local, presente em Goiânia, sobre a classificação matemática para a Sul-Americana, extravasando somente após isso, provando que o foco esteve sempre na partida, não no resultado final.

E é, dessa forma, que o Fortaleza vai encarar os dois jogos que ainda tem pela frente, segundo o técnico Rogério Ceni. Ele vai buscar um resultado contra o Fluminense no Maracanã, na quarta-feira, 4, que o dê condições de chegar à última rodada, contra o Bahia, no Castelão, ainda com chances de conquistar algo mais. "Seria um orgulho muito grande levar para uma última rodada uma chance mínima, mesmo que de 1% (de classificação para a pré-Libertadores)", disse.

Foi com essa determinação que o Fortaleza conseguiu um triunfo sem grandes complicações, em domínios goianos. Explorando a velocidade de Edinho, Romarinho e Osvaldo, o Leão se propôs a jogar no erro do adversário no primeiro tempo, que foi tecnicamente ruim; chegou a fazer uma partida franca no início do segundo tempo e, com a decorrer do cronômetro, tentou administrar a vantagem, suportando bem uma pressão nos minutos finais.

+Fortaleza quebra recorde do Ceará na Série A e fica próximo de superar marca própria

+Fortaleza jogará uma competição internacional pela primeira vez na história

Curiosamente, os gols saíram todos na etapa menos agitada, que foi a primeira. Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio de Juninho, Bruno Melo mergulhou de cabeça para desviar a bola, ainda na primeira trave. Dez minutos depois, Edinho invadiu a grande área pela direita e rolou a bola para Osvaldo, que vinha chegando, chutar de primeira. O goleiro Tadeu apenas olhou. O gol de desconto aconteceu aos 43, quando Michael fez um leve desvio com a cabeça numa bola cruzada para a área do Tricolor e ela sobrou para Rafael Moura, na pequena área, mandar para rede. A arbitragem de campo chegou a anular, mas o VAR constatou posição legal do centroavante.

Na segunda etapa, Kieza, duas vezes, e Michael, tiveram chances claras de marcar mais gols para Fortaleza e Goiás, respectivamente, mas Tadeu e Felipe Alves fizeram defesas importantes. Com o placar final, pela primeira vez nesta Série A, o Leão não tem saldo de gols negativo.

Listen to "#80 - Queda de Adílson / Perfil de Argel / Fortaleza na Sula" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?