Logo O POVO+
Heróis da ocasião: as histórias improváveis dos autores dos gols do Ceará na final do Nordestão
Esportes

Heróis da ocasião: as histórias improváveis dos autores dos gols do Ceará na final do Nordestão

Fernando Sobral, Cléber e Mateus Gonçalves crescem quando o time precisa e marcam os gols da vitória diante do Bahia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mateus Gonçalves marcou o terceiro tento do Alvinegro (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Mateus Gonçalves marcou o terceiro tento do Alvinegro

Converse com Cléber e pergunte se em fevereiro de 2020, quando ainda fazia gols pelo Barbalha, ele imaginava que seria titular do Ceará na Copa do Nordeste e marcaria o gol da virada do Alvinegro no primeiro jogo da final, diante do Bahia, em Salvador. Independentemente da resposta, foi exatamente o que ocorreu ontem, na relevante vitória do Ceará por 3 a 1.

Aos 23 anos, o atacante foi anunciado em março de 2020. Para contratá-lo, o clube quintuplicou o salário dele no primeiro ano do acordo, programou aumentos anuais, facilitou compra de carro e aluguel de casa, fora as luvas pagas de R$ 300 mil.

Durante os treinamentos, enquanto o futebol estava paralisado, Cléber ganhou a confiança do técnico Guto Ferreira, que o escolheu para ser titular na retomada da competição regional — mesmo com o experiente Rafael Sobis no elenco. Mostrou competitividade, poder de marcação dos zagueiros adversários, boa movimentação e importante presença de área, já que Guto queria atuar com um centroavante. Foi assim, ao receber passe preciso de Samuel Xavier, que fez seu primeiro tento com a camisa do Ceará, em bela cabeçada. E logo numa final.

Fernando Sobral empurra para fazer o primeiro gol
Fernando Sobral empurra para fazer o primeiro gol (Foto: Fotos Felipe Santos/cearasc.com)

O primeiro tento do Ceará — o Bahia vencia por 1 a 0 — também tem uma história importante, de superação. Fernando Sobral, desde o ano passado no Ceará, tinha até pouco tempo bastante antipatia da torcida. O atleta não tem jogo vistoso, faz poucos gols, mas taticamente cumpre bem determinações de Guto Ferreira, que não teve receio em apostar no jogador. Pelo lado do campo, quase como um lateral direito quando o time está sem a bola, Fernando é marcador severo e um brigador quando o time ataca. Foi assim, pressionando a zaga adversária, que provocou o erro de Juninho Capixaba e empatou a partida empurrando para o gol.

Cléber  fez o gol da virada para o Vovô
Cléber fez o gol da virada para o Vovô (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)

Já Mateus Gonçalves deu números finais ao placar. O atacante velocista chegou ao Alvinegro para a Série A 2019, mas perdeu espaço, muito em função das diversas contratações ofensivas que o clube fez para a atual temporada. A oportunidade, entretanto, aparece quando menos se espera. E entrando na segunda etapa, aproveitou assistência do goleiro Fernando Prass, fez ótima jogada pela esquerda e deixou sua marca.


O que você achou desse conteúdo?