Logo O POVO+
Clássico, meu rei: Ceará e Fortaleza marcam Clássico-Rei na Bahia
Esportes

Clássico, meu rei: Ceará e Fortaleza marcam Clássico-Rei na Bahia

Jogando em Salvador, na Bahia, Ceará e Fortaleza fazem primeiro Clássico-Rei fora do Estado. Partida garante um cearense na final contra Confiança ou Bahia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TIMES se enfrentaram pela Copa do Nordeste em fevereiro e ficaram no 1 a 1 (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR TIMES se enfrentaram pela Copa do Nordeste em fevereiro e ficaram no 1 a 1

O avanço de Ceará e Fortaleza nas quartas de final da Copa do Nordeste, após triunfos diante de Vitória-BA e Sport-PE, respectivamente, proporcionará um evento histórico. Pela primeira vez em 101 anos do confronto, haverá um Clássico-Rei em outro Estado. Esse cenário só é possível pois a fase final do Nordestão está sendo disputada em sede única, em Salvador, na Bahia, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Este clássico também será o primeiro em jogos eliminatórios da Copa do Nordeste, os conhecidos "mata-mata". O oitavo embate entre Ceará e Fortaleza na história do Nordestão, válido pela semifinal da edição de 2020 do certame, será em jogo único. Terça-feira, 28, às 21h30min, em local ainda a ser definido.

| LEIA TAMBÉM |

Ceará vence o Vitória por 1 a 0 e se classifica para a semifinal da Copa do Nordeste

> Nos pênaltis, Fortaleza elimina o Sport e faz semifinal do Nordestão contra o Ceará

Nos sete confrontos anteriores das equipes pela competição regional, que acontece intermitentemente desde 1994, o equilíbrio reina. São duas vitórias para o Vovô, uma para o Leão, além de quatro empates.

O último Clássico-Rei do Nordestão aconteceu em fevereiro deste ano, quando a pandemia do novo coronavírus ainda não tinha se estabelecido totalmente no Brasil. No dia 1°, em uma Arena Castelão ainda com público, igualdade por 1 a 1. O zagueiro Klaus marcou para o Alvinegro no primeiro tempo, enquanto Osvaldo, de "puxeta", deixou tudo igual na segunda etapa.

Já durante a pandemia, no dia 15 de julho, houve outro clássico em 2020, somente uma partida após a retomada dos jogos oficiais pelos dois rivais. No Castelão (dessa vez sem público), vitória do Leão por 2 a 1. Wellington Paulista e Yuri César marcaram para o Tricolor, enquanto Bergson descontou para o Alvinegro.

A semifinal entre cearenses garante a presença de um representante do Estado na decisão do Nordestão, que será dividida em duas partidas, marcadas para os dias 1° e 4 de agosto. Será a quarta vez que um time cearense chega na final.

Em 2014 e 2015, o Ceará avançou até a decisão. Ele perdeu para o Sport na primeira vez, mas venceu o Bahia na segunda. Já o Fortaleza foi campeão na única final de Copa do Nordeste de sua história, ano passado, contra o Botafogo-PB.

Esta também é a segunda vez que os rivais alencarinos chegam ao mesmo tempo nas semifinais do Nordestão. Na outra oportunidade, em 2013, eles não se enfrentaram e perderam para os respectivos oponentes.

Campinense-PB e ASA-AL foram os carrascos de Ceará e Fortaleza naquele ano, que teve a equipe paraibana como campeã.

Com o resultado das quartas de final, serão no mínimo quatro Clássicos-Rei em 2020, com potencial de outros dois. Resta um no Nordestão, as duas finais do Campeonato Cearense e os dois confrontos na Série A do Campeonato Brasileiro, com a possibilidade de duelos de ida e volta na Copa do Brasil. (Colaborou Vinícius França / Especial para O POVO) 

O que você achou desse conteúdo?