Logo O POVO+
Vasco ajuda e Ceará fecha a 36ª rodada fora da zona de rebaixamento
Esportes

Vasco ajuda e Ceará fecha a 36ª rodada fora da zona de rebaixamento

Derrota do Cruzeiro para o Vasco por 1 a 0 deixa o Ceará mais uma rodada fora da zona de rebaixamente, com dois pontos de margem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Argel Fucks tem dois jogos para salvar o Ceará
 (Foto: Pedro Chaves / FCF)
Foto: Pedro Chaves / FCF Argel Fucks tem dois jogos para salvar o Ceará

O Ceará comemorou uma vitória ontem — aliás, uma uma derrota —, mesmo sem entrar em campo. O Cruzeiro-MG, agora virtualmente o único concorrente do Alvinegro de Porangabuçu na luta contra o rebaixamento —, foi derrotado pelo Vasco-RJ por 1 a 0, em São Januário. Com o revés da Raposa a diferença de pontos entre cearenses e mineiros aumento para dois ao final da 36ª rodada. Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Vovô depende apenas de si para se manter na primeira divisão nacional em 2020.

Em jogo de baixíssimo nível técnico, o Vasco venceu com um belo gol do volante colombiano Fredy Guarin ainda no primeiro tempo. O Cruzeiro, que jogou sem o afastado Thiago Neves, pouco conseguiu criar, mesmo diante da importância do jogo, que podia tirá-lo da zona de rebaixamento.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Com o atual cenário, o Ceará permanece na Série A caso conquiste vitórias contra Corinthians, na quarta-feira, 4, às 19h30min, em casa, e contra Botafogo-RJ, no domingo, 8, às 16 horas, fora de casa. Uma vitória e um empate do Vovô nas partidas restantes também garante a equipe matematicamente na primeira divisão, pois mesmo que vença seus dois jogos, o Cruzeiro seguiria atrás no número de vitórias, primeiro critério de desempate do Brasileirão.

Ambos os times, porém, têm confrontos duros na penúltima rodada. O Corinthians-SP, próximo adversário do Vovô, precisa de uma vitória para garantir vaga na pré-Libertadores e se aproximar de uma vaga direta na fase de grupos da competição. Já a Raposa encara o Grêmio, na quinta-feira, 5, às 19h15min, fora de casa. O rival, semifinalista da Liberta 2019, deve jogar com time completo apesar de já ter garantido vaga na fase de grupos da competição continental.

O cenário mais positivo para o Ceará seria derrota do Cruzeiro para o Grêmio. Com isso, a Raposa estaria rebaixada com empate ou vitória do Ceará sobre o Timão. Vitória alvinegra e empate celeste também salvam o Vovô com antecedência. De outra forma, a decisão fica para a rodada final.

O Alvinegro vai receber, em casa, o Botafogo-RJ — que se garantiu na Série A 2020 com a derrota cruzeirense. O objetivo é a vaga na Copa Sul-Americana.

Já a Raposa encara o Palmeiras-SP, que demitiu o técnico Mano Menezes e o diretor de futebol Alexandre Mattos, naquela que pode ser a decisão para o time celeste. A única motivação alviverde no campeonato é o orgulho, já que a equipe vem de uma sequência de derrotas e, apesar do alto investimento, fechou a temporada sem títulos.

O meia-atacante Lima, do Ceará, em entrevista coletiva cedida à imprensa ontem, falou da pressão nesta reta final do Brasileirão. "Tô bem tranquilo, já joguei com pressão, nunca briguei pela situação que estamos, mas todo mundo é tranquilo, temos cabeça boa e com apoio da torcida, não vejo problema algum", afirmou o atleta, que disse ainda que o novo treinador, Argel Fucks, tem sido um grande motivador para a equipe.

Confira a episódio novo de Futcast

Listen to "#80 - Queda de Adílson / Perfil de Argel / Fortaleza na Sula" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?