Logo O POVO+
Pertinho do bicampeonato: Ceará vence o Bahia por 3 a 1 e põe a mão na taça da Copa do Nordeste
Esportes

Pertinho do bicampeonato: Ceará vence o Bahia por 3 a 1 e põe a mão na taça da Copa do Nordeste

Ceará vence Bahia por 3 a 1 no primeiro jogo da final e constrói vantagem sólida para duelo decisivo na terça-feira. Tal qual o clube, Guto Ferreira também pode ser Bi
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cléber marcou gol nos últimos quatro jogos do Alvinegro  (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Cléber marcou gol nos últimos quatro jogos do Alvinegro

O bicampeonato da Copa do Nordeste está logo ali para o Ceará. Mais especificamente, na terça-feira, 4. A afirmação não contém menosprezo ao Bahia, longe disso. Mas é que depois da vitória de ontem, por 3 a 1, em Pituaçu, o Vovô conquista a orelhuda até se perder o segundo jogo da final por um gol de diferença.

É claro que a vantagem construída pelo Alvinegro no primeiro duelo da decisão não é impossível de ser tirada. Entretanto, para tomar o título para si o Bahia precisa vencer por três gols de diferença — dois de margem levam a decisão para os pênaltis —, coisa que ninguém conseguiu impor ao Ceará nesta temporada, muito menos na Copa do Nordeste, onde o Vovô está invicto.

Além disso, o sistema defensivo do Ceará nunca esteve tão bem encaixado. A vitória de ontem foi novamente segura, como foi na semifinal sobre o Fortaleza. Prass não fez nenhuma defesa mais complicada em 90 minutos e poderia ter saído com as redes intactas, não fosse a falha de Fabinho, aos 25 minutos do primeiro tempo, que terminou em chute cruzado de Fernandão na grande área, fora do alcance do camisa 1. Nas bolas aéreas, porém, especialmente na segunda etapa, o arqueiro foi soberano.

A postura do Alvinegro, no entanto, não foi apenas defensiva. Especialmente após o empate, que veio dois minutos depois do tento do Bahia, o Vovô criou boas chances, mostrando repertório.

O goleiro Prass, por exemplo, participou diretamente de dois gols, com chutões para frente, que viraram passes. No de empate, com Fernando Sobral, o time contou com a lambança de Juninho Capixaba e Anderson, mas o atleta do Vovô acreditou na jogada até o fim. O segundo pode-se chamar de assistência, já que Mateus Gonçalves dominou, invadiu a área e bateu de pé direito.

O gol mais simbólico do Ceará, no entanto, talvez tenha sido o segundo. Além de virar o jogo, Cléber foi coroado pela Copa do Nordeste que vem fazendo.

Atrás no placar após o centroavante marcar, o Bahia teve de sair mais pro jogo na segunda etapa, mas o que conseguiu de mais perigoso foi uma cabeçada para fora com Fernandão. Ele até tentou cavar penalidade, mas o árbitro de campo não caiu na dele e a arbitragem de vídeo tampouco.

Por falar no VAR, a tecnologia foi importante ao validar o terceiro gol do Vovô, de Mateus Gonçalves. Em campo, o assistente Kildenn Morais sinalizou que o atacante recebeu o lançamento de Prass em posição irregular, mas numa análise de quase cinco minutos foi comprovado que não, evitando um prejuízo de um gol no saldo — que pode ser essencial na terça-feira.

Foi a melhor partida do Alvinegro sob o comando de Guto Ferreira, que também foi feliz nas substituições. Treinador e clube podem ser bicampeões do Nordestão. A agremiação venceu o Bahia na final de 2015. O técnico levantou a taça quando treinava o Tricolor Baiano em 2017.

<div style="width: 100%;"><div style="position: relative; padding-bottom: 50.00%; padding-top: 0; height: 0;"><iframe frameborder="0" width="1600px" height="800px" style="position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%;" src="https://view.genial.ly/5f16388c55bf840d973a3a33" type="text/html" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" scrolling="yes" allownetworking="all"></iframe> </div> </div> 

Ficha técnica

Ceará 3x1 Bahia

Ceará

4-2-3-1: Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Luiz Otávio, Klaus e B. Pacheco; Charles e Fabinho (W. Oliveira); F. Sobral, Vina (Lima) e L. Carvalho (M. Gonçalves); Cléber (Sobis). Téc: Guto Ferreira

Bahia

4-2-3-1: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e J. Capixaba; Flávio e Gregore (Daniel); Élber, Rodriguinho (Saldanha) e Clayson (Rossi); Fernandão. Téc: Roger Machado

25min/1T - Flávio rouba a bola de Fabinho, toca para Fernandão, na grande área, bater cruzado; 27/1T - Prass dá chutão, a bola desvia em Sobral, Juninho Capixaba tenta proteger e esbarra com o goleiro. Sobral aproveita e marca; 11min/2T - Samuel Xavier cruza da direita e Cléber desvia de cabeça para o gol; 28min/2T - Prass dá chutão, bola fica com Mateus Gonçalves, que invade a área e bate de pé direito

Local: Pituaçu, em Salvador-BA

Data: 1º/8/2020

Árbitro: Wagner Reway-PB

Assistentes: Oberto da S. Santos-PB e Kilndenn T. Morais-PB

Cartões amarelos: Diogo Silva, Fabinho, Charles (CEA) Élber, Gregore (BAH)

Jogo sem público em renda, por ter sido realizado de portões fechados em virtude da pandemia de Covid-19

 

O que você achou desse conteúdo?